“Mar Salgado”: Resumo de 18 a 24 de maio

“Mar Salgado”: Resumo de 18 a 24 de maio

 237º Episódio 

Desataque: Gonçalo compra os “serviços” de um funcionário do cemitério e recebem em tempo recorde os resultados do teste de ADN às ossadas que supunham pertencerem ao gémeo de Carlota. Leonor lê que os restos mortais não são do seu filho e Gonçalo fica chocado e perplexo com o assunto.

Gonçalo concorda em ajudar Leonor a conseguir fazer um teste de ADN ao corpo do bebe que julgam ser o seu filho morto há dezasseis anos. A mergulhadora diz que não aguenta esperar muito tempo por uma confirmação, até porque Carlota pode estar a chorar a morte de um irmão que não é o seu. Gonçalo aceita mover as suas influências para obter um resultado rápido.

Depois de sair do gabinete de Gonçalo, Leonor é interpelada por Patrícia, que procura saber porque é que ela foi falar com Gonçalo. Leonor responde que ela não tem nada a ver com isso mas espicaça a rival e diz que anda á procura do corpo do filho que ela lhe roubou. Depois despede-se de Sílvia e Idalina e vai embora. Patrícia vai furiosa para os gabinetes da administração da fábrica, enquanto Idalina, Sílvia e Rute comentam o sofrimento que Leonor continua a viver.

André e Beatriz continuam cada vez mais próximos e combinam jantar juntos. Ela para o convencer a voltar a fazer escalada e ela para a convencer a dar mais tempo à sua família para pagar a dívida de 4 milhões de euros que Frederico contraiu.

Gonçalo suborna o funcionário do cemitério para conseguir que ele obtenha rapidamente o teste de ADN que vai permitir saber se o bebé que está sepultado é o seu filho e de Leonor. Entretanto, o advogado telefona-lhe e conta-lhe que a polícia o procura. Gonçalo afirma nada ter a temer e responde que se vai entregar.

Madalena fica radiante e abraça-se a Sebastião quando ele a leva ao stand de Carla e lhe oferece um carro.

Filipe fala ao coração de Sara e consegue mais uma vez que ela lhe perdoe os seus excessos. A meio da conversa com a mulher, recebe uma chamada de Rute e finge que é outra pessoa quem lhe está a ligar.

Bento suplica de joelhos o perdão de Cremilde quando Patrícia bate a porta da mãe e insiste em falar com ela. A peixeira corre com o namorado e enfrenta a filha, disparando que já lhe tinha dito que não a quer ver mais. Patrícia culpa-a por Kika a ter expulsado de casa porque ouviu a conversa que ela a obrigou a ter sobre o facto de ter engravidado do sogro. A discussão sobe de tom e Cremilde recusa-se a convencer a neta de que a mãe não se envolveu com o avô e informa-a de que a filha foi para a marina com os amigos para espairecer. Patrícia vai-se embora furiosa, garantindo que não vai desistir da filha.

Martim volta a pedir desculpa a Leonor por lhe ter escondido que foi Amélia quem matou Frederico, justificando que a ex-mulher precisou do seu apoio por ter ficado muito perturbada depois do que fez. Leonor assegura que só está a guardar segredo para evitar que Carlota sofra mais uma desilusão. O relacionamento entre Leonor e Martim degrada-se a olhos vistos e ela chama-lhe à atenção para isso.

Amélia fica ansiosa e à beira de mais uma reacção descontrolada quando Antónia conta a André que Gonçalo vai ser constituído arguido no processo da morte do pai, pois a polícia encontrou sangue de Frederico no seu capacete. Amélia diz que precisa de falar com Martim mas tem de disfarçar o seu verdadeiro motivo, perante a estranheza da mãe e do irmão com a sua proximidade ao ex-marido.

Gonçalo é mais uma vez interrogado na Polícia Judiciária e o inspector Serra informa-o que vai ser presente a um juiz para ser constituído arguido, porque encontraram sangue do pai no seu capacete e ele não consegue provar que foi dar um passeio de mota quando Frederico morreu. Gonçalo reafirma que nada tem a temer nem a esconder.

Daniel censura Messias por ter incentivado a ajudado a sovar Rogério, por ele se ter envolvido com as mulheres do bairro, solteiras e casadas. Joni aprova a tareia que o carteiro levou, acreditando que lhe vai servir de lição. Tina acaba com a conversa, mais preocupada em arranjar dinheiro para mandar imprimir o calendário em prol das viúvas dos pescadores. Fica irritada com Rute que se mostra agastada por não ver as suas fotos estampadas no calendário e chama-lhe egoísta. Joni desanima sem conseguir encontra uma solução para o problema e Rute apressa-se a ir ter com Filipe, assim que ele entra na Lataria e arrasta-o para um local mais discreto. Assim que pode, começa a seduzi-lo mas ele esquiva-se e diz que é um homem casado, que fez as pazes com a mulher e que não continuará a traí-la. Rute faz chantagem com ele e obriga-o a entregar-lhe trezentos euros, na esperança de comprar o seu silêncio.

