“Por Ti”: Resumo dos próximos episódios

“Por Ti”: Resumo dos próximos episódios

Episódio 57

Helena diz que está arrependida e que deviam ter resolvido as coisas quando eram jovens. Paulo sente o mesmo, mas nunca a esqueceu. Os dois beijam-se.

Mia passa a conduzir o seu carro da campanha, quando vê Renata e Nuno a prepararem-se para atravessar. Durante alguns instantes, fita-os e sem que nada o faça prever, acelera e só trava mesmo em cima dos dois, quando estes ainda estão no meio da rua, assustando-os.

Zé comprou um perfume para a cunhada e mostra o cheiro a Dulce que fica surpreendida ao ver que é o perfume que ela usa há muitos anos. Dulce tenta perceber porque ele nunca casou, mas ele esquiva-se, diz que não calhou. Rui chega e pergunta se há novidades sobre a investigação do rapto de Mia da qual é suspeito. Rui é indelicado com Dulce chamando-a de incompetente através de outras palavras e Zé defende-a.

Paulo vinha com o discurso ensaiado para falar com Helena, mas diz-lhe que perde sempre a coerência e assertividade quando a vê. Os dois falam do quanto se sentem mal perante os seus pares. Helena diz que está arrependida e que deviam ter resolvido as coisas quando eram jovens. Paulo sente o mesmo, mas nunca a esqueceu. Os dois beijam-se.

Armanda termina de arranjar o cabelo a Xana que lamenta que Amélia não esteja porque tem sempre um bolo de aniversario para ela. Neca vem buscar Xana que acha que ele a vai levar a um restaurante fino.

Mia passa a conduzir o seu carro da campanha, quando vê Renata e Nuno a prepararem-se para atravessar. Durante alguns instantes, fita-os e sem que nada o faça prever, acelera e só trava mesmo em cima dos dois, quando estes ainda estão no meio da rua, assustando-os. Renata fulmina Mia com o olhar e manda Nuno ligar já a Afonso. Mia afasta-se a rir de Renata que ferve de raiva.

Em casa de Xana, todos se escondem para fazer a surpresa. Afonso recebe chamada de Nuno e diz a Luiza que tem de sair porque Renata quer reunir-se com ele. Isabel fala da separação com Orlando, ela e os miúdos nunca estiveram tão bem. Xana entra e apesar de Neca tentar que ela não fale, todos ficam a saber que não é ela que faz o crochet e que ela é que fica mal vista se ele não cumprir com a encomenda do hotel. Todos saem dos seus esconderijos e soltam os balões e atiram os confettis, com um entusiasmo contido. Xana fica em choque.

O ambiente é tenso entre Renata e Afonso. Ela quer saber porque ele não lhe disse que ia enviar o dossier da proposta de relocalização da barragem para os administradores. Ele diz que não trabalhando para ela não lhe deve satisfações, mas explica que queria certificar-se estavam todos em sintonia. Renata diz que apesar dos administradores terem gostado da proposta, foi chumbada porque os custos envolvidos são superiores. Afonso fica em choque.

Mia filma Dieter com o seu telemóvel. Ele está ao balcão e vai falando, enquanto descasca fruta e fala da importância que a Aldeia Nova tem para ele. Dieter pergunta se não é melhor voltar a gravar porque repetiu-se nas palavras e emocionou-se. Mia diz que está bem assim porque passou honestidade. Dieter agradece-lhe, diz que ela é a esperança de Aldeia Nova.

Afonso e Renata trocam acusações. Ele atira que ela nunca esteve interessada em preservar as duas aldeias e termina a ligação profissional deles, diz que a partir de agora ganhou mais um inimigo. Renata avisa-o para não se meter no seu caminho, mas ele diz que já se meteu.

Neca tenta disfarçar o constrangimento causado pelo que Xana acabou de dizer, diz que perceberam mal, mas todos ouviram Xana, que está choque por se ter descoberto que não é ela que faz os naperons. Xana não aguenta os comentários e finalmente reage gritando para todos se calarem. Todos se calam e olham expectantes para Xana, mas ela não diz nada, vira costas e sai de casa. Neca pede que ninguém toque no bolo de aniversário porque ele vai buscar Xana. Tó não deixa Luísa ir embora, faz conversa e diz que experimentou seitã e adorou. Miguel chega de surpresa e fica admirado por não ver Xana, Isabel fica tensa e começa a beber.

