“O Renascido” de DiCaprio estreia no TVCine 1

O Renascido
O Renascido

Um dos grandes filmes de 2015, o filme que finalmente deu o Óscar de Melhor Ator a Leonardo DiCaprio e garantiu a Alejandro González Iñárritu a segunda estatueta de Realizador em dois anos, “The Revenant: O Renascido” eleva o cinema a um padrão sublime.

O filme, nomeado a 12 Óscares, inspira-se na história verídica de Hugh Glass (DiCaprio), explorador, caçador e comerciante de peles de animais, que em 1823 investe pelo interior do território americano, ainda ocupado por tribos indígenas.

Glass é violentamente atacado por um urso, situação que o deixa moribundo, mas o caçador recusa-se, com uma força sobrehumana, a aceitar o seu destino.

“The Revenant: O Renascido”, uma grande estreia a 9 de dezembro, sextafeira, às 21h30, no TVCine 1.

Para “The Revenant: O Renascido”, Alejandro González Iñarritu impôs duras filmagens, sempre com exigência de luz natural, o que levou a equipa até ao Canadá, Estados Unidos e Argentina.

Alguns membros da produção foram desistindo (Iñarritu respondeu que, tal como um maestro numa orquestra, teve que mandar retirar os violinos desafinados) e DiCaprio reconheceu que teve neste filme algumas das cenas mais duras e difíceis da sua carreira.

Mas o seu empenho valeu-lhe o Óscar (e o Globo de Ouro, e o BAFTA, e o prémio Guilda dos Atores, e a lista continua) e a aclamação de Hollywood.

O filme passa-se sobretudo em exteriores e Iñarritu quis garantir que emergíssemos na natureza, sem filtros.

Nada foi recriado, daí a necessidade de ir até à Argentina em busca de verdadeira neve, já que na América do Norte o clima estava demasiado quente, e todas as sequências são os mais realistas possível.

Esta é a história de Hugh Glass, um explorador, caçador e comerciante de peles de animais que em 1823 faz nova investida pelo interior então desconhecido e inóspito do território americano, área ocupada ainda por tribos índias. Glass é violentamente atacado por um gigantesco urso, o que o deixa moribundo.

John Fitzgerald (Tom Hardy, também nomeado ao Óscar), o seu companheiro de expedição, determina que Glass seja morto com misericórdia, para que não sofra, mas as suas ordens não são cumpridas.

O caçador tem uma vontade sobre-humana de viver e agora tem um motivo para sobreviver: vingar-se de Fitzgerald.

“The Revenant: O Renascido”, uma estreia imperdível a 9 de dezembro, sexta-feira, às 21h30, no TVCine 1.