Pedro Fernandes vai à SIC, mas Rita Ferro Rodrigues é ‘desconvidada’ na RTP

Rita Ferro Rodrigues foi convidada e depois ‘desconvidada’ para o “5 Para a Meia-Noite”

Rita Ferro Rodrigues era hoje a convidada do “5 Para a Meia-Noite” de Pedro Fernandes e à última da hora foi desconvidada.

A apresentadora da SIC terá sido vetada pela direção de programas da RTP por ser uma cara de outra estação e ter um programa no ar.

Rita esteve este sábado no “Herman 2013”, programa de Herman José para promover o seu livro – “Deve Ser Isto o Amor” – e era nesse âmbito que estava convidada para o formato de latenight da RTP1.

Curiosamente Pedro Fernandes, o apresentador desta noite que havia convidado Rita Ferro Rodrigues para a edição do “5 Para a Meia-Noite” esteve esta manhã no “Querida Júlia” a falar do seu novo projeto profissional.

No Facebook, Pedro Fernandes afirma que já falou com a apresentadora do “Portugal em Festa”: «Já lhe pedi desculpa pessoalmente e espero que o programa e a entrevista que tanto trabalho me deram a preparar, possa ser possível um dia», adiantando ainda que os motivos são «alheios à sua vontade».

Rita Ferro Rodrigues também usou o Facebook para emitir um comunicado que reproduzimos na íntegra:

Coisas que me deixam muito triste :

Há cerca de uma semana recebi um convite do programa da RTP “5 para a Meia -Noite” para estar presente , esta quinta -feira , dia 20 , no directo conduzido pelo apresentador Pedro Fernandes , para falar do meu novo livro “Deve Ser Isto o Amor”.

Aceitei o convite de bom grado: há uma espécie de acordo de cavalheiros entre os canais, de não haver constrangimentos, quando um apresentador ou pivot ou jornalista, lança um livro, de ser convidado pelos outros canais como AUTOR de forma a falar de uma outra dimensão do trabalho (e da pessoa) que nada tem a ver com a televisão.

Para que esta entrevista fosse preparada , respondi a uma extensa e bem feita entrevista feita pela equipa de conteúdos do programa, respondi a emails da produção do mesmo e organizei a minha vida familiar no sentido de estar presente hoje , às 23 h no estúdio , para o directo.

Pois , no próprio dia, sou desconvidada. Através da minha editora (incrédula) sou informada que a minha presença não é bem vista pela Direcção de Programas da RTP, «por ser uma cara da concorrência e ter um programa no ar».

Reparem na falta de chá (para não dizer outra coisa) : fui desconvidada no próprio dia.

Sei (porque estas coisas se sabem) que esta decisão ultrapassa a equipa de conteúdos do programa e o próprio apresentador.

Tenho um carinho enorme pela RTP, foi o canal onde nasci como profissional e por isso estou perplexa e muito triste. Na SIC, é com muito prazer que convidamos autores de outros canais, eu em particular lembro -me, de belíssimas conversas que tive com vários autores (José Rodrigues dos Santos, por exemplo) sobre os seus livros numa antena aberta e livre.

Achei , nestes tempos estranhos em que vivemos , que devia partilhar isto. Porque francamente, acho uma vergonha .

Claro que tem a importância que tem e há coisas muito mais importantes nesta vida… Mas não é do meu feitio calar-me, perante uma atitude no mínimo, indigna.

Rita Ferro Rodrigues