“Mar Salgado”: Resumo de 8 a 14 de junho

“Mar Salgado”: Resumo de 8 a 14 de junho

256º Episódio 

Destaque: Leonor conta a Sílvia que está desesperada para encontrar o seu filho, irmão gémeo de Carlota. A rapariga fica entre a espada e a parede e dispõe-se a contar o que sabe, adiantando que Hugo pode ser o filho que ela procura

Leonor afasta Gonçalo depois de ele a ter beijado e dá-lhe um forte estalo na cara, ainda incrédula com o que acabou de acontecer. Ele insiste em dizer que lhe apetece estar com ela, pois sente-se mais atraído do que nunca. Leonor irrita-se e garante que jamais lhe perdoará ou esquecerá tudo o que ele lhe fez de mal e expulsa-o de casa.

Diogo não aceita jantar em casa de Sílvia, justificando que tem de ir apoiar Leonor, que anda mais sensível por causa da busca incessante do seu filho gémeo desaparecido. Depois de Digo se despedir e ir embora, Sílvia confessa a Daniel que se sente mal por estar a esconder do namorado que Hugo pode ser o filho que foi roubado a Leonor. O irmão argumenta que não devem criar falsas expectativas sem terem uma prova irrefutável, pois têm de pensar no impacto que uma notícia daquelas teria em Hugo. Rute entra a protestar com o facto de eles só se preocuparem com o irmão mais novo e com ela não. Sílvia muda a conversa e troça da irmã, dizendo que devia ter feito uma cestinha com os produtos que lhe atiraram à cara, quando pretendeu participar no concurso de talentos. Rute sente-se desprezada e deixa os irmãos perplexos ao recordar que quem pecou com o padre foi a beata e não ela.

Joni toma umas cervejas com Bento e não deixa de lhe mostrar o seu desagrado por ter estragado o concurso de talentos. Aurora comenta a vergonha que foi saber que Adelaide e Agostinho tiveram um caso, enquanto Messias afirma que o padre não é bom exemplo seja para quem for. Entretanto, Elsa arruma e levanta as mesas do bar e aproveita o facto de Júlia estar distraída para lhe agarrar no telemóvel e mandar uma mensagem a Daniel em nome da mãe, convidando-o para almoçar com elas. Bento conta a Joni que soube do envolvimento da beata com o padre, porque a ouviu no confessionário da igreja. Tina entra no bar e confessa que já não aguentava estar em casa, com o ambiente de cortar à faca que se gerou. Joni critica Bento pelo sarilho que arranjou e adivinha que agora é que Cremilde não vai perdoá-lo. O peixeiro responde que quem diz a verdade não merece castigo.

Adelaide manipula Rogério, jurando que só por uma vez esteve com o padre e que foi ele quem a seduziu, quando ela foi ajudar a tratá-lo quando esteve doente. Cremilde leva chá para controlar os nervos de Rogério e ralha com a sogra, enfatizando que ficou muito desiludida com ela.

Idalina comenta com João o caso entre Adelaide e Agostinho, garantindo que enquanto ele for o padre da paróquia, não porá mais os pés na igreja. O marido afirma que não é caso para tanto, pois o sacerdote sempre foi muito competente. Victória aparece vinda dos quartos onde esteve a adormecer o filho e João fica surpreendido quando ela assume que vai secar o leite, por estar em grande sofrimento para amamentar João Henrique. O mestre não gosta da ideia e Vitória fica aborrecida. Idalina chama o marido à razão.

Laurinda surpreende Henrique a ler o livro de Madalena e incentiva-o a ir visitar a filha, percebendo as saudades que ele sente da filha. O armador reafirma que não fará enquanto ela estiver com Sebastião. A mulher chama-lhe casmurro e revela que Madalena está sozinha em casa porque o namorado foi dar um workshop. Henrique não dá parte fraca e continua a ler o livro, emocionado com as palavras carinhosas que a filha lhe dispensa, dizendo como ele é importante na sua vida, lamentando que o pai não aceite a sua relação com Sebastião. Henrique pousa o livro e fica pensativo.

Leonor combina encontrar-se com a enfermeira chefe que estava de serviço no hospital no dia em que o seu bebé lá deu entrada, reacendendo a esperança de poder encontrar o filho. Diogo pergunta-lhe se vai com Gonçalo e Carlota mas a irmã diz que com Gonçalo só quer falar o estritamente necessário e, quanto à filha, que não quer levar mais nenhum raspanete de Martim por estar a envolvê-la demasiado na história.

Gonçalo seduz Lídia com dinheiro e a promessa de uma noite de amor, conseguindo assim que ela lhe entregue a lista de mães que pediram subsidio de natalidade no ano em que o filho nasceu na esperança de que ela lhe permita localizar o filho.

