“Por Ti”: Resumo dos próximos episódios

“Por Ti”: Resumo dos próximos episódios

Episódio 100 (16 a 22 de julho)

Helena, Mia e Amélia preocupadas com premonição de morte de Afonso.

Paulo quer tratar do divórcio, mas Mónica atrasa o processo.

Armanda e Tó estão no salão aos beijos, quando Amélia entra e ralha com eles. Tó diz que vinha falar com ela e conta-lhe a visão da morte de Afonso que Eugénio teve. Amélia fica angustiada.

Miguel estranha que Dieter venha visitá-lo todos os dias. Pensa que vem pedir desculpas pelo assédio a Lara, mas Dieter mostra-lhe um anel e pede a mão de Lara em casamento, diz-lhe que namoram há algum tempo e está disposto a tudo para ficar com ela. Miguel evita a conversa e sai enervado para a cozinha. Dieter entra na cozinha, só quer saber se Miguel permite o casamento, Miguel a custo diz que sim. Dieter fica surpreso e satisfeito, já Miguel fica angustiado.

Mia conta a Afonso como conseguiu a pen, ele fica surpreendido por ter sido Luísa a ajudá-la. Mia diz que a amizade delas afinal é resistente. Mia diz-lhe que leve uma cópia da pen e se conseguir chegar ao conteúdo encriptado que lhe diga. Os dois ficam em silencio e Afonso acaba por ir embora.

A aula de meditação vai começar, Luísa está feliz por ter Helena ali, ela diz que pensou muito se vinha, não por ser médica, mas por causa dos olhares e julgamentos. Luísa diz-lhe que a opinião dos outros é apenas isso, uma opinião. Constança e Mónica entram a conversar e não repara em Helena, que fica surpresa e desconfortável. Quando Mónica vê Helena, Constança diz que pode voltar noutro dia. Mónica pensativa diz que ela não teria vindo se a relação deles estivesse bem.

Renata está eufórica para Nuno, enquanto serve duas flutes de champanhe. Quer festejar por Rui ter caído no seu plano. Nuno não pára de olhar para as horas, vê que vai perder a meditação. Renata percebe e manda-o ir, diz que precisa dele com a cabeça fresca, mas fica desagradada.

No bar, Lara conta à mãe sobre a relação com Dieter e o pedido casamento que ele fez a Miguel. Isabel acha precipitado e que a filha tem muito para viver ainda antes de casar. Quando vai para sair para falar com Miguel e impedir que ele aceite, Dieter chega e, satisfeito, conta que Miguel aceitou, Isabel fica atónita e Lara coloca o anel no dedo, os dois beijam-se apaixonados. Isabel diz-lhes que não contem com o apoio dela, é contra o casamento deles.

Rui entra no gabinete altivo e de postura sobranceira, seguido de Helena. Rui provoca-a, fala do negócio que fez e que andou para a frente enquanto ela se contenta com amor e uma cabana. Helena pede para que ele pare com as provocações, só está ali para falar de Afonso, porque está preocupada com a visão de Eugénio e pede-lhe que fique mais atento ao filho. Rui acha que Eugénio é lunático e não devem dar importância. Lembra-se da conversa que Afonso teve com ele no dia anterior.

Mia agradece a Luísa a ajuda, diz que deu a pen a Afonso para ele tentar entrar descobrir a informação codificada. Recebe mensagem de Amélia que quer falar com ela e sai. Renata aproxima-se e diz a Luísa que não a quer a rondar Nuno, inventa que ele se deslumbra rapidamente com qualquer mulher. Tem sido assim em todas as obras. Fica furiosa quando Luísa lhe diz que não procura um relacionamento sério.

Miguel desabafa com o padre Orlando, está desorientado com o noivado da filha, que aceitou para não contrariar isabel. Miguel acha que ela seria a favor e quer que ela acredite que é um homem diferente. Orlando dá graças a Deus por não ter de guardar mais este segredo.

Simão ouve Adelaide cantar. Zé vem dizer a Simão para largar as burlas dos santinhos e terços, se precisar de dinheiro, pode falar com ele. Isabel entra e fica muito tensa ao ver Zé, pergunta sobre o que veio falar com Simão. Na cozinha, Isabel fecha a porta que dá para sala e olha, tensa, para Zé, volta a dizer que Simão não é filho dele. Zé diz que veio dar conselhos, mas até já deu por si a pensar que têm coisas parecidas. Simão entra, também a coçar a têmpora. Só Isabel vê-os a fazer o mesmo gesto ao mesmo tempo.

Helena desabafa com Paulo que não se sentiu nada bem a meditar com Mónica ao lado, sentiu-se a outra. Paulo abraça-a e diz que para ele, ela é “a tal” e sai para trabalhar. Afonso bate à porta e Helena diz, preocupada, que Mia procurou-a e contou-lhe a visão de Eugénio. Afonso desvaloriza e diz que só falta a mãe acreditar em unicórnios. Helena diz que pode ser médica, mas também é mãe e quer que ele faça exames de rotina.

Tó confronta a mãe pelo que fez ao motor da mota de Dulce. Neca ouve e, a sós, diz a Tó para cobrar só 100€ a Dulce porque o resto ele paga. Tó pergunta porque encobre sempre a mãe. Neca diz que quando ele casar vai perceber, mas neste caso é para não ter chatices em casa e no trabalho.

Afonso tenta desbloquear a pasta que a pen contem, mas não consegue, vai sentar-se junto de Matias que joga cartas no tablet e se irrita porque só lhe faltava uma carta para ganhar, ao exclamar “maldito sete”, Afonso lembra-se da conversa de Eugénio. Rui entra com Renata e Afonso quer saber porque vai jantar com ela, ele diz que ela lhe deu umas boas dicas para investir nuns terrenos e é para agradecer. Afonso diz que vai fazer os exames de rotina que a mãe pediu e Rui acha tudo o que Eugénio disse uma parvoíce.

Amélia está assustada com a premonição de Eugénio sobre o neto, Mia diz que já sabia e até falou com Helena. Amélia diz que agora é que Mia tem de andar colada a ele, mas Mia recorda-a que ele acabou com ela. Mostra-se desesperada sem saber como ajudar mais. Amélia diz que têm de rezar muito e pode ser que esta morte signifique apenas o final da relação deles. Mia fica desagradada e Amélia, atrapalhada.

Isabel está furiosa com Miguel porque concordou com o casamento, acha que Lara é muito nova e vai dar cabo da vida. Miguel sente-se aliviado que ela pense assim. Diz que gosta de a ver irritada, insinua-se, quer ir para o quarto, mas Isabel desenvencilha-se dele e sai para o quarto, tensa. Na expressão desiludida de Miguel.

Paulo admira-se da reação de Miguel, Lara diz que agora o pior é Isabel, mas vai acabar por aceitar. Paulo será o padrinho de Dieter e fica a saber que tem de fazer um curso na igreja de 3 meses que ocupa todas as sextas-feiras das 19h às 22h. Mónica fala do dia em que decidiram casa mas Paulo corta a conversa e aproveita para dizer que quer o divórcio. Mónica atrasa o processo e diz que prefere esperar pela indeminização da barragem e como vai ficar a aldeia espelho.