A rotatividade de pivôs no “Telejornal” levada a cabo pela RTP ditou ontem que José Rodrigues dos Santos apresentaria o informativo e, consequentemente, acompanharia José Sócrates no seu espaço de comentário.
O primeiro encontro entre jornalista e comentador aconteceu ontem e ficou marcado pelo tom incisivo de Rodrigues dos Santos quando comparado com os antecessores.
José Sócrates acabou mesmo por desabafar «eu não vinha preparado para isto», quando confrontado com várias afirmações sucessivas perguntas lançadas pelo moderador.
O diretor de informação da RTP, José Manuel Portugal, considerou, entretanto, «natural» o registo em que ontem decorreu a rubrica de comentário político de José Sócrates. «Aquele espaço não é só de comentário, portanto o jornalista que lá está não deve ter uma presença apenas simbólica», disse o responsável máximo pela informação do canal público ao Expresso.
«É uma questão de estilo do jornalista. Quando o José Rodrigues dos Santos fizer o programa de comentário de Morais Sarmento, acredito que será igual. Embora também saibamos que é diferente falar com um ex-primeiro-ministro como José Sócrates ou com alguém que foi ministro, como Morais Sarmento. Os graus de responsabilidade são diferentes», acrescentou ainda José Manuel Portugal.
Após terminar o espaço de opinião, as reações não se fizeram esperar nas redes sociais e houve comentários bastante inflamados, quer a favor, quer contra o estilo de José Rodrigues dos Santos.