Minissérie 4 termina com “A Morte dos Tolos”

Esta noite, a RTP1 exibe o último telefilme do projeto “4 – Portugal Hoje”. Valter Hugo Mãe foi o escolhido para fechar este ciclo com “A Morte dos Tolos”.

O que acontece quando alguém diz à mãe de um rapaz com perturbações mentais que o seu filho, quando morrer, não vai para o céu?

A mãe, angustiada com a evolução do estado do seu rapaz, aflita sem saber em que acreditar, procura nas conversas com o padre e com os vizinhos uma resposta. Precisa de ter a certeza de que, por ser diferente, o seu menino não será discriminado e atirado para o lixo das almas como, certamente, deve acontecer com os animais.

Fazendo um retrato de uma religiosidade ainda perdurante no norte do país, “A Morte dos Tolos” passa-se em Guimarães, no centro de uma cidade tão identitária quanto antiga. Mostrando como o intrincado das ruas favorece uma vizinhança muito intrometida, feita de espias de porta a porta e conversas à janela.

O mote do drama desta mãe serve para a construção de uma comédia de costumes, assente em boatos e preconceitos, mostrando como o imaginário popular se constrói, misturando a realidade com a mais pura e delirante ficção.

Produzido pela HOP, “A Morte dos Tolos” tem estreia agendada para as 22H14 e conta com Elisa Lisboa, Cucha Carvalheiro, Sandra Faleiro e Rodrigo Saraiva no elenco.