“Por Ti”: Resumo dos próximos episódios

“Por Ti”: Resumo dos próximos episódios

Episódio 77 (13 a 19 de junho)

Padre Valentim ouve confissão de Xana e percebe todo o mal-entendido à volta do soutien.

Tó e Afonso travam as escavadoras.

Amélia e Ofélia queixam-se pelas filhas andarem sempre a controlá-las. Amélia sai para dentro e Armanda chega com um ar feliz e ouve Ofélia perguntar onde dormiu. Armanda diz que ela tem de sair lá de casa e finge que liga a Tatiana. Ofélia grita para ela não ligar.

Rita diz a Luísa que se sente aliviada por ter tido um pretexto para despedir o pai. Mia entra no bar e Luísa agradece-lhe a ajuda como advogada que deu ao pai. Rita indignada por Luísa agradecer a Mia, mas Luísa manda-a calar. Nuno sentado numa mesa ao lado, está atento à conversa e ouve Rita dizer que se a melhor amiga dela fizesse o que Mia fez ela partia-lhe a boca. Nuno mete-se e diz que faria o mesmo que Rita diz. Olham para ele, que tenta disfarçar e diz que não batia, mas nunca mais lhe falava. Nuno acaba a elogiar Luísa e diz que o maior culpado foi Afonso porque Luísa não merecia ser tratada assim.

Na obra, Tó e Afonso aproximam-se de um camião. Tó tem na mão um frasco com um líquido azul. Tó coloca esse líquido dentro do depósito do camião. Afonso diz-lhe para ser rápido enquanto controla se alguém aparece.

Bernardo está ao balcão da tasca a lamentar-se sobre a sua detenção para todos ouvirem. Xana indignada diz que quem o ouve parece que cumpriu 25 anos de prisão, não percebe qual a ideia dele de roubar a cruz. Tosso reforça que também não entende. Zé volta a falar do valor da indeminização e Xana pede que confie nela. Fala do grande negócio que fez quando comprou o táxi e Bernardo mostra-se interessado. Simão entra na tasca e tenta falar com Adelaide, que ao vê-lo, faz menção de fugir para a copa. Simão diz que ele é que devia estar chateado com ela porque lhe deu t-shirts envenenadas. Ela responde-lhe sempre mal e Simão fica arrasado. Tosso atento à conversa, avia-lhe o pão.

Tó diz que os camiões não fazem mais que 20 metros. Afonso diz que têm de conseguir empatar as retroescavadoras, enquanto a providência cautelar não dá entrada no tribunal. Tó não sabe o que é e Afonso explica-lhe o que é uma providência cautelar. Afonso pergunta se Armanda ainda está escondida na oficina, mas Tó não quer falar de Armanda, mostra-lhe o cartaz que mandou fazer para o projeto das bicicletas.

Neca mostra naperons a Dulce quando Xana entra desaustinada a gritar que roubaram o seu táxi, quer ativar todos os meios para procurá-lo e fazer cartazes com as fotos que tem, diz que paga recompensa a quem encontrá-lo.

Nuno entrega as chaves do táxi de Xana. Diz que a taxista é tão cheia de si que é daquelas que vai ao café e deixa a chave na ignição, que ninguém a rouba. Renata acha que ela assim vai assinar a indemnização porque vai precisar de dinheiro para comprar outro carro e continuar a trabalhar. Renata recebe chamada a avisar que as escavadoras não andam.

Rui chamou Afonso e conta-lhe a proposta que fez à mãe. Afonso acha obvio que a mãe não aceite sair de Rio Meandro. Rui diz que é humilhante que Helena passeie na rua com Paulo. Diz que Paulo conseguiu tirar-lhe o filho e a mulher. Afonso diz que não está contra ele e Rui fala da barricada. Afonso diz que sabe separar as coisas e não vai deixar de estar contra a construção da barragem só porque o pai a apoia, tal como não vai deixar de defender a mãe só porque Rui a odeia. Diz que Rui devia saber separar também. Rui pede para que Afonso saia, prefere estar sozinho a mal-acompanhado.

Mónica limpa o pó e emociona-se ao encontrar o caderno de receitas culinárias de Paulo. As lágrimas escorrem pelo seu rosto e ela segue para a kitchenette, deitando o caderno no balde do lixo. Mia vem do quarto e percebe que Mónica estava a chorar e vai abraçá-la. Renata aparece e vem acusar Mia do que se está a passar com as escavadoras. Mónica irrita-se e começa a passar a esfregona nos pés de Renata, que dá uns passos para trás, expulsa-a de casa.

Helena está inconformada com a atitude de Rui, desabafa com Paulo sobre a proposta que Rui fez. Paulo conforta-a e diz que é melhor pararem de falar de Rui. Helena diz que ainda bem que está ali e encosta-se no peito dele.

Luísa retira do seu estojo de óleos essenciais, dois frascos de jasmim e eucalipto. Explica a Nuno que deve inalar 3 a 7 vezes ao dia para problemas respiratórios. Nuno encantado com a sabedoria dela, recebe sms e fica chateado porque não podem rebocar as máquinas. Luísa questiona ele ser serviçal com Renata, Nuno diz que tem uma divida de gratidão com ela e sai.

O Padre Valentim diz a Orlando que hoje ficou a saber mais do que anda ali a fazer e no meio de tantas conversas houve uma que foi bastante esclarecedora, mas não diz com quem. Vai dizer ao bispo que tem a certeza que foi incriminado. Orlando sente-se muito aliviado. Vemos que Xana aguarda a sua vez para se confessar. Assim que sai uma senhora, ela senta-se no lugar da confissão, acelerada e confessa que foi ela que meteu o soutien no confessionário, acha que está a falar com o padre Orlando, mas é o padre Valentim que a ouve.

Afonso visita a avó e desabafa sobre a separação dos pais e como isso está a interferir na sua relação com Mia que se já não gostava de Rui, agora não pode ver Helena desde que assumiram a relação. Amélia tranquiliza-o, diz que vai ficar tudo bem.