Resumo dos episódios de “O Beijo do Escorpião” de 5 a 11 de maio
Episódio 70
Rita fala com Duarte ao telefone e conta-lhe que o sequestrador de André telefonara a pedir um resgate. Duarte fica surpreso e preocupado mas Rita garante-lhe que, juntamente com Fernando, vai resolver a situação. O rapaz desabafa ainda com a mãe que se sente preso na sua própria casa mas esta pede-lhe para ter calma.
Chico e Carlos começam a ficar exaustos de tanta procura sem sucesso e dizem que o melhor é regressar a Lisboa. Maria fica triste e desiludida com os amigos.
Enquanto Manuel olha para os papéis da seguradora sem saber o que fazer, Romão garante a Henrique que tratará de tudo para que o segurança fique sem apoios nenhuns e assim o banqueiro ganhe a guarda do neto.
Fernando pede conselhos ao inspetor Simões acerca do resgate de André. Este aconselha-o a verificar primeiro a quantia que tem disponível para pagar ao sequestrador e depois pensar na oferta que lhe irá fazer. Fernando está preocupado.
Natacha tenta consolar Maria mas esta está desesperada e já não sabe o que fazer nem se devem continuar em Espanha.
Frederico vai a casa de Carlota para falar com a namorada. A rapariga está no quarto a ser ameaçada por “Maxman” que não quer Duarte na sua casa, mas esta diz que não pode fazer nada. Quando Frederico entra, Carlota fecha o portátil e abraça-se a ele.
Depois do susto que os pais apanharam consigo, Martim promete à mãe não voltar a beber o que quer que seja sem perguntar primeiro o que é. Vera parece mais descansada.
Tina vai à procura dos pais à lavandaria e Milu diz-lhe que no jornal vem a notícia da morte da avó de Ruben S., o seu namorado do reality show. A rapariga fica sensibilizada.
Enquanto Fernando telefona a António e lhe pergunta quanto dinheiro pode ter disponível no imediato, para oferecer como resgate, André tenta sobreviver com o pouco que Sequeira lhe dá.
Nuno chega a casa e encontra Vera a dormitar na sala com Martim. O gerente da loja de tecnologias pede desculpa à mulher por tudo e promete-lhe que daí em diante vai sempre acompanhá-la no processo da doença de Martim.
Hilário convida a filha para irem nessa noite à discoteca mas Tina recusa pois tem um evento funerário: o velório da avó de Ruben S.
Nessa noite, enquanto Sequeira toma banho, André consegue soltar uma mão e, completamente dorido e desnorteado, tenta soltar-se por completo.
Duarte confronta Carlota com o facto desta andar a ser vigiada. No entanto, a rapariga não quer falar sobre o assunto e é arrogante com o rapaz.
O inspetor Simões vem da reunião com a polícia de Lloret e informa Rita e Fernando que foi encontrado o carro de Sequeira. Sabe-se que o carro não é usado desde o dia em que chegou e informa que vão alargar as buscas nas redondezas da viatura.
Alice pede boleia a Rafael para casa. O rapaz acaba por ceder, um pouco a contragosto. Quando chegam a casa dos Macieira, Alice agarra o ex-namorado e implora-lhe que passe a noite consigo. Rafael deixa-se levar num beijo sôfrego da rapariga.
Quando André se consegue soltar, pega no telemóvel de Sequeira e liga para a mãe. Rita fica emocionada e ao mesmo tempo em pânico. O filho só lhe diz “Mar y Sol”… É o nome do café onde o raptor compra tabaco, mas Rita não parece perceber.
Episódio 71
Rita está desesperada a tentar perceber o que o filho lhe quer dizer mas nesse momento Sequeira aparece e disfere um forte soco no rapaz, deixando-o caído no chão. Sem dó nem piedade, injeta-lhe o soro que o faz dormir. No entanto, Sequeira não esperava que André desfalecesse por completo e ficasse sem pulso. O sequestrador pega de imediato num estojo de primeiros socorros e injeta-lhe epinefrina diretamente no coração, trazendo o rapaz de volta à vida.
Madalena e Natália passam a noite juntas e sozinhas. A mãe tenta chamar a atenção de Natália para o facto de Romão se envolver com outras mulheres e a deixar sozinha em casa, mas a filha não quer ouvir e, dizendo que nunca foi feliz naquela casa, retira-se para o quarto.