Patrícia manipula Kika para se reaproximar dela e aceita levá-la à tarde a casa da avó Cremilde, reafirmando a sua vontade de passar mais tempo com ela, insinuando que Gonçalo está agora mais preocupado em encontrar o filho, do que em lhe dar atenção. Kika recusa acreditar que o pai a passe a tratar mal e a mãe concorda, sempre insinuando que é natural que ele queira passar mais tempo com o rapaz, Carlota e Leonor.

Na Lataria, Pedro e Hugo divertem-se a comentar o caso de Adelaide com o padre. Eva aparece entretanto e esbarra em Magalhães que lhe pede desculpa por ter questionado o seu trabalho, convidando-a para jantar. Eva responde de forma brusca e sai a dizer que na Polícia Marítima não são tão fáceis como os rapazes da marinha. O oficial fica perplexo com ela.

Henrique vai visitar Madalena mas quem encontra é Sebastião. O escritor esclarece que ela não está porque o substituiu no workshop que ele ia dar e mostra-se cordial, oferecendo uma bebida ao armador e dando-lhe conta de que está a escrever um novo livro, inspirando-se em Bento. Henrique fica admirado e diz que o cunhado é um encostado e um aldrabão. Sebastião, interessado, convida-o a contar o que Bento tem andado a fazer mas Henrique sente-se desconfortável e decide ir embora.

Cremilde continua zangada com Adelaide e depois de lhe dizer que foi à Sé para assistir à Missa e não à igreja de Agostinho, acrescenta que ela é muito boa a arranjar desculpas, como a de estar constipada para não sair de casa e querer saber se falaram muito dela. Bento bate à porta e diz que está ali para pedir desculpas mas Adelaide precipita-se sobre ele para o agredir. Bento esconde-se atrás de Cremilde e ela pede à sogra que vá para o quarto e a deixe falar com o peixeiro. Ele pensa que está a ser defendido mas Cremilde repreende-o por ter enxovalhado a sua família na praça pública e fecha-lhe a porta na cara.

Agostinho confessa-se desiludido a Rogério, por ter poucas pessoas a assistir à Missa e está pronto para deixar de ser padre imediatamente. O carteiro desvaloriza o problema e pergunta-lhe se é verdade que foi ele que seduziu a mãe e se só estiveram uma única vez juntos. Agostinho promete contar-lhe a verdade, mas só depois de ter uma conversa com Adelaide. Idalina entra no bar e garante que só voltará à igreja quando ele deixar de ser o padre. Agostinho fica destroçado.

Leonor recomenda a Carlota que não de envolva demasiado nem se deixe obcecar pelo desejo de encontrar o irmão e conta que a conversa que teve com a enfermeira chefe serviu para confirmar que o bebé foi mesmo trocado com outro e que sobreviveu.

Diogo faz notar a Sílvia que estão a passar pouco tempo juntos e depois de explicar que não está a criticá-la por ter dois empregos, convida-a para passarem a tarde juntos.

Elsa recebe Daniel para almoçar e mente, dizendo que Júlia não está porque teve de ir trabalhar. Ele percebe que a miúda quis foi almoçar sozinha com ele e trata-a como a adolescente que é, dizendo que ela pode convidar uma amiga para lhe fazer companhia. Elsa responde que as amigas são parvas e ele faz-lhe uma festa inocente na cabeça, aconselhando-a a não querer crescer tão depressa. Elsa fica amuada e o polícia vai embora.

Gonçalo entrega a Leonor a lista de mulheres que foram mães na mesma altura que ela e prepara-se para analisá-la com ela. Carlota fica desconfortável e Leonor manda-o embora. De seguida, a sós com a filha, descartam a hipótese de Tiago, Pedro ou Hugo, derem o gémeo que procuram.

Kika conversa muito nervosa com Hugo e conta-lhe que a mãe teve coragem de a obrigar a ficar com ela com a ajuda da polícia. O namorado acha que ela devia contar de uma vez que a mãe fez um aborto por estar grávida do avô mas Kika afirma que a avó Antónia não merece ser sujeita a isso. Entretanto, fica incrédula quando Hugo lhe conta o escândalo que aconteceu no concurso de talentos quando Bento revelou que Adelaide e o padre Agostinho tiveram um caso e que ele renunciou ao sacerdócio por estar apaixonado por ela.

Patrícia tenta justificar-se André por ter usado a polícia para conseguir ficar com a filha mas ele mostra-se insensível aos seus argumentos e trata-a com indiferença, reforçando que ela e Gonçalo deviam entender-se para não afectarem Kika.

Diogo regressa a casa com Sílvia e Leonor aproveita para lhe agradecer por ter decidido aturar o irmão outra vez. Quando ele as deixa a sós, Leonor pergunta a Sílvia se a mãe dela ainda ficou na maternidade mais alguns dias depois de Hugo nascer. Sílvia resiste o mais que pode mas acaba por surpreender Leonor ao dizer que Hugo pode ser o filho que ela procura. 

Pages: 1 2 3 4 5 6