“Por Ti”: Resumo dos próximos episódios

“Por Ti”: Resumo dos próximos episódios

Episódio 194 (30 de janeiro a 5 de fevereiro)

Sara fica perturbada ao ver Peres e foge.

Armanda fica a saber que não pode ter filhos.

Constança rouba relógio a Alice e prepara plano de fuga.

Xana está de saída, Isabel olha-a com pesar. Xana volta atrás, quer dizer a Isabel que o que fez com Miguel não foi com intenção, foi por impulso causado pela bebida. Neca é o único homem que lhe preenche as medidas e só desejava que ele voltasse a olhar para ela com orgulho e admiração. Isabel fica sentida com as palavras da amiga e diz-lhe que pode ficar ali em casa pois não a quer a dormir no táxi. Xana fica agradecida com a gentileza da amiga.

Sara acorda com o telefone do seu quarto a tocar. De repente, a janela bate com força e Sara volta a assustar-se. Quando se levanta para ir fechar a janela, batem à porta do seu quarto com força. Sara está apavorada.

Sara sai para o corredor, não vê ninguém. Quando retorna ao quarto, esbarra em Mary, que se assusta com ela. Sara conta a Mary o que se passou e Mary fica assustada, diz que aquele turismo só pode estar assombrado e pondera ir dormir para o jardim.

Vemos Renata a entrar no seu quarto com uma expressão de gozo, está satisfeita. Renata prepara-se para ir dormir.

Já em Sines, Armanda diz a Lara que está entusiasmada com a consulta e diz-lhe que disse a Tó que ia passar estes dias fora pois ela e Dieter estão a viver uma crise no casamento e Lara precisava de espairecer. Lara espera que Dieter não venha a saber dessa mentira, mas compreende que Armanda não queira alarmar Tó.

Sara vai ter com Mia à loja e as duas conversam, discretamente. Sara conta a Mia o que se passou no hotel, na noite anterior e diz-lhe que está com muito medo. Mia vê Peres a entrar na loja e fica surpresa com a sua presença. Sara, mal o vê, bloqueia e lembra-se de um episódio com Renata. Sara confronta Renata pois quer saber porque é que andam a usar a sua conta bancária para passar dinheiro a Peres. Renata diz-lhe que é um mal necessário e que o pai dela achou que devia fazê-lo porque as taxas eram mais competitivas. Sara pergunta para que é que são os pagamentos e Renata diz-lhe que é para o projeto de uma barragem, uma obra do grupo Jones. Sara diz-lhe que não vai compactuar com os esquemas dela e do pai e que já nem o reconhece neste tipo de atitudes. Sara volta a si, quando Mia lhe pergunta de onde conhece Peres. Sara conta que Peres era amigo do seu pai.

Tó e Afonso estão na oficina e Tó conta ao amigo que Armanda teve de ir com Lara para Sines porque ela e Dieter estão mal, o casamento está em crise. Afonso conta ao amigo que se declarou a Mia, quando o seu telemóvel ficou sem bateria, e que ela ainda não lhe disse nada nem ligou de volta. Tó avisa-o que ela pode não ter ouvido, a chamada pode ter caído antes dele dar conta. Tó incentiva o amigo a terminar a conversa com Mia.

Sara olha assustada para Peres, este tenta abordá-la, mas Sara acaba por sair a correr para o exterior. Peres tenta ir atrás dela, mas Mia não permite e pergunta-lhe o que está ali a fazer. Peres é inconveniente para Mia e esta atira-lhe com água para cima e expulsa-o dali. Afonso deixa mensagem a Mia, a tentar marcar um encontro. Mia ouve a mensagem, mas acaba por não responder e guarda o telemóvel no bolso.

Amélia vai ter com Matias, traz-lhe bolo, mas quer que ele faça os exercícios primeiro. Matias sente-se mal por estar a mentir-lhe e, quando tem oportunidade rouba-lhe um beijo. Amélia diz que, no que depender dela, fará tudo para que ele viva feliz ainda que seja com alzheimer. Rui chega e Amélia diz-lhe que basta de discussões com Renata, que devia aceitá-la, nem que fosse apenas por consideração ao pai, que ainda para mais está doente. Rui diz a Matias que por mais que lhe custe, devem manter o plano.

