‘O Sonho Português’ é a reportagem da semana do “Linha da Frente” da RTP1

Linha da Frente
‘O Sonho Português’, “Linha da Frente” (RTP1)

Os norte-americanos estão encantados com o custo de vida barato em Portugal. São milhares os que trocaram o sonho americano pela qualidade de vida que não está ao alcance dos portugueses. Este é o mote de ‘O Sonho Português’, do “Linha da Frente” da RTP1.

O ano de 2022 registou o maior número de visitas de norte-americanos a Portugal. Foi também o ano em que Portugal lhes atribuiu mais vistos de residência.

Exemplo disso é a família McNertney, que se mudou da Califórnia para Lisboa com três filhos pequenos. John é consultor financeiro e está criar um negócio próprio, enquanto Abigail trabalha para uma farmacêutica norte-americana que abriu recentemente um centro de inovação em Lisboa. Mas também Kate se deixou conquistar pelo nosso país. Trabalha remotamente para uma empresa nos EUA na área da publicidade, ganha entre 5 a 8 mil euros por mês e o custo de vida português permite-a poupar dinheiro. Comprou um terreno na Ericeira onde vai erguer um alojamento turístico, com um conceito diferente.

Que sonho português é este e que está a empurrar tantos cidadãos dos Estados Unidos para Portugal? Durante dois meses, o Linha da Frente conviveu com a comunidade norte-americana e percebeu que para eles Portugal é o Paraíso, ou seja, um pacote dourado com tudo incluído: segurança, cuidados de saúde baratos, benefícios fiscais, rendas acessíveis, sol, comida e muito mais.

Tudo em “O Sonho Português’, uma reportagem da jornalista Sandra Vindeirinho com imagem de Tiago MP Costa e edição de Carlos Valente. Para ver no “Linha da Frente”, esta noite na RTP1.