“Por Ti”: Resumo dos próximos episódios

“Por Ti”: Resumo dos próximos episódios

Episódio 87

Afonso é apanhado por Carlos a vasculhar a casa dele.

Estudo ambiental esconde falha geológica.

Tó Calhau faz abdominais e Neca vem em seu auxilio a brincar. Diz que a mãe está angustiada com o táxi e Tó diz que há coisas que nãos e controlam. É deixar ir.

Lara serve café a Mary e fica irritada com postura de Mary Louise, diz-lhe que está cansada das opiniões dela sobre a sua relação com Dieter. Mary acha que Lara devia ouvi-la porque conhece Dieter há mais tempo. Lara acha que ela quer voltar para ele, mas Mary Louise diz que o Dieter já não é o mesmo, no tempo dela, ele não aturaria o tipo de relação que tem com Lara. Fala do tipo de liberdade que tinham juntos e Lara fica furiosa.

Bernardo está na capela a agradecer a Deus por não estar preso e poder ver as filhas crescer. Apercebe-se de Miguel no chão, que continua desmaiado. Vê que ele não reage, mesmo depois de lhe levantar um braço. Coloca um cálice frente ao nariz dele e aflito, diz que não respira. Pensa em não ser acusado de homicídio e atira o cálice para o lado. Miguel abre os olhos e vira-se, recuperando os sentidos, lentamente, mas sem se conseguir levantar, ainda. Bernardo agarra-se à barriga, reprimindo uma cólica.

Mia diz ao pai que a presença de Helena lá em casa é inexplicável, aquela casa ainda é de Mónica. Paulo só quer falar com a filha e recuperar a sua relação com ela, vai estar sempre à sua espera. Mia diz que vai ser difícil, não lhe apetece ver o pai bem, já tem Helena e a mãe sofre em Lisboa.

Mónica toca a campainha do prédio onde vive Carlos, finge ter uma carta registada para ele, a mulher diz pelo intercomunicador que o marido está a viajar e depois passa nos correios para levantar a carta. Mónica diz a Afonso que a mulher de Carlos nem abriu a porta, disse que o marido está fora. Afonso desconfia que tenha sido Renata que o ajudou a desaparecer.

Rui agradece convite de Renata, diz que o almoço foi muito agradável. Rui diz-lhe que vão falando, e depois de ele sair de perto dela, ela, com sorriso gélido, diz que pode crer que vão.

Renata quer saber se Nuno já tem tudo pronto, liga a Rui e Nuno testa a escuta. Percebem que gravaram tudo, Renata quer ouvir tudo o que Rui falar ao telefone. Já sente pena dele.

Afonso prepara-se para sair da vigia, quando Mónica vê a mulher de Carlos a sair, decide segui-la. Afonso diz que fica, para tentar encontrar outras pistas. Afonso avança pelas traseiras e entra na sala de casa de Carlos pelo jardim, está desconfortável por entrar em propriedade alheia, começa a vasculhar tudo até pisar um peluche que faz barulho e apanha um susto.

Paulo não gosta de saber que Helena foi falar com Rui. Conta-lhe também que Mia perguntou se achava que ia ser feliz com Helena. Ela espera a resposta e Paulo diz-lhe que já é feliz, mas têm de parar de se recriminar por se amarem.

Afonso surge do interior a mandar um áudio a Mónica. Durante o tempo que Afonso leva a gravar o áudio, vemos que Carlos entra em casa, aproxima-se dele pelas costas e agarra-o. debate-se e consegue virar Carlos por cima de si imobilizando-o contra o chão. Afonso diz que não sai dali sem saber o que se passa com o estudo ambiental. Carlos, aflito, diz-lhe que o estudo é falso.

Miguel bebe da água benta que Bernardo lhe dá. Queixa-se de estar tonto e Bernardo dá-lhe hóstias para comer. Miguel diz que não pode beber água benta nem comer hóstias, vai parar ao inferno. Simão aparece e fica preocupado com o pai.

Carlos conta a Afonso o que foi omitido no estudo da barragem: uma falha geológica. Nunca pensou que Renata avançasse com a obra e não quer ser incriminado por uma tragédia que possa acontecer. Afonso não compreende como Renata avançou sabendo dos riscos que corria. Fica ainda mais determinado.

Eugénio diz a Renata que há alguma coisa que não está certa quanto à construção da barragem, diz que sente e lembra-se da visão que teve. Renata garante que está tudo controlado, Eugénio sai perturbado e ofegante.

Na capela, Isabel mostra uma atitude maternal com Miguel, veste-lhe uma camisa lavada e Simão entrega-lhe uma salada para ele comer. Isabel diz que, apesar de separados, não deixa de ser da família. Orlando não deixa Bernardo escapar ao serviço comunitário. Simão, com pena do pai, pergunta se Miguel pode voltar para casa, Isabel hesita em aceitar.

Zé tenta de tudo para chamar a atenção de Dulce seduzindo-a. Ela ri e fala sobre o táxi de Xana, diz que está com pena de Xana. Zé diz-lhe que ainda não o quer devolver a Xana, tem a indeminização dos terrenos em banho-maria por causa dela.

Xana continua a dizer que não vende os terrenos no valor que a empresa Jones oferece. Neca alerta-a para a compra de um táxi novo, Xana diz que não quer aceitar o que Renata está a oferecer pois sabe que ela irá pagar mais pelos terrenos.

Afonso fala com Mia sobre o que Carlos lhe contou. Não percebem como Renata quer avançar com a obra sabendo da fenda que existe no local, porque se surgir algum problema ela é obrigada a parar. Acha que há mais qualquer coisa que lhes escapa. Afonso tem uma ideia e pede a Mia para ir com ele.

Mia e Afonso entram vindos da rua na casa de Mia, acompanhados por Carlos. Cada um traz um pequeno saco de viagem. Mia vem com o semblante preocupado, espera que Carlos não os traia. Carlos diz que só quer tirar o peso de cima das costas que sente e não ser responsável pela morte de ninguém. Afonso está determinado.

Tó, deprimido, vinga-se a fazer exercício com pesos enquanto come donuts e grita o nome de Armanda em lágrimas. Recebe uma sms e pensa que é ela, mas é uma cliente a marcar a revisão do carro.