Depois de reanimar André, Sequeira tenta que este lhe diga para quem ligou. O rapaz não o faz e o raptor liga diretamente para o número de Rita. A mulher, que está com Simões a tentar explicar-lhe a palavra que ouvira o filho dizer ao telefone, ainda hesita mas acaba por atender. Ninguém fala do lado de lá.
Quando percebe que André ligou para a mãe, Sequeira liga para o seu chefe a informá-lo do sucedido.
Ricardo vai a casa de Manuel para ver Marta. Como já é tarde, depois de beberem um chá a professora diz ao namorado que este tem de se ir embora. Ricardo põe então a hipótese de irem viver juntos. Marta diz-lhe que neste momento não pode ser mas pondera que num futuro próximo tal aconteça. Isso deixa o rapaz radiante.
Rafael não consegue resistir a Alice e os dois envolvem-se. No entanto, depois de fazerem amor, o rapaz consegue resistir a tudo o que sente e vai-se embora, dizendo à rapariga que não gosta daquilo em que esta se transformou.
Sequeira está farto de estar fechado naquela casa e diz ao seu chefe que têm de arranjar uma solução. Pegando num cigarro e no seu revolver, os dois parecem chegar a um consenso. André está assustado.
Quando chega a casa, Ricardo é interpelado pelo pai. Henrique quer saber onde o filho andou e, ao saber que esteve em casa de Manuel, acusa-o de estar também ele virado contra si. Ricardo não aguenta e, sereno, diz algumas verdades dolorosas ao pai.
Na manhã seguinte, Romão conversa com a mediadora da seguradora de Becas e Manuel. Esta promete fazer tudo como haviam combinado e o marido de Natália adverte que, caso esta não o faça, expõe o que se passou na noite anterior entre ambos, ao seu marido. A mediadora olha-o com ódio.
Alice vai trabalhar de manhã cedo e Marco entrega-lhe uma encomenda que chegara para si. Ao abri-la, a rapariga vê um livro para colorir já usado e uma nota que diz “Tenho saudades de te contar uma história”. A rapariga entra em pânico e começa a tremer.
Manuel vai até à seguradora para tentar perceber o que realmente se passa. A mediadora informa-o que, segundo dados obtidos, Becas estava a ser medicada para uma depressão profunda e que a peritagem considera que esta possa ter tido alguma tendência suicida. Manuel fica incrédulo.
Por equívoco do nome que Rita lhe dera, Simões e a polícia espanhola não conseguem nada. No entanto, em conversa com Maria, a mãe de André percebe que o filho se estava a referir a um café de um bairro suburbano com o nome Mar y Sol. Informa de imediato Simões que os manda ficar quietos e sai para investigar com a polícia de Lloret.
Contrariamente às ordens da polícia, Rita decide ir sozinha procurar o filho. Entra no prédio velho junto ao estabelecimento Mar y Sol e começa a gritar até ouvir o filho do outro lado de uma das portas. Forçando a porta entra. Abraçada a André, é surpreendida por Sequeira, que lhe aponta uma arma.
Episódio 72
Sequeira está furioso com o aparecimento de Rita e aponta-lhe a arma decidido, dizendo que esta nunca devia ter aparecido ali.
Natália vai a casa de Manuel e Marta conta-lhe o que se passou na seguradora. A mulher de Romão fica também ela incrédula e decide falar com o cunhado. Enquanto isso, Romão paga à mediadora o combinado pelo seu bom trabalho, dizendo-lhe que mesmo que não possa recusar o pagamento do seguro, pode atrasá-lo.
No quarto velho e abandonado, Sequeira prepara-se para disparar sobre Rita e André. No entanto, Simões antecipa-se e, com a sua patrulha policial mata o sequestrador antes que este possa fazer o que quer que seja.
Natália tenta chamar Manuel à razão. Diz-lhe que este não pode acreditar na história da seguradora e que deve exigir os seus direitos.
No hotel, ansioso, Fernando espera notícias. Ao ouvir pelo intercomunicador que alguém morreu, sente-se perdido e em pânico.
Ofélia vai levar uns bolos a Madalena quando encontra a patroa a beber. Condoída com a solidão em que Madalena vive, a empregada convida-a para um passeio no jardim e saem as duas.
