“Mar Salgado”: Resumo de 29 de dezembro a 4 de janeiro

Mar Salgado Capa

Resumo da novela “Mar Salgado” de 29 de dezembro a 4 de janeiro

91º Episódio 

Destaque: Acossado por Frederico, Gonçalo denuncia a Antónia que o pai usa a Fundação Queirós para se apossar dos fundos que lhe entregam para as obras sociais que se propõem desenvolver e que ele desvia para proveito próprio. Frederico ordena que Gonçalo saia de casa

Frederico e Antónia ficam em estado de choque quando Leonor conta que Carlota é sua filha, fruto do relacionamento que teve com Gonçalo. Amélia assiste à conversa e chora sem conseguir reagir. Começa a sentir dificuldade em respirar e pede aos pais que calem aquela mulher. Leonor não se detém e antes de ser expulsa da mansão por Frederico, conta como Gonçalo lhe fez desaparecer os filhos, com a cumplicidade do médico e da enfermeira. Depois de Leonor sair, Frederico e Antónia trocam olhares, sem saberem o que pensar.

Rute entra no gabinete de Gonçalo a pensar que ele vai despedi-la por a ter visto a simular um striptease no intervalo do trabalho, mas acaba por seduzir o patrão excitando-o de tal maneira que acabam mesmo por fazer amor em cima da secretária.

Amélia confessa aos pais que que a história que Leonor é verdadeira, confirmando que Carlota é filha dela e de Gonçalo. Perante a indignação de Frederico e Antónia, Amélia tenta aligeirar a sua culpa e diz que Gonçalo lhe entregou a menina, já que não podia engravidar, dizendo que a mãe da bebé era uma funcionária da fábrica que não queria a criança nem a podia criar. Amélia acrescenta que Martim descobriu tudo e que foi por isso que saiu de casa. Frederico dispara que não condena o genro e Antónia não consegue esconder que está escandalizada com a situação.

Leonor entrega a Diogo as chaves que tirou a André para entrar em casa da sua família. O irmão diz que ela podia ter-lhe pedido ajuda mas Leonor reafirma que não quer ficar a dever-lhe favores e que não confia nele.

Quando Diogo volta a entrar na empresa, encontra André irritado e este acaba por confessar que está assim porque Vera desistiu de regressar ao Brasil e se intrometeu na gestão da hAPPy, contactando um amigo que se dispôs a comprar a aplicação informática que eles desenvolveram. André encara aquela atitude da ex-namorada como uma nova insistência para o reconquistar e confessa mais uma vez que não está em condições de se afastar de Leonor, nem de abandonar a família numa altura em que se está a desmoronar.

Vera fala com o amigo que contactou anteriormente e inventa uma desculpa para justificar o facto de André não querer negociar com ele. Depois de desligar, explica a Martim porque adiou o regresso ao Brasil e não esconde que ainda não desistiu de reconquistar André.

Antónia serve um chá a Amélia e apesar de estar mais calma, censura a mentira que a filha alimentou durante tantos anos sobre os pais de Carlota e exige-lhe que conte toda a verdade à filha adoptiva. Amélia reafirma que tudo o que fez se deveu ao incontrolável desejo de ser mãe e promete falar com Martim para juntos contarem a Carlota que Leonor e Gonçalo são os seus verdadeiros pais.

Bento acaba de vomitar e continua agoniado depois de ter descoberto que a bela mulher com quem andou aos beijos é um travesti famoso de Setúbal. Furioso com Joni, lamenta ainda mais o facto de Cremilde ter ficado a pensar que ele é gay e quase agride o patrão quando aquele diz que chegou a pensar que ele estava a gostar de beijar Zé Maria, agora Maria José.

Vitória conversa com Eva e confidencia que contou a Mateus que está grávida e que ele, ao contrário do que seria de esperar, ficou entusiasmado com a ideia de ser pai. No entanto, recusa-se a ter a criança, embora reconheça que tem o desejo de ser mãe, mas com outro companheiro e noutra altura da sua vida.

Amélia conta a Martim que Leonor esteve lá em casa e revelou aos seus pais a trama que ela e Gonçalo urdiram para lhe esconderem que Carlota é a sua filha. Apesar da raiva, Martim aceita viajar até à casa do Algarve para contarem a Carlota a verdade sobre os seus pais biológicos.

Frederico exalta-se com Gonçalo na fábrica e dá-lhe o maior sermão pelo facto de o filho ter escondido a vida toda que é o pai de Carlota. O filho tenta reagir, mas ele não permite sequer que ele argumente as suas razões.

Sílvia fica estarrecida ao saber por Rute que esta se envolveu com Gonçalo e que tenciona aproveitar-se do deslize do patrão para subir na vida.

Para evitar que Vitória aborte, Mateus vai a casa de João e conta-lhe que ela espera um filho seu e assegura que está disposto a assumir as suas responsabilidades. O mestre fica chocado, mas aprecia a atitude do rapaz, embora sem compreender a “amizade colorida” que a filha tem com ele.

Sem perder tempo, João vai à Lataria e conta a Vitória que já soube por Mateus lhe foi contar que é o pai do filho que ela espera e começa a planear o casamento de ambos, antes que o bebé nasça. Vitória indigna-se e afirma que não tenciona ter a criança e muito menos casar. João não gosta da opção da filha e muito menos quando ela insiste em interromper a gravidez.

Bento trava com Rogério uma batalha desigual pela conquista de Cremilde, pois o cunhado da peixeira insiste em minar-lhe o caminho. Assim, procura-a para dizer que tudo o que aconteceu, resultou do incontrolável desejo que sente por ela. Cremilde fica escandalizada com a ousadia do seu pretendente, mas disfarça e aceita acreditar que ele é muito macho e não gosta de homens. Dissimulado, Rogério assiste à conversa e assim que Bento vai embora, conta à cunhada que ele não é de confiança e que sabe de fonte segura de que ele realmente gosta de travestis.

André procura Leonor e insiste que quer ajudá-la a aproximar-se de Carlota. Ela insiste em acusá-lo de estar a conspirar a favor de Gonçalo, recusando confiar nele. Diogo apanha parte da conversa e questiona a irmã sobre se estará a seguir o caminho certo ao recusar a ajuda de André, avisando-a de que não tarda nada vai perdê-lo para Vera. Leonor finge não se importar.

Amélia desabafa com Catarina e conta-lhe que até os pais já sabem do seu segredo, confessando que não se sente com coragem para contar a Carlota que ela é filha de Leonor. A amiga incentiva-a a acreditar mais em si. Entretanto, Joana aparece e lembra a Catarina que já estão atrasadas para a exposição. Amélia faz questão de ir para casa com Carlota, que levou lá a casa para estar com Tiago. Joana fica com um sorriso amarelo que indicia algum ciúme por ver Catarina e Amélia a conversarem.

Quando Gonçalo volta para casa, já de noite, Frederico reedita o sermão que lhe deu na fábrica. Só que, desta vez, o filho não está para ouvir mais criticas e, quando o seu carácter é posto em causa, decide atacar o pai, revelando a Antónia que ele usa a Fundação Queirós como fachada para enriquecer, guardando para si o dinheiro relativo aos donativos que são entregues para as obras sociais que deviam desenvolver e que ele desvia para proveito próprio. Frederico fica furioso e exige a Gonçalo que saia de casa. 

Pages: 1 2 3 4