“Por Ti”: Resumo dos próximos episódios

“Por Ti”: Resumo dos próximos episódios

Episódio 197 (30 de janeiro a 5 de fevereiro)

Miguel em êxtase por perceber que não se envolveu com Xana.

Fábia arma escândalo com Nuno, na Tasca.

Paulo e Helena conseguem tirar Sara do turismo para a levar para o hospital. 

Na capela, Miguel arruma o altar quando Xana entra, eufórica, e lhe conta que não se passou nada entre eles os dois, apenas dormiram juntos na mesma cama. Xana diz-lhe que achou que tinha tirado uma fotografia mas, em vez disso, pôs o telemóvel a gravar e consegue ver-se que foram os dois para o quarto mas acabaram por adormecer, podres de bêbados. Miguel está em êxtase, feliz por não ter pecado e conta a Simão, que acaba de entrar, que ele e Xana não se envolveram, tudo não passou de uma mal-entendido. Na felicidade de Xana e Miguel.

Tó e Lara aguardam que Armanda venha com os gelados quando Lara encontra uma amiga dos tempos de escola. Irina conta-lhe que está ali, com alguns amigos do curso, a passar uns dias e convida-a para aparecer, nessa noite. Lara recusa o convite, diz que vai voltar para Rio Meandro, que é casada e que trabalha no restaurante. Irina fica surpreendida e diz que ainda pensou que Lara retomasse os estudos. Tó reclama que Armanda nunca mais vem e quando Irina se despede vemos que Lara ficou a refletir na conversa que teve com a amiga.

No salão, Afonso entrega os medicamentos a Amélia e diz-lhe que pode contar com ele, já que Armanda está fora. Amélia diz-lhe que não lhe quer dar trabalho, que já tem suficiente com Matias e que até pensou que podia dar 70 voltas à capela de joelhos, na esperança de um milagre. Afonso, constrangido por ocultar a verdade á avó, diz-lhe que isso não faz sentido e que tire essa ideia da cabeça.

Constança está com Zé no seu gabinete improvisado e apresenta queixa pelo roubo do relógio. Zé, com um ar profissional, vai apontando os detalhes que Constança lhe dá, mas esta mente-lhe dizendo que o relógio lhe tinha sido oferecido pela sua avó e que Alice o roubou. Zé pede-lhe dinheiro para o trabalho, mas Constança diz-lhe que primeiro terá de encontrar o relógio.

Na tasca, Orlando lamenta-se a Dieter e Dulce pois parece que não tem vocação para nada. Eles tentam animá-lo e dizer-lhe que podia pensar num negócio próprio. Nisto, Tosso chega e diz que está pronto para regressar ao trabalho e agradece a Dieter a ajuda que lhe deu. Tosso repara nas mudanças feitas por Dieter e reclama com ele dizendo que já percebe de onde vieram as queixas dos clientes.

Renata vai ter com Eugénio, que lhe garante que não teve nenhuma premonição em relação a Sara. Renata insiste, diz que ele ficou estranho e que o conhece, mas Eugénio explica que apenas sentiu uma energia diferente, nada para além disso.

Sara termina a vídeo-consulta, está esperançosa mas tensa, e comenta com Luísa que não sabe como vai conseguir fazer os exames, porque isso implica sair do quarto. Luísa pede-lhe que se mantenha tranquila pois vão conseguir arranjar forma de fintar Renata.

Tosso está sentado a uma mesa enquanto observa Dieter a servir os clientes. Dieter está visivelmente incomodado. Nuno, que chega nesse momento, senta-se para beber café e Fábia vai ter com ele, quer já a totalidade do pagamento e, depois de pensar melhor, exige mais 10 mil euros para fazer o serviço. Nuno diz-lhe que foque descansada que lhe vai pagar o que foi combinado, mas que não pode cobrir esse valor extra que está a pedir. Fábia exalta-se e levanta a voz, para que todos oiçam, e diz a Nuno que não tem o direito de a tratar assim, ainda que tenha a profissão que tem, e que quer que ele se afaste dela e que esqueça o serviço. Nuno, sem perceber de onde vem aquela atitude, tenta acalmar Fábia, mas já tem toda a gente a olhar para ele.

