Polémico ‘beijo gay’ leva “Jikulumessu” a ser suspensa em Angola [vídeo]

“Jikulumessu”, a novela Angolana que vai estrear brevemente na RTP1 está a ser bombardeada com uma onda de polémica no seu país natal.

A trama da responsabilidade da Semba Comunicação exibiu no capítulo de sexta-feira o primeiro beijo gay da ficção angolana.

Na história Pedro Hossi interpreta um homem casado e com dois filhos, que se envolve com um jovem solteiro, interpretado por Lialzio Almeida. O contacto afetuoso entre as duas personagens masculinas originou a maior discussão de sempre numa ficção angolana, via redes sociais.

O Facebook oficial foi invadido com largas dezenas de comentários. Parte defendia a cena, a outra fação era contra o beijo homoafetivo.

Já em “Windeck”, novela dos mesmos produtores e exibida na RTP1, o tema da homossexualidade, neste caso no feminino, foi abordado através de Tchyssola (Marta Faial) e Luena (Edusa Chindecasse), um casal de lésbicas.

Em “Jikulumessu” foi abordada o contacto entre dois homens e a polémica instalou-se e subiu de tal ordem de tom que a novela esteve suspensa e não foi exibida na segunda-feira.

Os espectadores foram informados que  “Jikulumessu” não seria emitida através do “Telejornal” da estação (TPA). O pivô informou que «a exibição havia sido suspensa por problemas técnicos».