No turismo, Alice acorda e fica feliz só de pensar que vai vender o relógio e vai ficar rica. Quando procura o relógio, Alice fica em pânico porque não o encontra.

Constança está no seu quarto, faz as malas de viagem e diz a Bernardo que deviam fugir. Bernardo pede-lhe que devolva o relógio a Alice, não é correto o que está a fazer, mas Constança relembra-o que eles precisam muito mais do dinheiro do que Alice.

Sara entra no turismo, está acelerada e a suar. Renata encontra-a e pergunta porque é que está naquele estado. Sara diz que não se passa nada, mas Renata insiste em saber o que aconteceu para ela estar com aquela expressão tão aterrorizada.

Mia conta a Paulo que Peres esteve lá na loja. Paulo fica furioso e diz-lhe que, da próxima vez, o desfaz à pancada. Mia acha estranho que Sara tenha ficado tão incomodada com a sua presença uma vez que Peres era amigo do seu pai.

Sara bebe um copo de água numa tentativa falhada de se acalmar e pergunta a Renata o que é que Peres está a fazer em Rio Meandro. Renata diz-lhe que não faz ideia mas Sara, já bastante nervosa e revoltada, diz que a única coisa que queria era que ela a deixasse ser livre. Renata não percebe de onde vem aquela conversa, fica desconfiada. Sara não se justifica e sai.

Afonso está na tasca, pede uma água e diz-lhe que está à espera de uma pessoa enquanto lhe pergunta como estão as coisas com Lara. Dieter estranha a pergunta e Afonso diz-lhe que foi Tó quem lhe disse que o casamento não estava a correr bem. Dieter diz que isso é mentira, que Lara foi acompanhar Armanda a uma consulta de fertilidade, a Sines. Chegam à conclusão que Armanda não disse a verdade a Tó e acordam em também não dizer nada ao amigo, para não criar mal-entendidos.

Armanda sai da consulta com um ar desolado e diz a Lara que a sua existência no mundo deixou de fazer sentido, depois daquela consulta. Lara não entende, mas Armanda diz-lhe que a médica lhe falou em contagens de óvulos, maturação e que basicamente arruinou o seu sonho de poder engravidar. Lara fica com muita pena da amiga.

Alice ameaça Bernardo com um garfo, que saber onde está o relógio. Bernardo diz-lhe que não foi ele, Alice quer saber se foi Constança e ficamos na iminência de Bernardo poder contar a verdade.

Constança, no seu quarto, fala determinada com as filhas e explica qual é o plano, diz que Rita vai já com os pais e que Luísa fica a gerir o turismo. As filhas não percebem nada, mas Rita apressa-se a dizer que não vai a lado nenhum. Constança perde a cabeça, diz-lhe que se não quer ir, é problema dela. Quando a mãe sai, as irmãs olham-se incrédulas com a sua atitude.

A missa terminada e Miguel despede-se de alguns crentes. Isabel aproxima-se dele e elogia o seu sermão, diz-lhe que a fez recordar os bons velhos tempos, quando eram uma família feliz. Amélia faz um reparo ao facto de Miguel dormir com duas mulheres na mesma casa, mas Isabel apressa-se a defender o marido dizendo que Xana se vai divorciar, está sem casa e que é obrigação deles, enquanto bons cristãos, ajudarem uma amiga em necessidade.

Mónica está na loja, a arranjar o expositor dos cremes, quando Afonso entra e pergunta por Mia. Mónica diz que a filha já lá esteve, mas que, entretanto, foi ver de Sara pois Peres apareceu ali na loja e Sara ficou bastante perturbada quando o viu, saiu a correr sem dizer nada. Ficam os dois preocupados.

Constança dirige-se furiosa a Bernardo e pergunta onde está o relógio. Bernardo disfarça, diz que não pode saber de um relógio que foi ela que roubou. Constança diz que só pode ter sido Alice a ir mexer nas suas coisas e a tirar o relógio. Constança avança para os quartos, furiosa, com Bernardo no seu enlace.