“Mulheres”: Após 15 anos zangadas, Fernanda Serrano e Sofia Alves voltam a contracenar

Estávamos em fevereiro de 1999 e estreava em Portugal a série “Jornalistas”, na SIC. Seria a primeira de 4 temporadas, que duraram cerca de 1 ano em emissão.

O elenco da produção contava – entre outros nomes – com duas estrelas então em ascensão: Fernanda Serrano e Sofia Alves. As duas profissionais vão agora encontrar-se em “Mulheres”, na TVI, 15 anos depois.

Fernanda e Sofia interpretavam, respetivamente, Ana e Clara, duas amigas e colegas, bastante cúmplices. A relação vivida pelas personagens não tinha, no entanto, repercussão fora do ecrã.

Uma zanga entre as atrizes logo no início dos trabalhos, cujo motivo permanece desconhecido até agora, durou década e meia. Na altura especulou-se que apenas Rita Salema sabia o que se passou, pois assistiu à cena que precipitou a zanga. A veterana nunca comentou o assunto na imprensa e sempre foi discreta em relação ao tema.

Fernanda Serrano e Sofia Alves tornaram-se, entretanto, duas das atrizes preferidas de José Eduardo Moniz – diretor-geral da TVI até 2008 – que deu o protagonismo de várias novelas às duas estrelas da casa. Nunca conseguiu, porém, juntá-las no mesmo elenco.

O responsável da TVI viu em “Amanhecer”, novela de Tozé Martinho de 2002, a primeira oportunidade para juntar as rivais. Sofia Alves não aceitou viver de novo uma Clara, que seria, na história a amiga e confidente de Anabela (Fernanda Serrano), a protagonista.

As notícias publicadas na altura davam conta que Sofia não queria viver uma personagem com muito menos peso que a de Fernanda. De facto Gracinda Nave, que ficou com o papel, acabou por ter um desempenho na sombra da protagonista, que é até hoje considerada um dos grandes momentos de Fernanda Serrano na televisão. A sofrida Anabela roubou toda a movimentação da novela que acabou por girar à sua volta devido ao desempenho da atriz.

“Queridas Feras”, de 2003, voltou a ter as artistas escaladas para viverem duas rivais. Sofia Alves não aceitou mais uma vez o papel e foi substituída por Paula Neves. Adepta de temas relacionados com o oculto, a justificação de Sofia, desta vez, seria porque que não queria transportar para o ecrã uma situação similar e devido ao negativismo que isso poderia trazer à sua vida. Com a recusa, a sinopse foi alterada e as personagens não ficaram em conflito permanente como era suposto.

A imprensa publicou, depois, outras situações em que foi tentado o tão ansiado reencontro como em “Flor Do Mar”. O papel da vilã Salomé terá sido entregue a Fernanda Serrano que terá recusado. Paula Lobo Antunes assegurou a vilã. Para evitar polémicas, a TVI nunca confirmou, desta vez, que teria mesmo convidado Fernanda Serrano para antagonizar a trama.

Volvidos 15 anos sobre o desentendimento, Fernanda Serrano e Sofia Alves vão contracenar pela primeira vez na TVI. Duas das estrelas maiores da estação vão dividir um mesmo protagonismo e não estarão sozinhas. Maria Rueff, Gabriela Barros, Susana Arrais, Paula Lobo Antunes e Jessica Athayde vão também ter destaque em “Mulheres”, a nova trama da TVI.