Mensagem de Marcelo ao país: TVI não quer passar imagens vindas da RTP

tvi
Final do “Jornal da Tarde”, com uma referência não implícita à TVI

Marcelo Rebelo de Sousa faz esta noite um comunicado ao país. Em causa está a renovação do estado de emergência por mais 15 dias.

As mensagens do Presidente da República são sempre gravadas pela RTP e depois retransmitidas pelos diferentes canais. É precisamente esse pormenor que está na base de um diferendo com a TVI.

A direção de informação da quatro pediu à Presidência da República para usar meios próprios na gravação da mensagem presidencial. Caso Belém não dê permissão, Sérgio Figueiredo, diretor de informação da TVI, afirmou ao Expresso que usará as imagens disponíveis por estar em causa «o interesse dos espectadores».

Na base desta atitude está a forma como a televisão estatal reagiu, no final do “Jornal da Tarde” de quarta-feira, à polémica que tinha envolvido a TVI por causa do número de infetados com covid-19 no norte do país.

Recorde-se que o informativo da hora de almoço da RTP1 terminou com o com o pivô, Helder Silva, a afirmar que «os números não enganam, a região Norte ultrapassou os 10 mil infetados mas há muito que se sabe que o vírus não distingue a educação, a cultura e os pontos cardeais, nem a pronúncia», tudo isto com uma base musical de “Pronúncia do Norte”, dos GNR.

O Expresso tentou saber qual vai ser a decisão da Presidência da República, mas não obteve resposta em tempo útil.