Morreu a atriz Guida Maria [1950-2018]

Guida Maria
Guida Maria

Morreu a atriz Guida Maria aos 67 anos, vítima de cancro. A informação foi revelada à Lusa pelo encenador António Pires.

«A atriz faleceu hoje de manhã [dia 2 de janeiro], tranquilamente durante o sono, após ter sido vítima de doença prolongada», referiu o encenador.

O velório realiza-se hoje, a partir da 19h, na Basílica da Estrela, em Lisboa, e o funeral tem lugar na quarta-feira, às 15h, para o Cemitério dos Prazeres, também na capital.

Nascida em Lisboa, em 1950, Guida Maria fez cinema, ficção em televisão, mas sobretudo teatro, tendo participado em cerca de 40 peças, entre as quais “A Mãe”, “Auto da Geração Humana”, “A Vasa de Bernarda Alba” e, possivelmente, uma das mais conhecidas da carreira, “Os Monólogos da Vagina”.

Em televisão a última participação foi em “A Única Mulher”. A atriz fez uma participação especial em 11 episódios como Amélia.

Integrou o elenco de cerca de 70 produções televisivas com diferentes visibilidades. A carreira na TV começou em 1959 com “A Chave do Mistério”.

As novelas “Doida por Ti”, “Tudo Por Amor”, “Filhos do Vento”, “Na Paz dos Anjos” ou a série “Cobardias” foram alguns dos maiores sucessos de Guida Maria.

Estreou-se no teatro aos sete anos, na peça “Fogo de Vista”, no Teatro da Trindade. Aos 12 anos, e depois de já ter entrado em várias peças e filmes, conseguiu o reconhecimento da crítica ao desempenhar o papel de uma criança cega, surda e muda numa peça encenada por Luís de Sttau Monteiro, “O Milagre de Anne Sullivan”.

Fez formação na Escola de Teatro do Conservatório Nacional. Já depois dos 30 anos, foi para Nova Iorque e estudou na American Academy of Dramatic Arts.

Era filha do ator Luís Cerqueira e mãe da também atriz Julie Sergeant.

Com Lusa