“Por Ti”: Resumo dos próximos episódios

“Por Ti”: Resumo dos próximos episódios

Episódio 50 (23 a 27 de maio)

Mia sai arrasada do debate.

Renata humilha Miguel.

Helena diz a Rui que não concorda que tenha marcado o debate para amanhã, acha uma sacanice da parte dele marcar com um dia de antecedência. Rui está confiante que vai vencer, não é Mia que lhe vai fazer frente, porque ele tem mais estaleca política do que ela.

Tó pede ajuda a Zé para saber do que Luísa gosta, já que é amigo de Bernardo. Tosso ouve e diz que deve estar a tentar sacar mais um cromo para a sua caderneta. Tó diz que não é nada disso, está a fazer isto por Afonso.

Afonso e Luísa conversam cúmplices. Constança em pijama e sonâmbula, entra na sala do Turismo e começa a limpar as mesas. Luísa diz que a mãe fica assim por causa dos esquemas do pai que a preocupam. Luísa quase conta sobre o roubo da cruz, mas não o faz.

Miguel ficou pensativo com a acusação de Orlando sobre o roubo da cruz, aguarda Simão, diz-lhe que anda muito afastado de Deus e manda-o segui-lo, vão percorrer o caminho de Deus. Entram na capela e Simão acha mal o que o pai quer fazer. Miguel quer apanhar o ladrão da cruz e ficar a salvo das más-línguas. Simão acha estranho e pergunta se desconfiam dele. Miguel coloca o escadote e vê onde colocar uma camara para filmar as pessoas na capela.

Orlando está impressionado com o conhecimento de Xana sobre crochet, diz-lhe que foi das melhores entrevistas que fez até hoje.

Eugénio conta a Renata sobre o que a Adelaide ouviu, mas fá-la prometer que não vai agir de cabeça quente. Renata tem de descobrir porque Miguel fez isso e incriminou a mãe, pede-lhe ajuda porque ela não pode sair por aí a fazer perguntas.

Matias ensaia o hino de Rio Mendro. Rui pede ajuda a Helena para escolher a gravata. Helena escolhe e pede-lhe que tenha princípios, que seja um debate honesto.

Mia fica ainda mais nervosa ao cruzar-se com Afonso. Ela atira-lhe à cara o vídeo que o pai fez, é irónica e fala como se ele tivesse combinado com o pai. Afonso diz que não sabia dele até ser publicado vídeo até estar online. Mia diz que tem de ir porque tem pessoas à espera e Afonso pergunta se é Tó sem pensar, disfarça e diz que fez bem em trazê-lo para o lado dela porque muitas pessoas gostam dele.

Eugénio chama Miguel a sua casa e ameaça-o, sabe que foi ele que levou a cruz há 40 anos da capela, e só vai sair dali quando lhe explicar porque fez isso. Renata está escondida na expetativa de ouvir a explicação.

Paulo a arranjar-se para assistir ao debate de Mia, mas Mónica tenta impedi-lo com medo que possa enervar-se e estragar o debate. Mónica resolve ir ela e vai mantendo-o informado.

Miguel fica convicto que foi Orlando quem falou sobre o roubo da cruz há 40 anos a Eugénio, mas que este está a disfarçar. Ainda assim, cauteloso, não alimenta a conversa. Eugénio ameaça-o que se sair toda a aldeia vai saber sobre o roubo e pensar que foi ele desta vez também.

Mónica diz à filha para usar o coração e manter-se calma. Tosso diz a Rui para dar cabo de Mia. Amélia diz a Afonso que não faz sentido ficar ao pé dele, está a apoiar Mia.

Miguel conta que roubou a cruz porque Clara era amante do pai e tinha medo de que ele deixasse a mãe e o abandonasse. Renata fica com uma expressão de estranheza, não acredita na versão dele. Miguel recorda entrar em casa de Clara com a cruz e contar à mãe que viu a cruz na casa de Clara. A mãe acreditou e foi aí que a mentira cresceu. Miguel chora, diz que já foi à campa de Clara pedir desculpas e todos os dias reza para que Joana esteja bem. Miguel diz que precisa apanhar ar e Renata revela-se, já sozinha com Eugénio, que diz que lhe pareceu que Miguel foi verdadeiro e se arrepende. Renata está a sentir ódio, diz que nenhum adultério justifica a infância miserável que viveu.

O debate está curso, Rui tenta gozar com Mia por não saber onde fica o Poço do Vento, mas Mia mete-o no lugar falando das dificuldades de alguns habitantes com quem falou. Amélia entusiasma-se.

Armanda está furiosa de ter ficado presa a trabalhar no salão. Tó Calhau pede-lhe ajuda para escolher um presente para a mãe, Armanda fica desconfiada, mas diz que o ajuda.

Miguel acusa Orlando de ter contado um segredo de confissão a Eugénio. Orlando diz que não o fez e nunca faria isso. Miguel fica desconfiado.

Renata acabou de explicar o que quer que Nuno faça a Miguel. Nuno acha demasiado e lembra-a que o plano de vingança dela inclui a construção da barragem. Renata quer humilhar Miguel. Nuno conta-lhe que acha que Mia tem hipóteses de ganhar a presidência, pergunta se isso ajuda a se focar no plano dela de vingança.