“Por Ti”: Resumo dos próximos episódios

“Por Ti”: Resumo dos próximos episódios

Episódio 105 (23 a 29 de julho)

Renata fala para os habitantes e culpa a construtora. Todos se revoltam contra ela menos Rui.

Nuno e Luísa fazem amor.

Afonso olha apaixonado para Mia que está deitada enquanto ele se veste. Diz que por ele ficava ali a matar todas as saudades. Mia quer que saia para não falarem e não estragar o que aconteceu, diz que vai ter à capela, mas vai sozinha. Acha que vai ser uma reunião de cinismo.

Miguel vai abrir a capela. Rui está tenso e diz a Tosso que Renata nunca lhe mostrou aquele projeto e sempre falou de que seria a aldeia nova a desaparecer. Tosso também quer estar presente na reunião na capela.

Armanda também se prepara para ir à capela, mas Amélia não a deixa, tem de ficar no salão. Tó traz o teste gravidez e Armanda lê que deve fazer com a primeira urina da manhã, é mais fiável, quer esperar para fazer amanhã.

A reunião começa com Renata começa por desculpar-se com a falha geológica que era do seu desconhecimento. Afonso diz que é mentira. Renata diz que o Grupo Jones se viu obrigado a submeter ao governo outro projeto que estava guardado na gaveta. Defende Rui perante todos dizendo que ele não sabia. O burburinho geral aumenta até ficarem todos exaltados para satisfação de Renata.

Mónica está na loja e fica surpreendida por ver Paulo, ele também não quis ouvir Renata, acha que ela vai dizer o mesmo de sempre. Mónica conta-lhe que vai escrever um livro e ele dá-lhe força. Paulo diz que não sabe se Helena vai jantar ao restaurante alguma vez, agradece-lhe pela ajuda que lhe está a dar e conversam bem-dispostos.

Afonso está furioso com o pai porque continua a defender Renata. Matias pergunta ao filho como pode defendê-la, se tem um caso com ela, mas Rui diz que não tem. Afonso diz ao pai que tem de decidir de que lado vai ficar.

Renata está satisfeita com o resultado da reunião, diz a Nuno que vai dar uma volta para começar a despedir-se também ela de Rio Meandro. Nuno pergunta a Luísa o que quer dele, pois não a percebe. Luísa empurra Nuno para dentro ao mesmo tempo que o cobre de beijos. Nuno corresponde, hesitante. Luísa percebe e solta-o. A porta do quarto fica entreaberta. Luísa vai fechar a porta e começa a despi-lo, vão fazer amor.

Mónica fala com Miguel, que vem da sacristia com acervo bibliográfico, que põe em cima de um banco. Eles estão de costas para a entrada e Renata entra no momento em que Mónica está a perguntar quem é a menina que está numa das fotografias e Miguel diz que era Joana.

Tosso está a sair com Covas, assume que foi ele que furou os pneus a Renata quando ela chegou, mas agora quer mesmo tirá-los todos para ela perceber que não a querem em Rio Meandro.

Miguel fica incomodado com as perguntas que Mónica faz sobre Joana. Renata interrompe, quer rezar e eles não deixam, tenta perceber porque Mónica está a remexer no acervo e esta diz-lhe que vai escrever um livro sobre a terra.

Renata recorda quando foi expulsa com a mãe e agora quando lhe rodearam o carro depois de terem descoberto o projeto. Pede a Deus para lhes dar o dobro do que lhe desejam.

Nuno gostaria de ficar a tarde toda com Luísa, mas esta despacha-o, diz que tem de limpar o quarto para os próximos hóspedes. Nuno chama-a de bruta, diz que já encontrou o primeiro defeito.

Afonso diz que o pai acreditou em Renata, acha que ela está interessada no bem de Rio Meandro. Mia diz que não podem desistir. Afonso quer falar do que se passou entre eles, mas ela corta a conversa e diz que falam depois.

Lara discute com a mãe por não aceitar o casamento. Lara menciona tudo o que a mãe quis fazer e o pai não deixou. Isabel acha que Miguel vai morrer e não quer que ela o magoe, mas Lara não se cala e diz que vai sair de casa.

Mary dá os parabéns pelo casamento a Dieter que fica furioso quando ela critica Lara, avisa-a que se só vai ali para dizer mal dela e meter veneno na relação, diz que pode sair e nunca mais voltar.

Simão arranja desculpa a Tosso e leva Adelaide para ensaiarem na capela. Dulce recebe chamada de que houve um aluimento na levada. Eugénio pede a Amélia que ligue imediatamente a Afonso.

Afonso diz a avó que está com Tó e estão a trabalhar. Tó conta-lhe que Armanda pode estar grávida, vão dormir na oficina e amanhã faz o teste. Tó atende chamada de Nuno que lhe pede um reboque.

Nuno diz a Renata que Tó vai mandar um reboque. Renata está furiosa por ter ficado sem pneus, não se admirava que tivesse sido Luísa. Renata conta a Nuno o encontro que teve com Mónica na capela e que ela estava com a sua fotografia na mão. Diz que a vontade que tem é assumir a sua vingança.

Lara está desanimada porque saiu de casa, mas não tem como alugar uma casa e não quer viver com Dieter sem casar, era um desgosto para os pais. Mia diz que pode ficar lá em casa.