Ministro quer novo canal RTP feito no Porto

Miguel Poiares Maduro reiterou, esta quinta-feira, que a RTP deve ter um «centro de massa crítica» Porto, que «deve corresponder a um canal», informa o Jornal de Notícias.

O ministro Adjunto e do Desenvolvimento Regional falava na Assembleia da República, no âmbito da discussão na especialidade do Orçamento do Estado para 2014 (OE2014).

«É claro para mim e essa é a orientação estratégica» dada à administração da RTP de que «o Porto tem de ter um centro de massa crítica», o qual «deve corresponder a um canal» isso «implica que não seja simplesmente um centro de produção» declarou, citado pelo JN.

Poiares Maduro adiantou que sugeriu que fosse ponderado que a RTP Internacional fosse instalada no Porto, mas sublinhou que isso será discutido no âmbito do grupo de trabalho para refletir o serviço internacional.

Sobre a Televisão Digital Terrestre (TDT), o ministro reiterou que tem «de haver um alargamento de canais», mas que «a escolha não compete ao Governo, é competência de outras entidades, nomeadamente da ERC [Entidade Reguladora para a Comunicação Social], e depende de questões jurídicas complexas».

Sobre o financiamento da RTP passar a ser através da Contribuição Audiovisual, deixando de receber indemnização compensatória a partir de 2014, Miguel Poiares Maduro apontou duas vantagens: «totalmente transparente e visível» para os cidadãos e «independência face ao poder político».