“Os Filhos da Madrugada” ganha nova temporada e estreia hoje

os filhos da madrugada
“Os Filhos da Madrugada”, RTP3

De 24 de março a 25 de abril, às 20h, a RTP3 vai emitir “Os Filhos da Madrugada”. É a segunda temporada do programa de entrevistas.

Anabela Mota Ribeiro traz uma nova temporada de “Os Filhos da Madrugada”. Entrevistas a homens e mulheres. Um retrato concreto, particular do quotidiano do Portugal que hoje somos. Para acompanhar de 24 março a 25 de abril, diariamente, pelas 20h na RTP3.

Na nossa História houve um dia levantado e principal, como lhe chamou José Saramago no final do romance “Levantado do Chão”. Os filhos dessa alvorada que rompeu com as sombras e o silêncio, aqueles que acordaram em dias de outra inteireza, são “Os Filhos da Madrugada”.

Na segunda temporada, à semelhança da primeira, procura-se fazer uma auscultação do país erguido após a revolução, ouvindo pessoas que nasceram depois de 1974 e que formam um retrato plural do Portugal que hoje somos. A Célia e o Pedro que casaram no dia 25 de Abril; uma imigrante brasileira que conhece a palavra exílio; um médico que nasceu por acidente no Canadá, para onde os pais, conservadores, foram em 1975; um ilustrador que criou uma psicanalista que deixa os pacientes no abismo; uma lésbica não-binária; uma diplomata e uma mulher que integra o Conselho Superior de Magistratura, cargos vedados às mulheres antes do 25 de Abril; um jovem empresário que criou uma marca de sucesso aos 20 e poucos anos; e uma jornalista açoriana que vive numa pequena ilha.

A RTP3 vai até até ao 25 de Abril, todos os dias pelas 20h, e começa a 24 de março, quando o tempo passa a ter outra substância: é o primeiro dia em que se contam mais dias de democracia do que os dias de ditadura. Portanto, 48 anos e um dia.

No primeiro programa: Excecionalmente emitido às 20h30, conhecemos Gustavo Carona, médico intensivista, que nasceu em 1980 no Canadá e que atualmente vive no Porto. Um profissional que esteve na linha da frente durante a pandemia, mas que é também um homem do mundo, pois desde 2009 tem estado presente em várias missões humanitárias.

“Os Filhos da Madrugada”, para acompanhar entre 24 de março e 25 de abril, diariamente às 20h, na RTP3.