Miguel vai ter com Neca ao posto, quer mostrar-lhe o vídeo para provar que entre ele e Xana não aconteceu nada, apenas dormiram na mesma cama. Neca não está interessado, diz a Miguel que caso queira vagar a casa que não está a aceitar devoluções e que não quer nem vai aturar Xana novamente na sua vida. Miguel olha-o derrotado, sem saber o que fazer.

Matias vai ter com Rui à Junta e diz-lhe que quer convidar Renata para ir viver lá para casa. Rui acha que o pai já está a levar este plano de vingança longe demais, mas Matias explica que a forma de a vigiar é mantê-la por perto. Rui acha que Renata nunca vai aceitar viver consigo e Matias diz-lhe que têm de simular que estão chateados.

Nuno conta a Mónica e Mia o que se passou com Fábia, diz que não conseguia cobrir o dinheiro extra que esta pedia e que Fábia armou um escândalo na tasca e toda a gente ficou a olhar. Mia conta-lhe que a vídeo-consulta de Sara correu bem e que Luísa teve uma ideia para conseguir fazer com que Sara saia para ir aos exames.

Afonso acaba de despejar óleo para cima das calças quando Tó entra na oficina. Afonso pergunta por Armanda e Tó diz-lhe que as coisas já estão mais calmas e que, com o tempo, ela vai ficar bem.

Lara vai ter com Dieter à tasca e pede-lhe desculpa pelo boato criado por Armanda. Dieter desvaloriza e Lara ganha coragem e diz-lhe que quer fazer os exames de acesso à faculdade. Dieter dá-lhe apoio, Lara fica aliviada e dá-lhe um beijo apaixonado.

Amélia termina de pentear Helena enquanto esta atende a chamada do colega que fez a vídeo-consulta a Sara. Amélia diz à filha que se devia era preocupar com Matias e Helena, tentando disfarçar, diz à mãe que está em cima do assunto. Armanda chega e conta, muito chorosa, a Amélia que fez uma data de exames e que nunca vai conseguir engravidar. Amélia fica sentida com a tristeza da sua ajudante e diz-lhe que vá para casa descansar e que regresse apenas quando se sentir com forças.

Fábia encontra Renata na capela e conta-lhe que tudo correu como planeado com Nuno. Renata estava certa de que ele não ia aceitar pagar mais e diz-lhe que está na altura de avançarem com o resto do plano.

No lobby do turismo, Zeca está sentado numa mesa a comer uma torrada enquanto lê o jornal. Helena e Paulo falam, mais afastados, enquanto aguardam que Sara apareça. Sara chega e começa a ficar nervosa enquanto observa Paulo e Helena. Sem que se esperasse, Sara finge sentir-se mal e desmaia, enquanto Helena e Paulo correm na sua direção. Zeca fecha o jornal, começa a fincar inquieto com a situação e aproxima-se. Helena manda-o afastar-se e diz a Paulo que têm de ir para o hospital. Paulo e Helena carregam Sara, sob o olhar confuso de Zeca e afastam-se para o exterior. Zeca, ao vê-los sair, liga a Renata a contar o que acabou de acontecer.

Renata fala com Zeca, furiosa, e diz-lhe que ela vai atrás de Sara e que ele e Fábia seguem com o plano, tal como combinado.

Constança está entusiasmada, acha que Zé já encontrou o relógio roubado por Alice. Zé diz-lhe que tem a lista dos itens roubados naqueles assaltos e que o relógio é um deles. Constança, determinada, diz que não roubou o relógio, mas Zé explica que se a ideia é encontrar o relógio para o vender, isso é crime. Constança não se importa, diz que Zé já nem trabalha na Guarda por isso também não devia estar preocupado com crimes. Bernardo explica a Zé que a gravidez está a deixar Constança baralhada das ideias.

Isabel desabafa com Lara, enquanto arruma a cozinha. Diz que preferia que Miguel a tivesse traído pois assim estavam quites, agora ela voltou a ser a pecadora e ele o santo. Lara pede à mãe que tenha calma e esperança pois pode ser que Miguel, um dia, volte a ser o homem animado de quem a mãe tem tantas saudades. Isabel assente, mas sem grande esperança.