“Por Ti”: Resumo dos próximos episódios

“Por Ti”: Resumo dos próximos episódios

Episódio 55

Paulo e Helena encontram-se novamente.

Na festa de aniversário de Xana, todos ficam a saber que é Neca que faz o crochet.

Mia e Afonso dormem no chão, desconfortáveis. Ela acorda, vê Afonso que continua a dormir e faz uma expressão de carinho, mas logo fica com o semblante sério, batendo no ombro dele, um pouco brusca. Amélia entra bem-disposta, mas percebe logo que não foi boa ideia fechá-los no salão. Amélia pede a Afonso que não diga a Helena para a filha não achar que ela está a ficar senil.

Logo pela manhã, Xana mostra-se muito entusiasmada com o seu aniversário. Tó e Zé cantam-lhe os parabéns, Zé dá-lhe umas pantufas que foi ela que lhe deu e diz que estava a brincar pois o presente dela foi encomendado e chega mais tarde. Tó dá-lhe quarenta euros para ela comprar o que ela quiser porque nunca acerta num presente que ela goste.

Paulo diz que teve insónias, sente-se consumido pela culpa de ter traído Mónica. Mia está furiosa a contar aos pais que a avó de Afonso os trancou no salão toda a noite. Mónica acha graça.

Afonso entra em casa, ainda com a roupa do dia anterior. Vê Luísa a dormir debruçada sobre a secretária. Culpado, ele aproxima-se e dá-lhe um beijo no rosto. Luísa dormiu ali à espera dele, disfarça a irritação por a ter deixado sozinha. Ele inventa que ficou a fazer companhia a avó que precisava de desabafar, mas sente-se culpado por lhe estar a mentir. Luísa estranha, mas não comenta. Afonso promete compensá-la logo à noite.

Renata está confiante que a reunião de administração vai correr bem. Nuno diz que há sempre quem chateie, mas ela diz que não vão ter nada por onde pegar e que está tudo a correr exatamente como planeou.

No bar do Dieter, Miguel fica escandalizado ao saber que Rita dormiu lá em casa, chama Lara para ter a certeza de que ela dormiu no quarto dela. Lara não tem paciência para os falsos moralismos dele e espera que a mãe peça o divórcio. Miguel diz que foi o que aconteceu foi um mal-entendido. Miguel fica em choque quando Simão lhe conta que tem uma banda com Rita e não quer ser padre. Simão sente que foi libertador ter contado ao pai.

No turismo rural, Francisco, um jovem jornalista de música, quer começar a entrevista, tem pena que Simão não tenha vindo. Rita tem esperança de que ele já esteja presente quando for altura de tirar as fotografias. Rita ouve o pai e sugere a Francisco irem para o quarto, Francisco fica a pensar outras coisas, mas ela esclarece que o pai não sabe que ela vai ser entrevistada.

Constança está com ressaca. Bernardo conta a Luísa que a mãe e Mónica pareciam duas esponjas. Luísa pergunta se Mia também estava e fica a saber que ela dormiu em casa de uma amiga o que a deixa desconfiada.

Helena é surpreendida por Rui que lhe traz pastéis nata. Helena não quer ficar sozinha com ele e tenta despachá-lo, diz que já tomou o pequeno-almoço e tem de sair, mas Rui insiste e vai tirar cafés.

Mia dá a Armanda um bloco e uma caneta de merchandising da campanha, ao que Armanda reclama que preferia vales de massagens ou de restaurantes, mas mal vê Rui diz-lhe que se ele não oferecer nada vai ficar para trás. Paulo também distribui brindes e ao ver Helena, ficam os dois muito constrangidos e trocam olhares fugazes. Rui mostra-se furioso com as ações de propaganda de Mia enquanto Helena afasta-se e diz que tem trabalho.

Rita está a tocar guitarra enquanto Francisco filma-a, mas pára de tocar ao ver o pai a espreitar à porta do quarto. Bernardo elogia a filha a tocar e ela tenta que ele saia, mas Bernardo reconhece Francisco como filho de um amigo do tempo da faculdade e Francisco acaba por o reconhecer também. Bernardo afirma-se agente da banda, da qual não sabe o nome. Rita fica irritada com o pai.

Neca tem dificuldade em manter os olhos abertos. Xana chega a perguntar pelo seu presente porque Neca dá-lhe sempre que ela acorda. Vê uma encomenda para Dulce em cima do balcão e assume que é o presente dela. Neca olha para Dulce, mas esta alinha na situação, contrariada. Xana fica encantada ao ver as botas e depois de Dulce sair diz a Neca que ela é invejosa porque a viu olhar para as botas como se quisesse que fossem dela.

Na oficina, Tó diz a Afonso que foi rápido a trair Luísa, mas Afonso diz que apenas passaram a noite no mesmo sítio, não aconteceu nada. Fica irritado ao ouvir a voz de Mia no altifalante lá fora a fazer campanha. Tó diz que, sendo assim, não há mal se ele tentar namorar com Mia. Goza com ele ao ver que Afonso até mudou de cor.

Lara desabafa com Mia, está chateada com Dieter porque foi contar sobre a relação deles a Mary. Mia não acha isso mau e acha que os dois deviam conversar e não deixar que se crie espaço para ressentimentos. Lara pede desculpas a Dieter e diz que foi infantil. Dieter compreende, acha que também não ia gostar que um ex-namorado dela vivesse em casa dela. Dieter faz-lhe uma festa na mão e os dois trocam um olhar apaixonado.

Na reunião, o administrador da empresa construtora confronta Renata com a possibilidade de a barragem ter outra localização e mostra-lhe a documentação que Afonso lhe fez chegar. Renata é apanhada de surpresa e fica sem saber o que dizer enquanto troca olhares tensos com Nuno.

Mia repõe produtos nas prateleiras da loja quando Luísa vai direto a ela e pergunta se dormiu com o Afonso.

Rita diz a Simão que depois explica porque o pai agora é o manager deles. Simão conta-lhe que também já disse ao pai que tinha uma banda com ela. Rita fica desiludida porque achou que ele tinha contado que namoravam.

Mia e Luísa estão frente a frente, o ambiente é tenso. Mia diz a Luísa que passaram a noite juntos, mas não se passou nada, foi Amélia que os trancou e roubou-lhes os telemóveis. Luísa não acredita em Mia, que a manda falar com Afonso porque ele é que é o namorado dela.

Renata continua sentada na mesa de reuniões rodeada por Nuno e os administradores. Apesar de tensa, Renata aparenta estar calma e mente com toda a facilidade. Diz que Afonso ficou de apresentar mais estudos complementares e ainda não o fez, só depois faria sentido mostrar ao conselho uma proposta definitiva e que ela ainda estava a analisar a viabilidade dessa mudança de local da barragem. O administrador diz que uma vez que ele não foi convocado ela pode explicar o que ele lhes enviou. Renata furiosa, contém a fúria e os nervos e esboça o sorriso cedendo a explicar.

Tó e Zé preparam a festa surpresa para Xana, que chega e reclama que Dulce faz de propósito para Neca ficar de plantão no posto, logo no aniversário dela. Zé confirma que Dulce refez o calendário de turnos e Xana diz que quer voltar ao plano de expulsar Dulce da terra. Zé diz-lhe para não contar com ele porque quer manter o emprego.