“Por Ti”: Resumo dos próximos episódios

“Por Ti”: Resumo dos próximos episódios

Episódio 92 (4 a 8 de julho)

Rui e Helena assinam divórcio.

Mónica decide reconquistar Paulo.

Xana fica a saber que Neca e Zé venderam os terrenos.

Simão quer que Adelaide seja vocalista da banda.

Tó compromete-se com Armanda.

Eugénio tem uma má premonição com Renata.

Isabel confessa ao padre que Simão é filho dela e de Zé.

Helena prepara-se para sair e confronta Paulo com a chegada de Mónica. Enquanto conversam, ela faz um apanhado no cabelo, tentando passar uma postura descontraída e escondendo os ciúmes que sente. Helena fala dos bens e do divórcio de Paulo que diz que Mónica não é vingativa como Rui e não se sente no direito de a pressionar quando a situação já é má para ela. Helena diz que vai assinar o divórcio esta tarde e que gostava que ele tratasse do dele para estarem juntos sem fantasmas.

Mia e Afonso reparam no ar apaixonado de Tó, que diz ser um homem comprometido. Mia pergunta se alguma vez o disse e ele diz que é a primeira vez, porque com Armanda é para a vida.

Xana mete-se com Nuno para saber como ficam as indemnizações tendo as obras da barragem parado. Nuno diz que Zé e Neca já sabiam que só iam receber caso a barragem fosse construída. Xana fica em choque ao saber que Neca e Zé assinaram o contrato sem ela saber. Dieter fala sobre Miguel, Lara fica furiosa porque Mary mete-se na conversa deles ao dizer que deviam contar ao Miguel e assumir a relação deles.

Isabel confessa-se diante de Orlando, que reage com surpresa ao que acabou de ouvir. Ela conta que Simão é filho de Zé, porque traiu Miguel numa noite em que bebeu demais e o pior é que ontem voltou a beber demais e contou-lhe a verdade. Orlando não sabe o que dizer e manda-a rezar dois terços completos. Isabel sai e Armanda corre para o confessionário. Orlando suspira impaciente.

Dulce fala para Zé, mas ele está com o pensamento ausente. Zé pede-lhe para tirar o resto do dia e sai. Xana entra no posto à procura de Neca e Zé, mas nenhum deles está. Provoca Dulce que não liga às suas provocações.

Armanda conta como foi especial a forma como perdeu a virgindade e que agora é uma mulher desflorada e comprometida com Tó. Orlando não tem paciência para os detalhes que ela conta.

Renata estranha Eugénio esperar por ela no lobby do hotel. Ele pergunta o que se passa com as terras da barragem e Renata diz que não sabia do erro no estudo. Diz que se soubesse e avançasse, seria o suicídio da empresa construtora. Eugénio desconfia e pergunta se ela vai desistir da barragem. Renata diz que que vai suspender as obras, mas não desiste dos planos, só tem de encontrar uma solução que não ponha em causa a segurança dos habitantes.

Xana confronta Neca por ter assinado o contrato de indemnização e não a ter deixado negociar. Ele diz que os terrenos são dele e de Zé e acharam melhor vender. Xana diz que também acha melhor ele dormir no sofá.

Simão está na zona do altar a tocar no teclado algumas notas. Zé, junto à porta vê Simão tocar e elogia-o embevecido. Rita chega apressada, quer saber o que Simão quer falar com ela. Simão fala de Adelaide ser vocalista da banda, mas Rita nem quer ouvir.

Afonso está satisfeito porque estão cheios de reservas para os passeios de bicicleta. Miguel quer alugar duas bicicletas para fazer uma surpresa a Isabel e Afonso diz que o ajuda a escolher um trilho mais fácil.

Helena assina os papéis do divórcio e diz a Rui que espera que mantenham esta relação de cordialidade. Rui está impressionado com a leveza dela em despachar uma ligação de décadas em 15 minutos. Diz que ela ainda se vai arrepender de ter largado tudo por amor e ainda vai sofrer por causa de Paulo.

Helena entra na loja Bio e olha em volta, Paulo diz que Mia e Mónica não estão. Ela sente-se insegura e diz que precisava de o ver, já assinou o divórcio e é uma mulher livre. Paulo beija-a.

Mónica conta a Mia que não voltou só por causa dela, mas também porque está decidida a lutar pelo casamento. Acha que vai ficar angustiada toda a vida senão tentar. Mia tem medo de que a mãe sofra e abraça-a.

Afonso está preocupado com o pai que disfarça que estava a chorar. Rui diz que esteve com a mãe a assinar o divórcio, não sabia que lhe ia custar tanto. Afonso decide ficar a fazer companhia ao pai e bebe um copo com ele.

Renata olha séria e determinada para Nuno e diz que está na altura de atacar Rui. O cerco vai apertar e precisa de trunfos do lado dela. Nuno vai falar com o tipo que conhece para tratar disso. Renata pede urgência.

Eugénio arruma a loiça enquanto zuzu bate com a cauda nos candeeiros e faz barulho. Eugénio aproxima-se do candeeiro para ajeitar o abajur e nesse momento, quando a luz da lâmpada o encandeia, tem outra premonição. Fica sério e diz que é Renata. Apenas que na visão dele, o carro de Renata a avançar rápido.

Adelaide não entende porque Simão quer falar com ela. Simão diz-lhe que quer que ela seja a vocalista da banda. Adelaide diz-lhe que Rita não vai aceitar. Simão diz que só quer saber se ela aceita, Adelaide hesita.

Eugénio liga a Renata, pergunta se ela pensa sair de carro e pede-lhe que tenha cuidado. Renata estranha a pergunta de Eugénio e pergunta se ele está com pressentimentos, fica tensa. Eugénio desliga a chamada, fica apreensivo e diz para Zuzu se desta vez irá conseguir fintar o destino.

Mia pergunta a Afonso se esteve a beber, ele fala que esteve com o pai que estava em baixo porque assinou hoje o divórcio. Mia não sabia, diz que Rui e Mónica estão a sofrer bastante. Conta a Afonso que já enviou o estudo para a Agência Ambiental e aguarda uma resposta.

Constança pergunta a Mónica se já sabe como vai fazer com a divisão de bens com Paulo. Mónica vai para contar que quer lutar pelo casamento, mas Bernardo chega e já não lhe conta.

Bernardo tira roupa de uma gaveta e encontra uma nota de cinco euros. Lembra-se da mala da agiota e procura por todas as gavetas da cómoda. Ouve Constança e Mónica que entram para falar mais à vontade e esconde-se atrás de um cortinado. Mónica fala sobre a sua decisão em reconquistar Paulo, conta que ainda o ama, não quer humilhar-se, mas vai manter-se presente. Constança diz-lhe que tem a certeza de que ela pensou muito e dá-lhe apoio. Bernardo ouve tudo e fica a sofrer por ter de manter um segredo.