“Por Ti”: Resumo dos próximos episódios

“Por Ti”: Resumo dos próximos episódios

Episódio 98 (9 a 15 de julho)

Eugénio tem visão de Afonso morto e conta-lhe.

Luísa e Mia fazem as pazes para lutarem contra a barragem.

Mónica tenta aproximar-se de Paulo, mas ele corta. 

Mónica e Mia comem enquanto ouvem o podcast da entrevista de Renata em que Mia interveio. Mia acha estranho a postura de Renata e quer perceber o que ela anda a tramar. Mia vai abrir a porta e volta com Paulo, que traz um peixinho dentro de um saquinho de água. Mónica fica surpreendida ao vê-lo e ajeita-se subtilmente. Mia vai tirar cafés e deixa-os sozinhos. Mia fica enternecida a ver os pais a conversarem, sorri pela ideia que o pai teve em trazer-lhe o peixe. Mónica e Paulo conversam descontraídos, Paulo acha que Mia ficou mais animada. Mónica convida-o para beber um porto que trouxeram numa das viagens que fizeram ao Douro. Mónica estende a garrafa e ele fica incomodado com a cumplicidade de Mónica. Não lhe quer dar esperanças e diz que é melhor ir. Mónica assente, desiludida.

Renata diz a Rui que Nuno conseguiu chegar ao computador e apagou tudo. Rui só espera que não haja mais cópias, mesmo sendo falso ia ficar sempre a dúvida se viesse a público.

Isabel pede ajuda a helena para ver uns exames que diz que são do marido de uma amiga. Helena diz que não há muito a fazer, vão ter de ter muita força. Isabel fica emocionada.

Orlando está a cozinhar quando Miguel entra cheio de apetite. Orlando condena o que está a fazer a Isabel, se acha que é assim que vai conquistá-la, escolheu uma péssima estratégia ao enganá-la. Miguel está confiante que vai resultar.

Xana enche um jerrican de azeite, diz que ninguém se mete com ela sem levar troco. Tó não percebe e abre a porta a Armanda, que entra vestida de sereia, com uma cauda e um soutien que são duas conchas. Tó arregala os olhos e agarra-a pela cintura. Xana volta a entrar e manda-a ir vestir-se, diz que parece uma sardinha.

Mia vem falar com Luísa, que acha que Mia quer falar de Afonso, mas ela quer é falar da luta contra a barragem. Mia pede-lhe ajudá-la a entrar no quarto de Nuno. Ela pergunta se está interessada nele. Mia só quer ver o computador dele para se certificar de que as obras da barragem nunca vão acontecer. Luísa diz a Mia que amanhã liga-lhe quando Nuno sair. Bernardo diz-lhes que fazem bem em voltar a ser amigas, Afonso já não é assim tão bom partido.

Afonso prepara as coisas para o passeio de amanhã quando é surpreendido por Zuzu que lhe ladra como que o chamando para o exterior. Afonso entra em casa de Eugénio e Zuzu avança para a sua comida. Eugénio entra e ele diz que veio entregá-la porque ela apareceu na oficina. Eugénio agradece-lhe de coração. De repente sente-se mal e fica de olhos fechados. Abre-os, numa expressão de terror. Respira ofegante, quase sem ar. Afonso segura-o, preocupado. Eugénio tem uma visão fica angustiado. Vê uma velha roda de carroça, largada no meio do mato e um marco divisório de pedra onde está inscrito o número 7. Vemos o corpo de um homem caído coberto pela vegetação, parece estar morto, é Afonso. Eugénio tem um olhar de enorme angústia para Afonso, na iminência de lhe dizer algo. Eugénio agarra o pulso de Afonso com firmeza. Olha-o de olhos bem abertos e diz-lhe que é ele que vai morrer. Afonso fica apreensivo e recua. Eugénio apoia a cabeça nas mãos e tapa os olhos, nervoso, conta-lhe sobre as visões que teve, e como agora tem a certeza que é ele que vai morrer. Afonso acha que ele bateu com a cabeça ou não se tem alimentado bem, não acredita nele e manda-o descansar.

Renata paga a Henrique e manda Nuno guardar o resto do dinheiro para usar no momento certo. Renata aproxima-se de Nuno, mas este afasta-se e diz que está cansado de se sentir um boneco nas mãos dela.

Dulce satisfeita, diz a Zé que ele é incansável. Zé vai continuar a dormir ali, por momentos achou que o ia convidar para ficar na sua casa. Dulce diz que ainda é cedo e ninguém pode saber que estão juntos.

Afonso tenta perceber o que o pai sabe sobre Eugénio. Rui percebe que ele está preocupado e diz-lhe para não ligar aos delírios dele.

Isabel está muito abatida e Miguel contrariamente a quem está muito doente, está bem disposto, vai começar a correr e fazer coisas que nunca fez. Isabel verifica se ele tem febre, ele fala em sexo, diz que se ela quiser é todo dela, dia e noite. Isabel está muito surpresa, nem sabe o que dizer.

Xana vem abrir a porta e assusta-se com Armanda, que reclama que não a quer a dormir ali em casa. Tó também vem ver quem toca à porta e quer que Armanda fique. A seguir vem Tosso que entrega os papeis sobre o referendo para Xana assinar. Zé vem do quarto a dizer que dormir na cela era mais tranquilo, abraça Xana para fazer as pazes. Xana queixa-se da confusão naquela casa.