Ponto final: TVI diz que Iva Domingues não é apresentadora da casa nem tem ‘lugar cativo’

A TVI decidiu colocar um ponto final na polémica que envolve Iva Domingues e os habitantes da cidade de Guimarães.

Recorde-se que há dias a apresentadora substituía Fátima Lopes do “A Tarde é Sua” e, em conversa com Joaquim Letria, deixou escapar «Em Guimarães só mudam as moscas, a trampa é sempre a mesma». Esta frase estava incluída numa conversa acerca de um problema de saneamento na autarquia vimaranense.

Iva Domingues foi retirada do vespertino da TVI e não o apresentou mais, sendo rendida por Cristina Ferreira e Manuel Luís Goucha em dias distintos.

Apostada em terminar de vez com a polémica, Helena Forjaz, directora de Conteúdos e Marketing da quatro é perentória a afirmar que não há qualquer problema até porque Iva Domingues nem é quadro da casa e é uma colaboradora, podendo ser chamada ou não pela estação.

«A Iva é uma colaboradora da TVI, participa nos nossos programas quando a convidamos», apontou Helena Forjaz à TV Guia.

Sem qualquer vínculo à TVI, a profissional não foi suspensa, porque isso pressuporia uma relação formal, situação que a estação de Queluz descarta de forma taxativa.

O facto de Iva Domingues ter sido posta de parte no “A Tarde é Sua” e substituída por quadros da TVI também não se coloca, pois a profissional é só chamada quando a empresa entende e não deve ser vista como «a substituta da Fátima [Lopes], porque há outros rostos que também desempenham essa função», concluiu Helena Forjaz.

Recorde-se que a quatro terá solicitado a Iva que fizesse um pedido formal de desculpas num caso onde até o presidente da Câmara Municipal de Guimarães (CMG) se sentiu na obrigação de exigir um esclarecimento. Na altura a apresentadora disse que «nunca, em momento algum, me referi à cidade de Guimarães nem aos vimaranenses com palavras menos próprias».