Os ‘Homens que Mudaram o Mundo’, em versão documental estão no TVCine

Em julho e agosto os Documentários do TVCine 2 vão estar dedicados a seis homens que mudaram o mundo e a forma como vivemos hoje.

Bill Gates, Mark Zuckerberg, Steve Jobs, Ingvar Kamprad (o senhor Ikea), Philip Knight (o senhor Nike) e Richard Branson são ícones mundiais da vida moderna, que mudaram a forma como nos relacionamos com as novas tecnologias, como mobilamos a casa, como fazemos desporto ou como consumimos cultura e viajamos.

“Documentários: Homens que Mudaram o Mundo”, sempre às terças-feiras às 22h, no TVCine 2, a partir de 12 de julho.

Devem haver poucas pessoas no mundo ocidental que não saibam quem é Bill Gates, o homem mais rico do planeta. Mas para chegar aqui Gates teve uma brilhante ideia e lutou por ela sem contemplações, chegando ao topo e nunca mais saindo de lá. Bill Gates: A História de um Magnata (2012), de Stéphane Malterre, a 12 de julho, terça-feira, às 22h, conta a história do jovem Bill, que já aos 20 anos se propôs a fazer uma fortuna a partir de software de computador, para desespero dos seus pais.

A aposta era muito arriscada mas Gates venceu e tornou-se o primeiro fornecedor de software em todo o planeta quando o mercado de computadores pessoais invadiu as nossas vidas. Bill Gates tornou-se o símbolo do homem de negócios com sucesso e incorporou como ninguém o ‘sonho americano’).

Uma semana depois, a 19 de julho, terça-feira, às 22h, no TVCine 2, conhecemos a história de outro jovem com uma ideia visionária, décadas depois de Bill Gates. E se o mundo inteiro pudesse comunicar através de uma rede em que cada usuário fosse identificado apenas e só pela fotografia da sua cara?

O Facebook tornou-se quotidiano das nossas vidas e há mesmo quem não imagine viver sem a rede social. Mark Zuckerberg: A Face Por Detrás do Facebook (2012), de Lauren Klein, conta a história verdadeira do jovem génio de computadores que cresceu num subúrbio privilegiado de Nova Iorque, estudou em Harvard e dominou o mundo a partir de Silicon Valley. Zuckerberg é apresentado como implacável nos negócios e perigosamente ambicioso, capaz de derrubar quem se interpuser no seu caminho, o que lhe garantiu hoje uma posiçãoentre os maisricos do planeta.

Steve Jobs também se insere nesta categoria de homens que se julgam maiores que a vida. Mas ao contrário de Zuckerberg (e também de Bill Gates), Steve Jobs não foi um inventor nem um engenheiro nem um especialista em computadores.

Jobs foi um mago da comunicação, capaz de apresentar cada produto da Apple (Macintosh, iPhone, iPad, iPod) como a nova revolução da humanidade. Ninguém lhe pode retirar o dom e a magia de entusiasmar as plateias, mas em Steve Jobs: Como Ele Mudou o Mundo (2011), de Bertrand Deveaud, Antoine Robin e Lauren Klein, emitido a 26 de julho, terça-feira, às 22h, no TVCine 2, Jobs é apresentado de forma muito crítica.

Autoritário, rude, megalómano, ou ainda arrogante ao ponto de se comparar a Isaac Newton ou a William Shakespeare, são estas algumas das opiniões de quem com ele trabalhou.

Ao contrário de Bill Gates, Mark Zuckerberg ou Steve Jobs, Ingvar Kamprad, o senhor Ikea, mantém-se longe das luzes da ribalta, escondido no seu refúgio algures na Suécia, ou não fosse ele um nórdico por excelência. Kamprad começou por ser um modesto comerciante nos anos de 1950 quando percebeu que o mundo estava a mudar para uma escala global, assente na economia. Ele aplicou então esse modelo na decoração de mobiliário, apostando no lema FSE (Functional, Shape and Easy to produce). Hoje o Ikea, com mais de 250 lojas em todo o mundo, é símbolo de móveis acessíveis, com design, fáceis de produzir, transportar e montar, e elevou o seu criador à lista dos homens mais ricos do mundo. Ingvar Kamprad: O Homem Que Mobilouo Mundo(2012), de Elisa Jadot,contaa sua históriaa 2 de agosto,terça-feira, às 22h, no TVCine 2.

E se Ingvar Kamprad ajudou a mobilar o planeta, Phil Knight mudou a forma como o mundo pratica desporto. Depois de uma viagem ao Japão, onde descobriu uns ténis baratos e com qualidade produzidos por um homem chamado Onitsuka, Knight levou alguns pares no regresso aos Estados Unidos e à Universidade de Stanford, onde estudava.

Trabalhando num protótipo semelhante, nasceu aí a história da Nike, que se tornou numa das marcas mais importantes em todo o mundo no que diz respeito não apenas a ténis mas também a roupa desportiva, acessórios e a todo o universo do desporto. Philip Knight: O Homem Que Faz Correr o Mundo (2012), de Lionel Poussery, é exibido a 9 de agosto, terça-feira, às 22h, no TVCine 2.

Documentários: Homens que Mudaram o Mundo termina com Richard Branson: O Rei da Virgin (2012), de Roman Bolzinger, a 16 de agosto, terça-feira, às 22h, no TVCine 2. Branson é um dos homens mais ricos do Reino Unido e apostou sempre no seu inconformismo e na sua excentricidade para conseguir publicidade grátis em todo o mundo para os seus produtos.

Música, livros, transportadoras, ginásios, eventos, o universo Virgin chega a todo o lado e a todo o mundo, tudo graças à visão do seu criador, o empresário Richard Branson.

Documentários: Homens que Mudaram o Mundo, sempre às terças-feiras às 22h, no TVCine 2, a partir de 12 de julho.