“Por Ti”: Resumo dos próximos episódios

“Por Ti”: Resumo dos próximos episódios

Episódio 47 (16 a 20 de maio)

Bernardo rouba a cruz da capela.

Bernardo e Afonso estão no banco quando entram dois assaltantes.

Renata está sentada com Afonso e finge-se interessada no levantamento topográfico da nova localização da barragem que Afonso lhe mostra, diz que vai dar prioridade a esta pesquisa e que está entusiasmada. Afonso volta a reforçar que se a proposta dele for aceite volta a trabalhar com ela, levanta-se e sai para o exterior. Mal Afonso desaparece, Renata olha para a pasta com desdém e amarrota-a.

Bernardo finge que reza e olha fixamente para a cruz. Xana chega com a encomenda para Orlando, pergunta se tem alguma coisa na cara porque todos têm andado a olhar para ela de forma esquisita, Orlando acha que está igual aos outros dias e convida-a para o próximo podcast, é uma empreendedora de sucesso com dois negócios na terra e gostava de fazer-lhe a entrevista na semana do seu aniversário.

Mary publicita os seus serviços de terapeuta sexual. Armanda diz que não precisa porque é bem resolvida nesse campo. Tó fica a achar que ela é prostituta. Armanda diz a Tó para propor à mãe fazer um show da sereia nas noites de lua cheia e cobrar entrada. Tó, ofendido, manda Armanda parar com os boatos, diz que a mãe não é a sereia.

Afonso está preocupado com o ombro da mãe, mas Helena diz que está bem. Rui está furioso que eles defendam Paulo. Helena diz que não está a defendê-lo, mas percebe que como pai seja estranho pensar que alguém entre os habitantes da aldeia pode ter dopado e abandonado Mia ao relento. Helena vai descansar e Rui pensava que ela ia ajudá-lo a fazer o press release para imprensa. Helena acusa Rui de só pensar nele.

Mónica tenta tirar a farpa do dedo de Paulo. Mia reclama que o pai não tinha nada de ir ter com Rui sem ter provas. Mónica acha que deviam ligar a Helena para saber como está.

Simão reclama com Tó que arranjou mal as teclas. Tó quer mais dinheiro para arranjá-lo. Entretanto, Simão recebe mensagem de Rita a dizer que tem uma surpresa para ele e Simão dá dinheiro a Tó, diz-lhe que arranje só uma tecla porque não é rico.

Simão chega até Rita ainda irritado porque Tó não arranjou o órgão como deve de ser. Rita mostra-lhe os seguidores que já têm por causa do vídeo do concerto. Rita abraça Simão e os seus rostos ficam muito próximos. Eles olham um para o outro e beijam-se ao mesmo tempo. Simão e Rita caem no sofá, aos beijos e são surpreendidos por Isabel, que entra vinda da rua. Simão pede que não conte ao pai.

Paulo e Dieter falam sobre a confusão que Paulo teve com Rui. Paulo desabafa que se sente mal por ter acertado em Helena e a ter magoado. Dieter conta-lhe sobre o beijo que Mary lhe deu, decidiu que não vai contar a Lara. Assim que Dieter se afasta, Paulo escreve uma sms a perguntar a Helena se está bem e a pedir desculpa.

Helena apressa-se a ler a sms de Paulo, quando Rui entra e ao ver que ela colocou gel anti-inflamatório no ombro comenta que ela devia fazer queixa de Paulo. Helena confronta-o com o facto de ter ido ameaçar Paulo à horta e Rui sente-se encurralado. Helena sobe o tom irritadiço quando Rui diz que sofre muita pressão em cima dele e diz que ele só pensa nele e no seu poder.

Bernardo disfarçado de mulher rouba o crucifixo do altar e esconde-o debaixo do vestido. Benze-se e fala para cima a pedir perdão, apressa o passo e sai da capela, cabisbaixo para não ser reconhecido.

Mia e Mónica riem do cartaz de campanha de Rui onde está uma foto de Tosso e Rui, sendo que o destaque vai para Tosso a segurar o trombone e o slogan “Por Rio Meandro, ponha a boca no trombone!”. Já Rui, está numa pose que pouco o favorece. Mia diz que se é contra isto que está a candidatar-se, pode tirar umas férias. Mónica tenta que ela desista dessa ideia, mas ela não quer.

Rui está passado com Tosso pelo cartaz que fez, pergunta se é mau gosto ou quer prejudicá-lo. Tosso quer fazer valer os seus direitos de vice-Presidente e participar mais nas decisões importantes da junta. Rui fica com medo de perder para Mia.

Orlando vem do interior da capela e fecha as portas da capela. Quando se vira para o altar, percebe que a cruz não está ali. Orlando apressa-se em confirmar que a cruz não está ali caída no chão. Percebe que a cruz foi roubada outra vez.

Bernardo conta a Constança que roubou a cruz da capela. Constança fica furiosa e quer que ele vá devolvê-la, mas ele mostra-lhe o saco com o dinheiro que já fez com a venda da cruz. Constança leva as mãos à cabeça em desespero, diz que agora vai ser um cadastrado.

Na tasca, Renata diz a Nuno que têm de agir como inocentes, andar nas ruas e jantar de cabeça levantada. Tó não sabe como Tosso deixa ter ali os cartões de Mary a divulgar os seus serviços, dando a entender que Mary é prostituta. Renata esclarece aquilo que uma terapeuta sexual faz e Miguel lamenta a pouca-vergonha a que chegaram. Orlando entra e diz a Miguel que a cruz desapareceu.

Neca tenta explicar a diferença dos pontos do crochet, mas Xana não percebe nada. Xana diz que ele fica sexy a ensinar-lhe coisas, põe os braços à volta do pescoço de Neca e começa a beijá-lo. Neca sedutor, puxa Xana para si, pela cintura. Fica furiosa porque recebeu uma mensagem do cliente das sardinhas para reservar o táxi durante toda a tarde para dar umas voltas. Neca conta-lhe que há uma razão para as pessoas andarem estranhas com ela e diz que a culpa é do Zé que espalhou que ela é a sereia.

Renata quer trabalhar em conjunto com Rui para vencerem Mia. Batem à porta e é Mia que provoca Rui e Renata sobre o seu rapto. Diz que vai continuar com a sua candidatura e desafia Rui para um debate. Rui diz que Mia pode ter razão quando disse que pode ter sido a Renata a raptá-la. Renata diz a Rui que também não foi ela que a raptou e que o crime não é a área dela, provoca-o e pergunta se não foi mesmo ele. Antes de sair diz para pensar bem na proposta dela ainda mais agora que Mia decidiu manter a sua candidatura.

Zé inspeciona a capela. Miguel reclama que Orlando devia passar mais tempo na capela e pergunta porque não está ali a Sargento. Orlando diz que vai passar a fechar a capela à noite.

Dulce aguarda Renata no turismo rural, quer falar com ela. Renata fica nervosa.

Bernardo tem uma mochila às costas e está na fila do banco, à espera de ser atendido. Instantes depois Afonso entra e Bernardo ao vê-lo baixa o rosto. Chega a vez de Bernardo que diz ao funcionário que vendeu umas joias da sua avó e passa a mochila com o dinheiro que tem para depositar. Da rua, entram dois assaltantes, encapuzados e armados. Bernardo diz que não pode estar a acontecer. Afonso e Bernardo ficam tensos.