Mateus reclama por Nuno o ter obrigado a lavar a loiça da casa para pagar o jantar e desafia Bento para voltar a organizar o jogo do peixe, uma vez que está a precisar de ganhar dinheiro urgentemente. O tio recusa, afirmando que Eva o descobriu e ameaçou entregá-lo de voltasse a patrocinar qualquer actividade ilegal. Mateus sabe como convencer o tio e Bento acaba por aceitar a sua proposta de fazerem o esquema de apostas na internet.

Pedro pergunta a Hugo por Kika e o amigo, embora escondendo a razão que a levou a namorada a discutir com a mãe, afirma que ela tem de ser apoiada, pois está a suportar muitos problemas familiares. Pedro confessa depois que está a passar um mau bocado por estar afastado de Elsa, de quem ainda gosta.

Rute surpreende toda a gente do bar, ao oferecer duzentos euros para ajudar a pagar a impressão do calendário cuja receita vai reverter para as viúvas do bairro.

Idalina ajuda Adelaide a entrar em casa com Rogério, que está muito dorido pela sova que os pescadores lhe deram. Adelaide tenta ilibar o filho de se ter metido com as mulheres alheias e tenta desviar as atenções ao insistir no gosto que faz no namoro se Tina com Messias. A neta fica irritada e reafirma que é apenas amiga do filho de Idalina. Esta fica entusiasmada, assegurando que também lhe agrada que o filho esteja com outra namorada que não seja Rute. Adelaide espera ficar a sós com Rogério, para lhe dizer que ou arranja também uma noiva ou acabará numa cadeira de rodas.

Júlia prepara-se para dar mais um raspanete a Elsa mas a filha, indignada com o facto de a mãe estar desconfiada por ela ter chegado outra vez a casa tarde, confessa que foi ao centro comercial devolver os brincos que tinha roubado. Júlia pede desculpa a Elsa e depois de abraçar e dizer à filha que está orgulhosa da sua atitude, promete dar-lhe mais espaço.

Carlota, Kika e Tiago conversam com Nuno sobre a aula de vela em que vão participar. Carlota insiste que Tiago devia inscrever-se mas ele volta a frisar que a sua praia não é a vela mas sim os desenhos. A namorada conta entretanto que a sentença do processo de falsificação de documento já saiu e que ele vai cumprir trabalho comunitário. Patrícia aparece para falar com a filha e Kika aceita ouvi-la, mas só para afastar os amigos, pois não quer que eles saibam que a mãe se envolveu mesmo com o avô Frederico. Depois de ficar sozinha com a mãe, Kika reafirma que nunca mais a quer ver e que nunca lhe perdoará por ter engravidado do avô. Patrícia fica arrasada por ser mais uma vez escorraçada pela filha.

Gonçalo regressa a casa e conta a Antónia e André que foi constituído arguido no processo da morte do pai e que ficou com termo de identidade e residência. Amélia fica muito enervada mas disfarça. Já Antónia e André estão surpreendidos com o à-vontade de Gonçalo e ele afirma que agora dava jeito que descobrissem quem matou Frederico. Sabendo que a culpa foi sua, Amélia fica muito ansiosa.

Carlota convida Martim para ir passear de barco com ela, os amigos e a mãe, reafirmando que há muito tempo que não fazem um programa em família. Pela filha, Leonor aceita que ele vá com elas. Martim agradece à noiva, dando-lhe um beijo na cara. Entretanto, Kika pede a Leonor se pode dormir em sua casa um dia destes e ela abraça-a, dizendo que o poderá fazer até nesse mesmo dia se quiser. Patrícia observa tudo ao longe e fica cega de raiva.

Meses mais tarde, Leonor continua a ter pesadelos, sonhando que visita a campa do filho e que ele a chama ao longe sem que se deixe ver. Martim fica desagradado quando ela recebe uma chamada de Gonçalo e combina encontrar-se com ele nessa mesma manhã.

A empatia entre André e Beatriz mantém-se e ela confessa que está cada vez mais interessada em ficar com parte das Conservas do Sado como forma de poder expandir a sua actividade e internacionalizar a sua empresa, as Conservas da Ria. André tenta mais uma vez que ela aceite prolongar o prazo de pagamento da divida que os Queirós contraíram. O máximo que consegue é um convite para jantar.

Gonçalo entrega a Leonor o envelope que contem o resultado do teste de ADN, do bebé que julgavam ser o seu filho. Leonor limita-se a ler que as ossadas que analisaram não pertencem ao seu bebé. Gonçalo fica pasmado a olhar para ela. 

Pages: 1 2 3 4 5 6 7