A notícia do tiroteio e de uma morte em Lloret começa a circular nas notícias e todos ficam preocupados que possa ter sido André a morrer. Principalmente Duarte…
O reencontro de Fernando com André e com Rita é sentido e emocionado. O inspetor Simões está algemado por ter matado um estrangeiro, no entanto, Fernando garante-lhe que irá testemunhar a seu favor e provar o quanto ele os ajudou. Todos estão mais aliviados com o “regresso” de André.
Em Lisboa, também todos ficam aliviados ao ver André aparecer na televisão, numa maca a receber assistência médica. Fernando fala aos jornalistas e promete responder a todas as perguntas mais tarde.
Carlota vai ao cinema com Frederico e leva consigo Duarte, que agora está mais aliviado com o aparecimento do irmão. Alice encontra-o no shopping e pergunta-lhe se ainda acha que ela é a culpada de tudo. Duarte não responde.
Rita aproveita um momento a sós com Maria para agradecer à rapariga tudo o que fez por si nos últimos tempos. As duas têm lágrimas nos olhos, de emoção.
Os amigos de André estão também mais tranquilos pelo aparecimento. Maria traz novidades sobre o estado do colega e todos ponderam voltar para Portugal. Nesse momento aparece Fernando, que tem uma boa proposta para fazer aos jovens.
Ricardo chega a casa e conta a Madalena a situação pela qual Manuel está a passar. Não conseguindo aguentar o choque de que a filha possivelmente tomava antidepressivos, a mulher tem de se sentar numa cadeira.
Fernando decide oferecer uma viagem de avião para o regresso a casa de cada um deles. Felizes pela simpatia do pai de André, todos decidem festejar antes de partirem para casa.
Simões é libertado pela polícia e aparece no hotel antes de Rita sair para o hospital. A mulher está muito agradecida ao inspetor e este diz-lhe que voltaria a fazer o mesmo para salvaguardar a vida de André e a sua. Rita abraça Simões, comovida. Nesse momento aparece Fernando.
Episódio 73
Fernando mostra-se cordial para com o inspetor, mas na realidade o abraço que viu entre Simões e Rita deixa-o enciumado.
Nuno prepara-se para ir com Vera a uma reunião na escola do filho. Depois de Martim ter bebido creme solar, a professora da criança pediu aos pais para se encontrarem consigo. Nuno está preocupado e ansioso. Rafael tenta acalmar o amigo.
Madalena está convencida de que esta situação sobre o seguro de vida de Becas é obra de Romão e de Henrique e decide ir confrontar o marido com o sucedido. O banqueiro fica espantado com a notícia que a mulher lhe dá mas tenta agir com naturalidade. No entanto, Madalena faz questão de salientar que não vai permitir que o marido manche a honra da filha.
Maria vai ter com Simões e agradece-lhe por ter encontrado André. O inspetor devolve o agradecimento e diz-lhe que se não fosse ela ainda estariam à procura do rapaz. Na verdade, foi Maria quem desvendou o nome do estabelecimento perto do qual André estava sequestrado.
Marta e Beatriz preparam o jantar. Manuel chega e pede à irmã que fique a tratar de José, pois decidiu ir à seguradora novamente e esclarecer a situação do seguro de Becas.
Miguel dá boleia a Paulo e este apercebe-se que o irmão de Fernando não está bem. O piloto confessa que voltou a ter aqueles sonhos estranhos com o colega de trabalho. Paulo tenta desvalorizar e aconselha o amigo a tentar dormir.
Rita e Fernando estão no hospital. André acorda e sente-se aliviado por tudo o que aconteceu. Sente-se também culpado mas Rita tenta acalmá-lo. Depois comentam que o trabalho do raptor tinha sido encomendado por outra pessoa. Fernando fica inquieto e preocupado.
Na loja Garment, Alexandra está radiante com as boas notícias e diz estar a pensar organizar uma festa de receção. Alice faz-se de sonsa e diz que gostava de a ajudar. A mulher de António aceita a ajuda.
Assim que Romão chega a casa é interpelado por Henrique, que se mostra desagradado pela forma como desta vez o genro tratou do assunto da seguradora.
Manuel confronta a mediadora, esta sente-se encurralada e, desesperadamente pede ao homem para ter calma e para aguardar o resultado da peritagem, garantindo que provavelmente não dará em nada.
A conversa de Vera e Nuno com a professora começa. Nuno, constantemente critica e interpela a conversa da docente. Vera tenta pôr água na fervura e ficar atenta ao que esta tem para dizer. A professora informa os pais que a escola quer, em conjunto com eles, ajudar Martim no seu crescimento e que, para isso, já tomaram algumas medidas para prevenir que este volte a ingerir produtos tóxicos.
