“Por Ti”: Resumo dos próximos episódios

“Por Ti”: Resumo dos próximos episódios

Episódio 42 (9 a 13 de maio)

Mia faz acordo com Afonso sobre a candidatura.

Adelaide passa vergonha frente a Simão.

Neca desconfia que Xana é a sereia.

Helena vem a conduzir a sua moto quatro quando sente o motor engasgar, acabando por parar. Helena encosta e tenta ver o que se passa, mas não consegue meter a moto a trabalhar. Paulo e Mónica animados, passam de carro e reparam em Helena parada, Mónica desfaz o sorriso. Paulo pergunta o que quer que faça, Mónica diz-lhe que são adultos e devem ajudá-la, mas será ela a falar com Helena, que lamenta para si mesma, que, com tantas pessoas, sejam eles a aparecer. Helena cumprimenta Mónica, que abre o vidro da janela e pergunta se Helena precisa de alguma coisa. Paulo vai ver o que se passa na moto quatro e fica no constrangimento dos três.

Rui aguarda Helena no salão, queixa-se que está atrasada. Tó tem tido mais trabalho e está confiante com o seu negócio, oferece um colar com um pendente de uma pedra a Armanda, que, até fica agradada, mas não quer assumir. Rui recebe uma chamada de Helena e pede ajuda a Tó para dar assistência à moto quatro. Tó sai contente por ter mais um trabalho.

Helena diz a Mónica e Paulo que podem ir porque Rui já está a vir com Tó. Mónica diz que então vão embora para não perderem o passeio a cavalo, Helena sente uma ponta de ciúmes. Entram no carro e Paulo pergunta a Mónica se ela está bem, ela pede a Paulo que não lhe pergunte se está bem cada vez que se cruzarem com ela, pois Rio Meandro é uma ervilha e não será a última vez infelizmente.

Bernardo, Constança, Luísa e Afonso estão em fim de almoço. Constança mal tocou na comida e Bernardo está enjoado, ficou nervoso com a possibilidade de não receber indemnização. Nesse momento Mia entra, do exterior, e troca um olhar tenso com Luísa e Afonso. Constança apercebe-se, levanta-se para pedir a conta e interpela Mia em jeito de querer justificar-se. Miguel ao balcão tenta saber com Tosso se era Orlando ou Giuseppe que bebia copos com Dulce na tasca. Tosso tem a certeza que era Orlando. Mia tenta saber junto de Miguel como estão as obras da igreja, mas ele não sabe, mas aproveita para dar a sua opinião e diz mal de Orlando. Mia sorri, impaciente.

Isabel está desiludida com Giuseppe e desabafa com Xana que diz que não é mau pois assim as fantasias podem acabar, Isabel acha difícil porque tem Orlando lá em casa. Zé está furioso porque Dulce anda sempre aos segredinhos com Orlando, diz que até o Espírito Santo já deve ter ciúmes. Isabel indignada diz que se é para pecar, mais valia pecar com ela. Xana diz para o universo que antes com o padre do que com o Neca dela.

Renata diz que Eugénio não acreditou na intenção dela de mudar a barragem de sítio. Nuno perguntou se não tem medo de que ele a traia, ela diz que não, ele foi o único que a defendeu e continua a ser seu amigo. Recordamos há 40 anos atrás, na capela, Rui dentro do confessionário, prende a corda à volta de alguma coisa no confessionário para que Renata fique ali presa e fecha a porta. Miguel, subalterno, puxa uma das pontas da corda para que fique bem amarrada ao confessionário. Não está à vontade porque vê que Renata está a sofrer. Rui leva Miguel para o exterior. Renata, assustada, tenta soltar-se das cordas, mas desiste e começa a chorar. Instantes depois a porta do confessionário abre-se, é Eugénio que estende a mão a Renata, que o abraça.