Adelaide fica expectante com o início da conversa de Simão que diz que são amigos de longa data e que espera que nada mude isso, mas muda de expressão quando ele conta que está a namorar com Rita, gostava que Adelaide desse uma oportunidade a Rita, pois sabe que não gosta muito dela. Adelaide disfarça, mas mal ele sai começa a chorar. Tosso pergunta porque ela está assim e ela, irritada, sai a correr para a copa. Tosso fica muito atrapalhado, sem saber o que fazer.

Afonso está passado com Renata. Rui não entende, diz que ele sempre defendeu a construção da barragem, mas Afonso corrige que defende a construção noutro local que não implique a destruição de Aldeia Nova. Rui concorda que a Aldeia Nova desapareça e que as pessoas da Aldeia Nova se juntem à Aldeia Velha e juntos criem progresso e desenvolvimento, diz que é esse o mote da sua campanha eleitoral. Afonso acha melhor a conversa ficar por ali. Rui mostra um dos cartazes que está dentro da caixa que acabou de receber e vemos Rui e Afonso, lado a lado. Afonso não quer fazer parte da sua campanha. Acusa-o de só querer poder como diz a mãe. Rui acha que Afonso está só a ter uma birra.

Neca procura Xana. Tosso dá-lhe os parabéns já sabe que é ele que faz os naperons. Dulce aproxima-se e pergunta como isso aconteceu, Neca diz que ela entrou em casa a falar da encomenda do hotel.

Isabel já está tocada com o álcool que bebeu e Miguel vem dizer que é melhor ela parar de beber. Isabel diz a Miguel que não manda nela. Orlando consegue que Isabel vá apanhar ar com ele. Amélia é sincera com Luísa acha que ela não tem a ver com Afonso.

Paulo está a fazer o jantar quando recebe uma chamada de Helena, certifica-se que não está ninguém e atende, sabe porque lhe liga, ele também não para de pensar nela. Helena sente-se a sufocar, só se sente ela mesma quando está com ele, sugere-lhe encontrarem-se. Helena percebe a hesitação de Paulo e pede-lhe desculpa, mas Paulo não tem tempo de responder quando Mónica entra na cozinha. Ele finge que fala com o fornecedor dos iogurtes e despede-se.

No bar, Mia comenta com Lara que Xana está abatida. Mia aproxima-se dela, que ela está devastada, diz que é uma fraude e que vai ser conhecida como a mentirosa de Rio Meandro. Mia diz que há coisas piores e qualquer dia já ninguém se lembra. Mia diz que estão todos à sua espera na festa, Xana não quer que Mia ligue a Tó a avisar que está ali, mas pede-lhe um favor.

Tosso ganha coragem e pergunta a Eugénio se Adelaide falou alguma coisa com ele porque está triste desde que conversou com Simão. Eugénio diz que devia perguntar-lhe a ela, mas Tosso diz que ela não lhe conta nada e ainda responde torto. Tosso pede a Eugénio para passar na tasca e falar com ela, porque sabe que a menina fala com ele.

Nuno está de saída e coloca uma pulseira repelente. Não sendo suficiente, borrifa o ar com spray repelente e ao abrir a porta, não se apercebe da presença de Bernardo que vem trazer toalhas lavadas e borrifa-lhe os olhos com o spray. Bernardo queixa-se que ficou cego, Nuno molha uma toalha e dá-lhe, e apressa-se a sair.

Renata conta a Nuno a conversa que teve com Afonso, e como ele se virou contra ela. Nuno receia que Nuno se vire contra Renata por causa do filho, mas Renata não partilha da mesma opinião, no entanto pede a Nuno que marque uma reunião com ele. Bernardo passa, aflito dos olhos e Renata comenta a figura dele com as calças de cabedal remendadas no traseiro.