“Por Ti”: Resumo dos próximos episódios

“Por Ti”: Resumo dos próximos episódios

Episódio 90 (4 a 8 de julho)

Armanda e Tó fazem amor.

Renata e Rui preparam visita à aldeia espelho com todos os habitantes.

Adelaide impressiona com a sua voz em karaoke na tasca.

Armanda entra vendada na oficina decorada de forma romântica. Ela tira a venda e admira o cenário, surpreendida e vaidosa ao mesmo tempo. Ele diz que fez tudo sozinho e Armanda pede que ele relaxe e aproveitem a companhia um do outro. Os dois brindam, felizes.

Afonso acaba de folhear o estudo e diz a Mia que a barragem não pode ser construída ali. Estão felizes, agora só têm de tornar o estudo público e falar com a agência do ambiente e com as pessoas de Rio Meandro.

Mónica toma café com Mia e diz que com esta informação do estudo ambiental é possível embragar a obra da barragem. Mia acha Mónica mais triste, ela diz que veio para Lisboa para esquecer Paulo, mas cada dia que passa tem mais saudades dele, pois lembra-se das coisas boas. Mia diz para não ser dura com ela mesma e que pode vir a Lisboa ter com ela mais vezes. Dá um abraço apertado à mãe, despedindo-se.

Paulo e Helena estão deitados e aninhados um no outro, ele acha que são uns privilegiados por poderem viver este amor, parece que o tempo não passou e que são os mesmos de há 25 anos. Os dois sentem que nunca deixaram de estar ligados e que o amor deles está mais forte.

Renata conta a Rui que já tem a localização exata da aldeia espelho, propõe levar os habitantes de aldeia nova a conhecer e Rui concorda. Renata pede-lhe que seja ele a passar a palavra aos habitantes da aldeia nova. Ele aceita, diz que sente que começam a ser uma equipa. Renata sorri, dissimulada.

Matias diz a todos que amanhã, quem quiser, pode ir conhecer a nova localização da aldeia nova. Amélia não está interessada, acha que deve ser um buraco que não chega aos calcanhares da aldeia nova.

Miguel recupera no sofá, acha que tem febre, mas Isabel desvaloriza e volta a concentrar-se nos testes que estava a corrigir. Simão chega e fala-lhes do karoke que vai haver na tasca organizado por Adelaide e Eugénio. Isabel mostra vontade de ir, quer descontrair e Miguel sugere que ela descontraia no sofá. Simão diz à mãe que vai com ela e diz ao pai para deixar de fazer drama porque só teve um desmaio.

Neca comenta com Zé que vai aproveitar o momento em que vai estar sozinho com Xana para lhe falar do contrato de indemnização que assinaram. Não sabe como lhe dizer, Zé pede que ele repita com ele as palavras que deve dizer, quando Xana aparece arranjada, quer ir ao Karaoke e Neca acaba por perder a coragem de lhe contar.

Tó Calhau faz um empratamento para Armanda que elogia a atitude dele. Tó está a por música ambiente de uma playlist do telemóvel, de costas para Armanda, quando a ouve engasgar-se e cuspir um camarão para o prato, é alérgica. Tó avança e provoca-lhe o vómito. Está desgostoso, estragou tudo. Ela desvaloriza e diz que nunca fizeram tanto para agradá-la. Diz para passarem para a sobremesa e começa a despi-lo. Tó não se retrai e deixa-se levar, ainda um pouco tenso.

Rui quer saber onde Afonso andou, queixa-se que ele passa a vida a tratar de assuntos da empresa como se tratasse de uma multinacional e não dormiu em casa. Rui conta-lhe sobre a nova localização da aldeia espelho e que vai haver uma visita ao local com os habitantes da aldeia nova, sugere que ele vá com Mia que verem que Renata não é a bruxa má como todos acham. Afonso diz que vai dizer a Mia e corta a conversa com o pai.

Mia recebe chamada de Afonso que lhe pergunta se está preparada para o que lhe vai contar. Conta a Mia que já sabe quando é que vão largar a bomba sobre o real estudo de impacte ambiental, Mia diz-lhe que tem de estar o maior número de pessoas. Ele diz-lhe para ela não se preocupar porque garantidamente que vão estar.

Renata fala sobre a igreja, mas Nuno nem a ouve. Só pensa em Luísa depois do encontro que teve com ela quando saía do banho. Renata apercebe-se que ele tem chás diferentes, diz-lhe para ter cuidado para não apanhar piolhos da selvagem (Luísa).

Armanda e Tó Calhau estão despidos, na cama, e beijam-se apaixonados. Fazem amor e tocam -se com a ternura de quem ama e o desejo de quem queria ter caído nos braços, um do outro, há mais tempo. Armanda encosta-se à cama e diz que foi muito melhor do que tinha imaginado, descai-se e diz que foi a sua primeira vez. Tó sente-se manipulado, acusa-a de lhe ter mentido e começa a vestir-se deixando-a sozinha e confusa com o que acabou de acontecer.

O ambiente na tasca é de festa. Xana, animada e desafinada, canta em dueto com Neca, que está tenso e mal apanha a letra. Isabel assiste animada. Zé procura por Dulce entre as pessoas, mas não a encontra. Orlando trava Isabel para que não beba mais, ela sugere que Orlando vá cantar e ele cede, pede para colocarem uma música dos Xutos e Pontapés.

Tó Calhau conta a Afonso o que se passou com Armanda. Ele aconselha-o a ficar com ela, pois gostam um do outro. Tó Calhau desvia assunto e pergunta como está a operação barragem. Afonso, confiante, diz-lhe que vai deitar Renata ao chão.

Eugénio convence Adelaide a ir cantar e todos ficam impressionados com o talento dela. Tosso aparece, quer acabar com a festa, mas ao ouvir a neta cantar fica encantado.