No centenário do realizador, TVCine exibe mini-maratona Orson Welles!

Nos 100 anos do nascimento de Orson Welles, os Canais TVCine prestam homenagem àquele que foi um dos mais importantes realizadores da história do Cinema, um dos mais inovadores, pioneiro em técnicas de filmagem e narrativa e que realizou o que é considerado o melhor filme de todos os tempos, “O Mundo a Seus Pés” (“Citizen Kane”, no original).

De facto Welles teve Hollywood e o mundo a seus pés quando o filme, a sua estreia no cinema, foi lançado em 1941. Neste dia de aniversário são emitidos ainda outros três trabalhos do mítico realizador, “A Dama de Xangai” (“The Lady from Shanghai”), “A Sede do Mal” (“Touch of Evil”) e “O Quarto Mandamento” (“The Magnificent Ambersons”).

Orson Welles é o mestre do cinema noir e nestas quatro obras-primas juntou um leque incrível de atores e atrizes dificilmente igualável.

Para além do próprio Welles, Charlton Heston, Rita Hayworth, Marlene Dietrich, Zsa Zsa Gabor ou Janet Leigh foram estrelas do realizador.

Há cenas que fazem parte da história da 7ª arte, como a sequência dos espelhos em “A Dama de Xangai” ou o do carro armadilhado em “A Sede do Mal”, são muitos os filmes que fazem referência ou prestam homenagem ao trabalho de Orson Welles, e acima de tudo a aura de realizador mítico e genial perdura e com certeza nunca se vai apagar.

Orson Welles nasceu no rural Wisconsin a 6 de maio de 1915 mas apesar desta vinda ao mundo fora dos grandes centros urbanos e de decisão dos Estados Unidos, a sua educação e a infância foram pautadas pelos mais altos padrões, já que a mãe era pianista e o pai inventor.

Com a mãe Orson Welles aprendeu a tocar piano e violino, enquanto com o pai conheceu vários atores e desportistas. No entanto ambos os pais morreram cedo, a mãe devido a uma doença, o pai sucumbindo ao alcoolismo.

Órfão, Welles dedicou-se afincadamente ao seu sonho do cinema, apesar do primeiro grande destaque ter ser sido conseguido na rádio, em 1938, através da famosa Guerra dos Mundos de H. G. Wells.

Simulando um noticiário, Orson Welles relatou uma fictícia invasão extraterrestre de Nova Jérsia, que foi levada a sério por quem estava a ouvir a emissão. Na altura a rádio era o grande meio de comunicação de massas, pelo que a Guerra dos Mundos foi um marco inesquecível na história do século XX.

Com os olhos de Hollywood postos na sua aura de genialidade, a passagem para o cinema foi um passo lógico e natural. Seguiu-se então o mítico “O Mundo a Seus Pés”.

6 de maio | Especial TVCine 2

18h45 – A Dama de Xangai

20h20 – A Sede do Mal

22h – O Mundo a Seus Pés

00h00 – O Quarto Mandamento