Dois dias depois, Rita prepara-se para regressar a Lisboa. Os agradecimentos ao inspetor não param e este confessa-lhe que o caso de André foi especial por sua causa… pois considera Rita uma mulher muito especial…
Sabendo que a filha vai assinar contrato com a empresa de publicidade, Rosalinda oferece-lhe uma caneta. Justificando a sua ausência nos últimos dias, deseja à filha toda a sorte do mundo. Tina desabafa e diz que o pai não dá um bom agente e que mais cedo ou mais tarde o dinheiro desaparece. Rosalinda fica preocupada.
Romão vai ter com Alice à loja. Frontalmente, diz-lhe que está na hora de começar a trabalhar para conseguir separar Fernando de Rita. Alice fica tensa mas promete dar o seu melhor.
Está na hora de todos voltarem para Portugal. Maria está com Rita, Fernando e André. Todos estão emocionados e cheios de saudades de casa.
Episódio 74
Em casa dos Macieira o reencontro da família é sentido e mergulhado num clima de união total. Alice apercebe-se disso e fica tensa. O regresso de Maria a casa também é emocionante e cheio de alegria.
Tina chega a casa nessa tarde, feliz por ter assinado o contrato com a agência de publicidade. Hilário regozija-se por ter conseguido um bom trabalho para a filha mas fica furioso quando percebe que a mulher não baixou armas e também ela arranjara uma presença para Tina numa discoteca nessa noite.
O lanche de boas-vindas organizado por Alexandra vai decorrendo. Alice tenta perceber como é que o casal está a nível relacional mas Rita e Fernando não parecem interessados em falar sobre isso.
Quando tudo acalma, Alice sobe ao quarto de André e, num misto de sedução e controlo emocional diz ao rapaz que este tem de a esquecer. André diz que não consegue mas a tia insiste na conversa, deixando-o pensativo.
Com tudo o que se passou, André não consegue dormir sozinho no seu quarto. Duarte diz ao irmão que podem dormir juntos e assim o fazem.
Na manhã seguinte, Teresa fala com Rita ao telefone e mostra-se feliz com o final de todo este problema. Quando desliga aparece Paulo com um agravamento do seu problema: os sonhos de Miguel.
Ao pequeno-almoço, Alice tenta insinuar-se ao cunhado mas sem sucesso. O homem acaba por desabafar com ela que Gonçalo ligara na noite anterior para saber de Rita. Fernando está incomodado com isso e Alice tem uma ideia das suas…
Duarte decide ir visitar Maria logo pela manhã. Os dois têm um reencontro muito sentido e apaixonado.
De regresso ao trabalho, Fernando comenta com António que não sabe quem está por detrás de tudo o que aconteceu ao filho, mas garante que vai descobrir. Enquanto isso, Rita tenta acalmar André, que depois do que passou teme que a sua vida não volte a ser a mesma.
À tarde, Romão encontra Madalena na sala já alterada pelo álcool e tenta que esta lhe diga onde está o relatório médico acerca da agressão. Madalena dá uma gargalhada e garante a Romão que não é por estar bêbada que deixa de saber o que faz. Romão fica agastado.
Alice põe então em prática o seu plano. Faz uma encomenda de flores para entregar a Rita e, de imediato, pede a Fernando que vá à loja ajudá-la com um problema no sistema.
Teresa vai até casa de Rita para falar com André. O rapaz confessa estar perdido e confidencia-lhe que, enquanto esteve preso, esteve alguns segundos morto. Teresa fica comovida com a confiança depositada em si.
Romão conta ao sogro que o relatório vindo do Shopping Place sobre o incidente do incêndio não culpa Manuel de nada. No entanto diz saber que o segurança está de baixa psiquiátrica. Henrique pensa ser uma ótima oportunidade para lhe tirar a custódia do neto. Madalena ouve tudo e ameaça expor o relatório caso estes façam algum mal a Manuel.
Miguel continua preocupado com os sonhos que tem. Desabafa com Rita que fica surpreendida ao saber que o cunhado tem sonhos eróticos com um homem.
Ao ver o ramo de flores chegar à loja em nome de Rita, Fernando petrifica e fica cheio de ciúmes. Num jogo psicológico, Alice sugere-lhe que leia o cartão em segredo…