“Por Ti”: Resumo dos próximos episódios

“Por Ti”: Resumo dos próximos episódios

Episódio 74 (6 a 12 de junho)

Mia e Afonso têm novo plano para impedir a barragem.

Bernardo é preso.

Renata seduz Rui.

Afonso e Mia trabalham no projeto das bicicletas, vão receber as bicicletas esta semana e querem começar a promover os passeios. Lara interrompe-os e mostra-lhes no ecrã do seu telemóvel o vídeo de Rui e Renata no gabinete da Junta de freguesia transmitem a informar que hoje é o primeiro dia de arranque das obras de construção da barragem. Renata está com um ar vitorioso.

Eugénio assiste ao vídeo de Renata e Rui sobre construção da barragem, sente um misto de desilusão e desconfiança.

Armanda fica feliz ao ver Amélia entrar no salão, que reclama da desarrumação. Armanda recebe notificação da publicação do vídeo de Rui e Renata e mostra-lhes. Renata coloca a sua mão no braço de Rui e Armanda diz que já há primeira-dama. Helena desvaloriza isso e fica admirada ao saber que as obras da barragem já vão arrancar. Amélia questiona que ainda não assinou nada.

Mia está preocupada com o começo das obras se ainda agora Renata começou a distribuir os contratos de indeminizações. Há quem ainda não tenha recebido o contrato. Afonso diz que são os trabalhos preliminares de remoção de terras e Mia questiona Afonso sobre quando é que as pessoas vão para a nova aldeia. Afonso diz que o plano consistia em deslocar as pessoas e só depois afundar a aldeia. Mónica não tem ideia nenhuma para ajudar. Mia diz a Afonso que têm de pensar em alguma coisa para impedir que a aldeia nova afunde.

Rui e Renata brindam à barragem e à parceria. Renata, subtilmente, seduz Rui, que se sente incomodado com os toques e elogios de Renata.

Luísa e Rita confrontam a mãe sobre a fuga do pai, Luísa não entende como a mãe permitiu. Dulce vem do exterior, ofegante e furiosa. Diz que já tem homens a varrer o terreno e pede-lhes que a avisem se o virem. Constança finge que o fará.

Helena aguarda o pedido das pataniscas para levar à mãe. Duas clientes entram e atiram-lhe ume um olhar provocador. Tosso diz-lhe da próxima vez faz a entrega lá fora para evitar cochichos. Helena diz que não é necessário porque não se sente afetada. Tosso e Covas defendem Rui. Helena diz que se receber entregas lá fora não volta lá. Agradece a falsa preocupação de Tosso e sai.

Tó Calhau gosta da ideia de Afonso e Mia, mas tem medo que não seja suficiente para impedir a construção da barragem. Eles elogiam o almoço de bacalhau com natas e Tó diz que foi o pai que fez- Diz que é por isso que a mãe tem medo de que o levem. Diz a Mia que a mãe dela agora vai ficar solteira e pode ser mais um alvo de Xana. Mia recebe mensagem de Dieter a dizer que vai ter com eles à oficina.

No posto, Zé mais afastado, deixa mensagem a Bernardo para ligar-lhe quando a ouvir, diz que ele está a piorar a vida ao fugir. Dulce e Neca entram do exterior, ela sente-se frustrada porque não encontram Bernardo Questiona de onde saiu o primeiro retrato robô falso que receberam e Zé diz que deve ter sido a PJ que quis atirar culpas para cima deles. Dulce diz que vai falar com PJ e Zé fica tenso.

Orlando está chateado porque se ideia era que a sua imagem se mantivesse imaculada perante o padre Valentim, saiu-lhes tudo ao lado. Isabel culpa Xana que não tinha de ser tão atiradiça, mas esta, diz que fez tudo o que ensaiaram.

Eugénio quer saber o que Renata quer de Rui, porque viu a aproximação dela no vídeo. Renata acha que ele tem ciúmes. Eugénio acusa-a de o ter manipulado e até tê-lo beijado para que não contasse nada a Afonso. Acha que ela está a fazer o mesmo com Rui e quer que lhe diga que não vai prejudicá-lo. Renata diz que precisa dele para erguer a barragem e Eugénio diz que isso já conseguiu, não percebe porque é que ela está a usar o charme dela com ele.

Afonso, Mia, Paulo, Dieter, Lara e Tó estão reunidos e a conversa decorre. Acertam todos os detalhes para pôr em prática o plano. Paulo fala com Afonso sobre Helena, não quer que fique contra a mãe. Afonso descansa-o e diz que já falou com ela, não vai fazer nada para os separar.

Bernardo está camuflado com um “fato” improvisado feito de galhos e vegetação. Olha em volta e, verificando que ninguém está por perto, corre agachado na direção do barco de Ulisses, quando vê Dulce, Zé e Neca e esconde-se. Zé afasta-se para urinar e ouve Bernardo pedir que leve Dulce e Neca dali.

Miguel aproveita que está sozinho com o Padre Valentim para lhe fazer queixas de Orlando. Diz-lhe que as suas atitudes não são de um padre e que teve necessidade de se rodear de mulheres. Fala da gravação do podcast sobre temas duvidosos e que Orlando apela a que as pessoas cuidem do corpo e que corre em tronco nu. O Padre Valentim fica pensativo.

Renata entrega-lhes o contrato de indeminização que Paulo rasga, diz que não vão assinar nada. Mónica diz que no respeita que a este assunto ela e Paulo estão do mesmo lado.

Mia e Lara entram na loja Bio para buscar coisas que precisam para seguirem com o plano. Luísa aparece muito nervosa, diz a Mia que não sendo amigas, precisa muito da sua ajuda.

No posto, Zé leva Bernardo, ainda vestido com o “fato” camuflado, em direção à cela. Bernardo ameaça contar a Dulce que Zé manipulou a foto, mas Zé não tem medo dele, agarra Bernardo pelos colarinhos e encosta-o à parede e diz que o abre de alto abaixo se fizer isso. Bernardo fica assustado. Constança aparece, traz-lhe umas roupas e uma foto dela para não se esquecer.

Luísa conta a Mia que o pai roubou a cruz da capela, Lara ouve e mete-se na conversa. Luísa diz que precisava que ela fosse a advogada dele porque foi apanhado em fuga. Mia fica apreensiva sem saber se deve aceitar o caso.

Na tasca, Rui brinda ao progresso de Rio Meandro graças a ele que é presidente daquela terra. Covas entra e, para espanto de todos, conta-lhes que Bernardo foi preso pelo roubo da cruz.

Renata vem entregar contrato de indemnização a Amélia, mas é Armanda que a recebe. Afonso entra no salão e diz a Armanda que a avó está farta de ligar e ela não atende, vem buscar uma tinta. Armanda prepara-lhe tudo enquanto Renata o provoca a falar do novo projeto das bicicletas e que as obras estão a arrancar. Afonso repara na pulseira de Renata.