“Por Ti”: Resumo dos próximos episódios

“Por Ti”: Resumo dos próximos episódios

Episódio 101 (16 a 22 de julho)

Helena confronta Mónica e diz que sabe qual a jogada dela ao atrasar o divórcio.

Mia, radiante, está no computador a ver o mail, quando Mónica bate e entra. Conta à mãe que vão mesmo suspender a construção da barragem por causa da falha geológica. Quer comemorar, mas Mónica prefere pizza, sofá e um filme para culpar o enredo. Conta-lhe que o pai falou no divórcio e que Helena apareceu na loja. Mia acha que é legitimo que a mãe lute pelo homem que ama e com quem foi casada estes anos todos.

Miguel foi substituir um colega nos correios e bate à sua própria porta para entregar uma encomenda a Lara, mas ao passar a caixa recolhe-a ao ver que é de uma sex-shop. Lara disfarça e o nome que lhe ocorre é que foi Amélia que pediu. Orlando e Miguel ficam chocados. Já sozinha com Orlando, Lara diz que não podia dizer que encomendou brinquedos para apimentar a relação dela com Dieter.

Rui quer que Eugénio pare de pôr ideias malucas na cabeça de Afonso. Eugénio diz que pode não acreditar, mas têm de ser vigilantes, mas Rui diz-lhe para parar de agoirar o filho.

Mónica põe música e canta enquanto limpa a casa, continua a cantar enquanto vai buscar o balde e a esfregona e ao desligar a música vê Helena, pergunta o que está ali a fazer. Helena quer falar de Paulo, diz que já percebeu a sua jogada e confronta-a sobre estar a adiar o divórcio, quer ganhar tempo para dissuadir Paulo, ou quem sabe, reconquistá-lo. Mónica diz-lhe que não tem de dar-lhe explicações, acusa-a de estar insegura. Helena diz que não tem razões para ser insegura porque sabe que Paulo a ama.

Isabel sente urgência em falar com Mary, diz que Miguel quer ter sexo com ela. Mary diz que isso é bom, mas Isabel está preocupada porque ele não está bem, hesita em contar-lhe que ele está doente, não fala, mas diz que Miguel mudou muito, até aceitou o noivado de Lara. Mary tenta disfarçar o desagrado ao saber do noivado e acha que Isabel devia dar uma oportunidade a Miguel.

Paulo entrega a sua sugestão para o menu, Constança acha muito bem e só espera que ele se sinta bem ali. Paulo fala do encontro de Mónica e Helena e Nuno traz a sugestão de menu que Luísa lhe pediu.

Tosso tem o resultado do referendo para saber onde irá ficar a cruz, diz que a cruz fica no posto.

Afonso já tentou todas as hipóteses e não consegue entrar na pasta, diz que se há alguém que sabe o que se passa na cabeça de Renata é Nuno, não serão fotos eróticas que ele esconde na pasta. Mia conta-lhe que Luísa se despiu para Nuno, fica enciumada com a resposta de Afonso porque ele já viu Luísa nua. Mia diz que o melhor é ir diretamente ao computador de Renata, vai pedir ajuda a Luísa para chegar ao portátil dela.

Renata está irritada com Henrique porque não pode aparecer sem avisar. Ele quer saber o que faz com os homens da obra e Renata diz que estão a ser pagos para estarem de férias. Henrique sai e Rui aproxima-se a tempo de ouvir a voz dele e achar familiar. Diz a Renata que é oficialmente dono de todos os terrenos que ela indicou. Renata sente-se vitoriosa.

Dulce coloca a cruz na cela, Tosso vai buscá-la para tirar uma fotografia. Orlando aliviado que a cruz fique ali e não na capela. Bernardo relembra Neca que hoje tem o jantar de reinauguração do restaurante do turismo rural.

Xana reclama com Tó que não gostou nada que tivesse defendido Dulce e acusa-o de já não ficar do lado dela, acha que é influencia de Armanda. Continua a insistir que Armanda pode engravidar dele para o agarrar e que já manda nele. Xana fala em traição quando Mónica entra para o seu passeio.

Mónica anda de bicicleta a apreciar a paisagem, pensativa. Ela pára junto a uma zona bonita, e aproxima -se de uma árvore que reconhece como um lugar onde fez piquenique com Paulo. Lembra-se do momento em Mónica estende a toalha e a Paulo agarra e diz que tem a certeza de que vão ser muito felizes ali. Desperta quando Eugénio se aproxima com Zuzu. Falam da visão que ele teve com Afonso, Eugénio diz que preferia não as ter.

Na sala do Turismo Rural, Paulo e Helena discutem por causa de Mónica, ele pede-lhe que o deixe ser ele a lidar com Mónica, tal como não interferiu quando ela tratou do divórcio com Rui. Beijam-se no momento que Mia e Afonso entram. Mia vinha falar com Luísa, mas já não quer.

Renata manda Nuno avisar Henrique que todos os assuntos que tiver a tratar com ela são por telemóvel. Nuno preferia não ir a Lisboa, mas Renata diz que é obrigatório, precisa dele para atender telefonemas e responder a emails enquanto ela estiver nas reuniões demoradas.

Mia entra em casa enervada e bate com a porta por ter visto Paulo e Helena aos beijos. Passado uns instantes, Afonso bate à porta e pede que ela abra. Afonso está preocupado, diz que são amigos e acha que ela exagera com a questão dos pais. Mia irritada que para ele seja tudo leve, diz que não aceita a relação do pai nem nunca vai aceitar. Mia manda-o embora, antes que se magoem, diz que talvez possam ser amigos quando o deixar de amar.

Armanda cheia de náuseas ameaça vomitar várias vezes. Amélia começa a achar estranho e diz que da última vez que teve assim uns meses depois nasceu Helena. Armanda fica nervosa.