“Por Ti”: Resumo dos próximos episódios

“Por Ti”: Resumo dos próximos episódios

Episódio 86

Rui aceita partilha de bens com Helena e a proposta de negócio de Renata.

Eugénio tem visão que vai acontecer uma desgraça.

Bernardo é condenado e tem de fazer trabalho comunitário.

Miguel passa mal com a penitencia com que se aflige a si mesmo.

Afonso lê um email com a morada de Carlos. Faz uma chamada a agradecer a Lucas que conseguiu a informação, fica pensativo.

Constança aperta a gravata a Bernardo, que está nervoso. Bernardo tem muito medo de ser preso. Constança diz-lhe que irá estar ao seu lado, seja qual for a decisão do juiz. Bernardo dramático, despede-se das filhas. Rita e Luísa não ligam para o que ele diz. Mia chega, Bernardo e Constança e saem os três para o tribunal.

Rui diz a Renata que sente falta das conversas com ela, tem sido boa companhia, ela força um sorriso. Ele conta que decidiu entrar em acordo com Helena e fazer a divisão dos bens. Renata fica surpresa quando ele diz que quer fazer negócio com ela. Renata diz-lhe que isso são boas notícias. Rui estende a mão a Renata que a aperta.

Renata está junto da campa da mãe e fala para ela como estivesse ali, diz-lhe que Rui mordeu o isco e isto é só o começo. Promete acabar com Rui.

Eugénio está a plantar uma planta e sente uma tontura, cai de joelhos, tombando o vaso que espalha terra, diz para Zuzu que irá acontecer uma desgraça. Fica com as mãos na terra. assombrado e sem ar. Eugénio leva a mão ao peito e tem uma visão: vemos um bocado do chão de terra a ruir e o corpo de alguém (Afonso) a cair junto com a terra.

Imediatamente depois da visão de Eugénio e de ele dizer que vai acontecer uma desgraça, Renata levanta-se sem nunca tirar os olhos da lápide e acena com a cabeça, de expressão gélida. Volta costas e afasta-se.

Eugénio, trémulo, lembra-se da visão que teve. Baixa-se para voltar a tocar na terra, mas não consegue sentir ou ver mais nada.

Helena sabe que Rui desistiu do litígio e vem falar com ele. Ele, enraivecido, arrepende-se de ter casado com ela. Helena diz que não se arrepende, leva amor e companheirismo. Rui não percebe nem aceita porque é que ela acabou com tudo o que tinham e ela, direta, diz que se apaixonou por outra pessoa. Rui perde a estribeiras e chama-lhe de falsa e ordinária, pede que desapareça da vida dele.

Tó Calhau dá entrevista para o podcast de Orlando sobre a Meandro Bikes, porém não tem jeito. Tenta falar de forma eloquente, mas o discurso não faz sentido. Armanda chega e Tó fica ainda mais confuso, Orlando está quase a desistir.

Bernardo chega ao turismo e conta-lhes que foi condenado, ficou provado que ele roubou a cruz e vai ter de fazer serviço comunitário. Constança agradece a Mia ter conseguido o acordo.

Afonso está à porta de Carlos, a vigiar. Até agora ninguém entrou, nem saiu, mas a mulher dele está em casa. Mia, preocupada, pede para Afonso ter cuidado e pede-lhe a localização.

Renata e Nuno falam de Carlos, a esta hora já está no aeroporto. Nuno pergunta se ela não se vai precaver com Afonso e Mia porque sabem das viagens. Renata diz que isso não prova nada, quando muito prova que invadiram o gabinete dela. Vai seguir o plano e pede-lhe para tratar do que lhe pediu. Nuno diz que não sabe pôr escutas em telefones.

Xana acha que viu o seu táxi, ia a alta velocidade e não ia ninguém a conduzi-lo. Neca, tenta acalmá-la, acha que teve uma alucinação.

Zé vem feliz, conta a Dulce que foi buscar o táxi da Xana à sucata e que passou por ela. Diz-lhe ainda que na altura que ela viu o táxi, se escondeu, tem a certeza que não o viu. Dulce fica irritada com a velocidade a 170 Km/h a que Zé ia.

Rui e Renata visitam a obra da barragem. Rui está impressionado pelo avanço da construção e tira fotos. Renata fixa o telemóvel e convida Rui para irem almoçar.

Afonso continua de vigia dentro do carro, distrai-se com o telemóvel e no exterior, pelo espelho retrovisor vemos um vulto aproximar-se e sem que Afonso esteja à espera, alguém dá uma pancada no vidro. Afonso fica em sobressalto e vê que é Mónica que espreita para o interior do carro. Mónica é direta com Afonso, não quer falar sobre Paulo e Helena, quer sim, saber tudo sobre Carlos. Sempre esteve contra a construção da barragem e quer ajudar. Afonso percebe que foi Mia que pediu à mãe.

Orlando fala com Mia e Bernardo sobre o serviço comunitário. Bernardo vai ter de organizar a roupa e distribuir às pessoas que precisam. Ele promete ser dedicado, mas eles não têm tanta certeza disso.

Renata e Rui conversam animados. Ela simula que o brinco a está a magoar e pede-lhe ajuda, enquanto ele desaperta o brinco, Renata consegue deitar a mão ao bolso de Rui e tira-lhe o telemóvel que guarda atrás das costas. Nuno vem dos quartos e, sem que Rui se aperceba, Renata estende-lhe o telemóvel para Nuno guardar.

Nuno está com dificuldades em instalar a app que servirá como escuta. Renata entra no quarto e pressiona-o porque tem de voltar e repor o telemóvel, ele diz-lhe que não é hacker, não consegue ser mais rápido.

Miguel reza, só quer a família de volta. Já não sabe como penitenciar-se mais, para além do jejum que está a fazer. Desanimado, Miguel cala-se, faz o sinal da cruz e começa a andar na direção do altar. Sente uma tontura e agarra-se a um banco, sentindo-se desfalecer. Pensa que é Deus que quer falar com ele. Já sem forças por causa de uma quebra de tensão, estica o braço, mas não consegue avançar mais. Deixa-se cair no banco, desmaiado.

Rui apercebe-se que não sabe do telemóvel, Renata volta e quando passa pelas costas de Rui, atira-lhe o casaco ao chão com subtileza. Conforme apanha o casaco, aproveita para guardar o telemóvel de volta no bolso.

Xana vem para falar com Isabel, tem saudades da sua amizade. A conversa não corre bem e Isabel acusa-a de ser egoísta, egocêntrica e manipuladora, acha que Xana tem demasiado tempo livre e que devia aprender a fazer naperons.