Morreu Gorden Kaye [1941-2017], o ‘pinga-amor’ René de “Alô Alô”

Gorden Kaye
Gorden Kaye [1941-2017]

O ator Gorden Kaye, conhecido do grande público pelo papel de René Artois da série “Alô, Alô!” (“Allo ‘Allo!”, no original), faleceu esta segunda-feira. Tinha 75 anos.

O ator britânico Gorden Kaye, conhecido sobretudo por ter interpretado o papel de René Artois, na série televisiva de comédia “Alô Alô” , morreu aos 75 anos, revelou a estação britânica BBC, citando o antigo agente do ator.

Sem adiantar as causas, o agente do ator referiu que ele morreu hoje de manhã, numa unidade de cuidados de saúde.

Gorden Kaye foi sobretudo um ator de comédia, em televisão, tendo participado, desde os anos 1960, em algumas dezenas de séries de ficção.

Uma das que lhe deu maior protagonismo foi a produção da BBC “Alô Alô”, comédia na qual foi um dos atores principais, como dono do Café René, na França ocupada, pelas forças alemãs de Hitler. Criada por Jeremy Lloyd e David Croft, “Alô Alô” foi produzida pela BBC, durante uma década, de 1982 a 1992.

Ao longo de mais de 80 episódios – transmitidos em Portugal pela RTP e, depois, por alguns canais de cabo como SIC Comédia -, o ator desempenhou o papel de Rene Artois, o dono de um café francês que acolhia elementos da resistência contra a ocupação alemã, durante a segunda Guerra Mundial.

Nascido a 07 de abril de 1941, em Huddersfield, Inglaterra, Gorden Kaye chegou ainda a representar o mesmo papel num filme e num espetáculo de teatro homónimo.