‘O Mal Entendido: As Doenças a Que Chamamos Cancro’ é a “Grande Reportagem SIC”

Grande Reportagem SIC
‘O Mal Entendido: As Doenças a Que Chamamos Cancro’ estreia na “Grande Reportagem SIC”

A SIC vai estrear amanhã, terça-feira,a série da responsabilidade da equipa da “Grande Reportagem SIC”. Trata-se de ‘O Mal Entendido: As Doenças a Que Chamamos Cancro’.

O cancro é a segunda causa de morte em todo o mundo e a doença que mais tem aumentado. No último século quase duplicámos a esperança média de vida. Na última década a incidência de cancro aumentou 30% nesta parte do planeta. Num futuro muito próximo, metade da população terá uma doença oncológica.

A medicina e a ciência avançam na prevenção, no diagnóstico e no tratamento. Mas o aumento de preços dos novos medicamentos é um desafio global de dimensão inédita.

O tema é amplo e complexo: um puzzle de muitas peças que arrumamos em 5 Grandes Reportagens — que se cruzam e complementam.

Somos conduzidos por quem vive a doença, por quem a trata, por quem a investiga.  A prevenção é a maior arma contra o cancro: um terço das doenças oncológicas poderiam ser prevenidas.

Se aplicássemos o que já sabemos sobre prevenção, a mortalidade por cancro reduziria drasticamente. Entender melhor as muitas doenças a que chamamos cancro é um ponto de partida.

‘O Mal Entendido: As Doenças a Que Chamamos Cancro’ é um trabalho da jornalista Miriam Alves com imagem de Rogério Esteves, edição de imagem de Rui Berton, produção editorial de Diana Matias, grafismo de Paulo Alves e Rui Aranha.

São 5 “Grande Reportagem SIC” ilustradas por António Jorge Gonçalves. Estreia amanhã no “Jornal da Noite” da SIC.