“Por Ti”: Resumo dos próximos episódios

“Por Ti”: Resumo dos próximos episódios

Episódio 104 (23 a 29 de julho)

Mia e Afonso fazem amor.

Miguel retira a bênção de casamento a Dieter.

Adelaide serve um café, mas está preocupada com o avô que está no Largo com os habitantes a cercarem Renata. Apressa Neca para ir ao largo. Neca fica a saber que Xana também está lá.

Rui, Tosso, Xana, Amélia, Armanda, Tó Calhau, Afonso e mais alguns habitantes que, entretanto, se juntaram, continuam em frente ao carro de Renata que permanece com Nuno no interior. Querem explicações e estão exaltados. Renata continua paralisada com a memória do passado e não responde. Nuno aterrorizado manda Renata avançar. Renata desperta e tenta avançar, mas com os nervos deixa o carro ir abaixo. Rui começa a caminhar para o carro e, para surpresa de todos, vira -se de costas e dirige-se aos restantes. Diz a todos que vai pedir explicações e depois convoca uma reunião. Tosso desconfia que ele esteja feito com ela. Amélia acusa-o de pender para onde lhe dá mais jeito. Renata acelera e quase atropela Xana que, no último instante, é puxada por Tosso. Renata consegue fugir. Neca olha aflito para Xana.

Renata para o carro e sai, tenta recuperar o fôlego, está cheia de raiva por recordar o que lhe fizeram a ela e à mãe, a vontade era dizer quem era, mas Nuno alerta-a que há uma agenda para cumprir.

Rui não quer tomar partido até ouvir o que Renata tem para lhe dizer. Afonso diz que ela não tem consideração por ele e está na altura de ele se juntar a eles contra ela. Rui quer ouvi-la, diz que não é lixo para ser descartado e sai.

Orlando dorme na cama de Luísa quando Rita tenta acordá-lo com cuidado. Bernardo acorda-o de repente e entra Miguel que veio buscá-lo, pois Isabel está preocupada com a ausência de Orlando.

Mónica vem agradecer a Eugénio, aceitou a sugestão de Eugénio e vai escrever um livro sobre Rio Meandro. Eugénio continua preocupado com Afonso e pergunta insistentemente por ele. Mónica pergunta se alguma vez acertou nas premonições e ele lembra-se quando acertou os números da cautela, mas não lhe conta. Mónica quer saber mais informações sobre a cruz para escrever o livro.

Renata mostra-se sonsa, diz que andou muito ocupada em Lisboa, tenta dar a volta a Rui. Diz que Mia e Afonso roubaram informação confidencial e vão responder pelo ato em tribunal. Renata diz que não é ela que quer afundar as duas aldeias, mas sim a construtora. Rui fala dos terrenos que investiu que agora não passam de lama e Renata diz-lhe para ver a sua conta

bancária para a qual transferiu uma estimativa do valor das indemnizações que vão ser pagas pelos lotes que comprou.

Helena acha que Orlando tem um esgotamento. Isabel diz-lhe que estão ali para ajudá-lo, para não se preocupar. Rui liga a Miguel para abrir a capela, Miguel fica contente e aceita. Isabel está na cozinha a tirar um café para Helena que veio ver Orlando quando Miguel entra e diz-lhe que adorou a noite de ontem. Isabel diz que não estava à espera de que ele fosse capaz daquelas coisas. Ele quer compensá-la por todos os anos que não a valorizou. Isabel fala da doença, mas Miguel não quer falar, diz que só precisa de ter a mente sã.

Afonso agradece a Mia por ter levado a avó para o salão. Mia diz que é difícil para eles então para as pessoas mais velhas será pior, acha que não vão conseguir travar Renata. Afonso não vê que ela fica triste e não resiste a abraçá-la. Já de saída, Afonso olha-a, apaixonado, Mia, agradecida, esboça um sorriso e aproxima-se de Afonso para o beijar. Atrapalhados e sedentos de desejo um pelo outro, dão um beijo muito próximo da boca. Afonso não resiste e beija-a, Mia retribui. Os dois fazem amor, apaixonados.

Dieter vai ouvir o que Renata tem para dizer e mostrar a sua indignação. Xana veio à procura de apoio junto de Mónica porque também foi traída. Mónica começa a perder a paciência quando Xana começa a compará-la com Helena e vai fazer-lhe a conta.

Neca está triste por causa de Xana, Zé tenta perceber afinal o que Bernardo disse e ele conta-lhe sobre o bilhete encontrado, Zé fica tenso ao ouvir a história, percebe o mal-entendido que se formou e sai. Tó conta ao pai que Armanda pode estar grávida.

Renata está satisfeita porque conseguiu enganar Rui. Nuno achava melhor avisar a guarda para a reunião da capela, mas Renata quer manter a postura de bem-intencionada. Constança e Bernardo perguntam pelas indemnizações.

Miguel diz a Dieter que não gosta de voltar atrás na palavra, mas não quer desagradar Isabel que não concorda que Lara case tão nova e retira a bênção que tinha dado para se casar com Lara. Dieter diz que estão apaixonados, mas Miguel diz que Lara deve ir para a faculdade primeiro. Sai bem-disposto e cruza-se com Lara que, a sós com Dieter, diz que quer casar com ele na mesma com ou sem aprovação dos pais.

Xana vem trazer compras a Orlando, que pede desculpa a Xana por lhe ter dado cabo do casamento, ela diz que a culpa não é dele. Dulce vem desculpar Neca, conta que o bilhete foi escrito por ela mas era para Zé e que eles terão trocado de calças. Bernardo aparece também para dizer o mesmo, mas Xana não acredita neles.