“Por Ti”: Resumo dos próximos episódios

“Por Ti”: Resumo dos próximos episódios

Episódio 83

Mia e Afonso invadem o escritório de Renata em Lisboa.

Rui rejeita proposta de sociedade com Renata.

Na tasca, Afonso diz a Tó que está a pensar ir ter com Mia a Lisboa para fazer as pazes. Aproveita e tenta ir à empresa de Renata para ver se descobre alguma coisa nos computadores. Tó acha difícil entrar nos computadores, mas Afonso diz que conhece os cantos à casa na empresa. Armanda entra e finge estar a falar ao telemóvel com um homem com quem se derrete, Tó pergunta com quem ela fala, mas Armanda não lhe responde continuando a chamada. Tó fica enciumado.

De um lado da sala está Isabel, de olhos vendados e do outro está Miguel. A separá-los estão vários objetos espalhados pelo chão, entre os quais, caixas de sapatos, bancos, montes de livros. Isabel repara que Miguel está nervoso pela voz a dar indicações para ela chegar até ele. O exercício de confiança proposto por Mary acaba por correr mal. Isabel acha o exercício uma parvoíce, mas Miguel acha que restaurar a confiança entre eles não é errado. Isabel aproveita a chegada de Orlando e manda Miguel embora.

Armanda pede a Nuno que diga sim a tudo o que Tó lhe perguntar, não explica porquê, mas ele aceita. Constança fez um bolo para Mia levar à mãe. Mia tenta ligar a Afonso, mas sem sucesso.

Mia traz o pequeno-almoço à mãe numa esplanada em Lisboa. Mónica está abatida, em Lisboa existem sítios que a fazem lembrar de Paulo. Mia pede-lhe para voltar a Rio Meandro, senão é uma questão de distância, ficava mais descansada se ela voltasse, mas ela não quer, diz que o tempo sara e não quer cruzar-se com Paulo na rua. Mia vai tratar de uma coisa, mas depois vai buscá-la para almoçar, não conta o que vai fazer.

Afonso de boné e com uma mochila às costas esgueira -se pela rua até chegar a um muro que trepa e salta. Do outro lado do muro, caminha até à porta das traseiras do edifício, onde está afixada uma placa onde se lê “Grupo Jones”. Marca o código para entrar, mas aparece uma luz vermelha, percebe que mudaram os códigos. Afonso esconde-se ao ouvir passos e observa um funcionário a marcar o código e a entrar. Quando achamos que a porta vai fechar, vemos o pé de Afonso a travá-la e entra.

Tó está ansioso que Afonso lhe ligue. Isabel bate à porta e pede para falar com Xana. Condena-a por estar a chantagear Zé. Atira que não lhe chegou prejudicar o padre ainda quer que o cunhado fique sem emprego. Xana só quer que Dulce desapareça dali e diz que ela não percebe porque tem um marido mole, se tivesse um Neca como ela, percebia. Isabel não responde e sai, magoada. Xana fecha a porta e faz uma expressão tensa e incomodada.

A secretária de Renata está distraída a ler uma revista cor-de-rosa e não se apercebe que Afonso, de boné e roupa de funcionário das limpezas, se aproxima. Afonso estaca a ver a funcionária e a pensar o que vai fazer. Ela afasta-se para atender o telemóvel e ele aproveita para passar para o gabinete de Renata. Afonso começa a vasculhar gavetas e armários, mas não encontra nada, segue para o computador.

Renata olha expectante para Rui, que está sentado em frente a ela. Rui agradece-lhe ter-se lembrado dele para a sociedade, mas não vai aceitar, enquanto o processo do divórcio não tiver terminado não vai comprar nada. Renata diz que quem sai a ganhar é Helena e vai ter de propor o negócio a outra pessoa. Rui diz que é a última palavra dele. Renata furiosa, esforça-se por sorrir.

Afonso tenso, a teclar rapidamente o seu nome de utilizador e a respetiva palavra-passe. Desbloqueia o ecrã e sorri. Neste momento, ouve a maçaneta da porta a rodar. Só tem tempo de se esconder debaixo da secretária. Afonso, faz um esforço para não fazer barulho a respirar, até que uma pilha de papéis cai no chão, sente-se encurralado, até que vê a cara de Mia aparecer debaixo da secretária. Ficam ambos surpresos.

Renata entra na casa de turismo a tentar conter a raiva que sente, diz para si mesma que Rui não podia ter recuado. Constança chega e percebe que ela está alterada, fica preocupada.

Mia e Afonso comentam que tiveram a mesma ideia de irem ao gabinete de Renata para tentar encontrar alguma coisa. Têm de tomar medidas mais drásticas. Começam a ler documentos.

Constança oferece ajuda a Renata, mas esta desvia o assunto e questiona-a sobre a agiota que foi presa. Diz-lhe que vai pedir uma indemnização por ameaça à integridade física. Constança, nervosa, diz que não tem como pagar, mas Renata diz que está a brincar com ela.

Rita pergunta como está o pai. Bernardo queixa-se da barriga às voltas, sente que a agiota pode voltar a atacar e faz um esgar de dor. Implora a Rita para o deixar voltar a ser manager da banda. Mas Rita diz que não, nem hoje nem nunca.

Eugénio fala com Zuzu que hoje têm uma tarefa importante, diz-lhe que vai ficar impressionada com o dono.

Mia e Afonso, nervosos e apressados, continuam à procura de um trunfo contra a Renata. Afonso continua em frente ao computador a abrir ficheiros, enquanto Mia aproxima-se do único armário que falta procurar. Vê que está trancado e tira um gancho da bolsa e começa com destreza a tentar destrancar o armário. Afonso olha-a espantado. Mia encontra faturas em nome de Carlos Silveira, engenheiro que fez o estudo ambiental, percebem que fez viagem às Maldivas depois da Renata ter revelado o resultado do estudo. Acham que pode ser um extra. De repente, a secretária entra, Mia beija Afonso para que ela não o reconheça. A secretária entra e fica escandalizada. Mia fala apressada, enquanto se vai aproximando da porta, sempre com Afonso atrás dela. Pede para não chamar o segurança e desculpa-se que veio para uma entrevista, mas encontrou um antigo colega de liceu. Mia puxa pela mão Afonso que esconde a cara com o boné. Afonso aproveita para tirar a mochila do carrinho de limpeza. Afonso e Mia ignoram-na e saem dali. A secretária fica atordoada, a olhar à volta.

Xana, frenética, vai limpando e arrumando a oficina, sente-se inútil. Tó Calhau fixa telemóvel e fica incrédulo com o que lê “de mãos dadas com a pessoa certa” e sai para perceber quem é a pessoa certa.

Isabel conta a Zé que as fotos dele com Dulce já não existem, ela achou que a chantagem que Xana estava a fazer era muito má e, por isso, estragou-lhe o telemóvel. É tudo bluff. Zé agradece-lhe e fica aliviado.

Eugénio oferece ajuda na tasca e Adelaide aceita. Helena entra, tenta falar com Rui, mas este não tem nada para falar com ela e diz que o advogado fala com ela. Eugénio diz-lhe que quando perdemos, acabamos também por ganhar. O tempo será seu aliado.

Miguel varre a capela, acha que Deus gosta de o ter na Capela, senão já o tinha juntado a Isabel. Lara aparece com o almoço feito por Dieter, Miguel olha com má cara e Lara diz que Dieter é boa pessoa. Miguel acha que ele abusa da filha, mas Lara diz que não e sabe defender-se.