“Por Ti”: Resumo dos próximos episódios

“Por Ti”: Resumo dos próximos episódios

Episódio 91 (4 a 8 de julho)

Mia e Afonso mostram a verdade sobre o estudo ambiental em visita à aldeia espelho.

Isabel diz a Zé que Simão é seu filho.

Mónica regressa a Rio Meandro.

Renata manda parar as obras da barragem.

Bernardo anda à procura do esconderijo onde Constança guardou o dinheiro da agiota. Rita aparece e estranha quando o pai diz que anda à procura de uma lente de contacto. Bernardo diz que devia ter ido à tasca em vez de ficar ali a trabalhar e mostra o vídeo de Adelaide a cantar, acha que ela é um diamante em bruto o que deixa Rita irritada.

Adelaide desculpa-se, mas Tosso está encantado com o karaoke, quer manter as noites animadas na tasca, a próxima será uma noite temática de fado. Miguel chega e pergunta por Isabel, Simão olha para o canto onde ela estava sentada, mas ela já não está lá. Miguel, pergunta se ela bebeu e fica preocupado.

Tó Calhau fica espantado ao ver o pai a fazer flexões, mas parece arrastar-se pelo chão. Diz que está a fazer exercício para esquecer que assinou o contrato de indemnização dos terrenos sem Xana saber. Tó sugere que ele comece já a beber cerveja para ganhar coragem para lhe contar.

Eugénio diz a Hilário que Adelaide vai ser cantora de certeza. Ele pergunta se isso é um desejo ou premonição. Hilário sabe que Eugénio não gosta de falar sobre isso, este diz, desconfortável, que é um desejo.

Mia e Afonso preparam-se para ir para o salão da junta para se encontrarem com todos que vão visitar a aldeia espelho. Comentam que desta vez Renata não vai conseguir safar-se porque ninguém sabe que eles têm o estudo, à exceção de Mónica.

Rui pede a Renata para o acompanhar, quer mostrar às pessoas que estão unidos no processo. Renata concorda para que transmitam confiança, confessa estar nervosa, diz-lhe que quer muito que as pessoas gostem do local.

Orlando, Lara e Simão preparam-se para sair, desvalorizam a preocupação de Miguel com Isabel. Ele continua desesperado, já sabe que Isabel não passou a noite em casa da Xana.

Renata e Rui moderam a apresentação e dizem aos populares que vão gostar do local. Renata diz que não são as casas que fazem os sítios, mas sim as pessoas. Afonso e Mia entram e Renata fica tensa. No final do discurso, Afonso diz ter uma questão e pergunta porque é que o Estudo de Impacte Ambiental que fez, não revelou uma falha no terreno que impede a construção da barragem. Renata fica apreensiva e ouve-se o burburinho dos presentes. Renata nega e diz ser uma invenção. Mia diz que têm provas e tira uma série de cópias do estudo original que distribui por todos. Explica que é uma copia do estudo que revela um problema na construção da barragem no local. Luísa insurge-se contra Renata. Ficam todos em choque.

Isabel espreguiça-se e abre os olhos a tentar situar-se. Olha à volta e levanta-se, alisa a roupa e sai da cela confusa, porque não se lembra de como foi ali parar. Vê Zé, sentado, na sua secretária e pergunta o que aconteceu na noite anterior. Zé diz que não a prendeu e tenso, pergunta se aquilo que ela disse na noite anterior é verdade. Isabel não se lembra e Zé pergunta se Simão é mesmo seu filho. Isabel fica em estado de choque.

Paulo e Dieter não querem ir à excursão ver onde se situa a nova aldeia. Mónica surpreende todos ao entrar, diz que veio para ficar.

Renata arranca a cópia das mãos de Matias. Todos comentam o que se está a passar e Rui olha Renata à espera de uma resposta, mas esta finge que não sabia da falha do estudo, promete que vai averiguar. Afonso exige que as obras parem de imediato, ela diz que irá agir em conformidade e sai com Nuno. Rui adia a excursão.

Isabel está muito tensa, Zé quer saber se o que disse sobre Simão ser seu filho é verdade. Ele conta que Isabel entrou no posto, animada, mas alcoolizada e a querer dançar. Conta que ela falou da noite que passaram juntos e que Simão é seu filho, a seguir adormeceu. Isabel nega que Simão seja seu filho. Bebeu demais e possivelmente estava a brincar. Zé não fica convencido.

Isabel chega a casa ainda tensa. Miguel diz que Lara o avisou que ela ia ficar em casa de uma amiga. Isabel confirma, mas avisa-o que o facto de ele ter voltado lá para casa que não significa que o desculpou e tem liberdade para ficar onde ela quiser.

Tó entra na oficina com Armanda atrás dele, sente-se enganado, ela diz que lhe mentiu para que ele ficasse à vontade e resultou. Tó confessa que tem sentimentos por ela e tem medo de a perder. Armanda diz que isso não vai acontecer a não ser que ele lhe diga que não a quer ali. Tó beija-a com paixão.

Mia está contente que a mãe esteja de volta. Mónica fica a pensar se Renata não saberia mesmo daquele estudo. Mia diz que se ela não soubesse não tinha comprado o silêncio de Carlos.

Renata está furiosa, diz que qualquer dia perde a cabeça e dá cabo de Afonso e Mia. Nuno não consegue ligar a Carlos e no hotel do Rio nem ele nem a mulher e filha chegaram a hospedarem-se. Renata diz que passam à segunda parte do plano, só precisa de pensar com calma.

Renata fala com Rui e mostra-se sonsa, diz que vai parar as obras porque não quer colocar os habitantes e os seus trabalhadores em perigo. Rui acha bem até porque as pessoas não podem perder a confiança nela e nele. Diz que vai começar a avisar que as obras vão parar.

Matias avisa Bernardo que as obras da barragem vão parar. Bernardo fica tenso e pergunta em que situação ficam as indemnizações. Matias diz que se não houver obra não faz sentido haver indeminização. Explica-lhe o que vai ter de fazer no trabalho comunitário na sua cooperativa.

Mónica diz que depois da visita de Mia a Lisboa percebeu que a vida dela era ali. Constança está feliz por ter a amiga de volta, diz-lhe que não tem visto Paulo e Helena juntos em público. Mónica regista.