Mary diz a Lara que deviam ter mais produtos portugueses ali, também já o disse a Dieter. Mia pede ajuda a Lara que deixa Mary a tomar conta do bar. Mary fica satisfeita ao ver que que incomoda Lara.

Luísa discute com os pais porque ela e Afonso vão fazer de tudo para a barragem mudar de sítio, está indignada que eles prefiram afundar tudo. Constança tenta que a filha perceba que a indeminização era a única forma que pagarem definitivamente as dividas. Bernardo queixa-se de azia, diz que o almoço foi péssima ideia. Constança quer que Luísa seja feliz, mas duvida que seja com Afonso.

Na capela, Simão experimenta o órgão que Tó arranjou e diz que está impecável. Rita fica aliviada, estava com medo de que ele os enganasse. Adelaide fica incomodada por Simão e Rita agirem como se ela não estivesse ali. Rita fica contente porque já podem dar o concerto em Vilar de Passos.

Afonso acha que o pai devia ter ido almoçar com a mãe na mesma ou ter ficado com ela na oficina, diz que a vida não é só trabalho. Rui desculpa-se que tem de preparar as eleições quando repara num cartaz colocado numa árvore e arranca-o furioso. Rui exaltado segue apressado para o gabinete da Junta, no qual ao entrar, não se apercebe logo da presença de Mia. É Afonso que repara logo em Mia, que avisa Rui que vai candidatar-se à presidência da junta de Rio Meandro. Rui fica com raiva e Afonso olha-a espantado.

Tó exagera nos problemas da moto quatro, apresenta um orçamento de 450 euros, que deixa Helena espantada porque ainda há dias fez a revisão. Lamenta que Rui não tenha esperado com ela para ajudá-la. Tó sente-se desconfortável por estar a enganá-la e Helena manda-o avançar com a reparação.

Rui fala com um tom exaltado com Mia, diz que a candidatura dela é uma anedota. Mia diz-lhe que não concorda com a sua atitude nem com a sua postura em relação à barragem por isso decidiu propor-se a dar uma alternativa à sua governação. Quer fazer uma campanha honesta e que beneficie a população de Rio Meandro. Mia sai e Afonso olha estupefacto para o pai confirmando que ela vai mesmo avançar com a candidatura.

Adelaide quer saber quanto tem de pagar para pôr-se bonita. Armanda diz que ela já é linda e pergunta o que se passa, se é por causa de algum rapaz ou alguma amiga com inveja. Adelaide desculpa-se que o avô a trata como uma criança que já não é. Armanda diz que vai tratar dela e será oferta.

Na tasca, Lara pergunta a Mia como correu com Rui. Tó entra com um cartaz na mão, chama Tosso e Mia interfere, diz que não tem de andar a tirar os cartazes que lhe deram trabalho a colar. Tosso manda Mia sair da tasca e fazer democracia para outro sítio. Afonso encontra Mia e diz que a vida do pai dele é ser presidente daquela terra, mas ela pede que a poupe ao sermão porque não vai desistir. Afonso fala da proposta que apresentou de recolocação da barragem e Mia diz que, se ele tiver confirmação que essa proposta será implementada, ela retira a candidatura.

Orlando agradece a Giuseppe por ter vindo desfazer o equívoco com Miguel. Constança diz que está pago, só tem de fazer os posts que combinaram. Bernardo reclama. Constança confirma que Orlando vai tirar a parte do podcast em que ela falou e pergunta se ele pode fazer umas fotos a fazer-se passar por Giuseppe para as redes sociais do Turismo Rural. Orlando diz que a mentira vai contra tudo o que ele defende, não pode fazer o que Constança lhe pede.

Mónica e Paulo estão orgulhosos de Mia. Ela tem a certeza que também vai conseguir votos da Aldeia Velha. Paulo pega num cartaz e Nuno fica incrédulo ao ver, liga a Renata e diz que têm um problema dos grandes para resolver. Renata fica furiosa ao saber da candidatura de Mia, quer tirá-la de uma vez por todas de Rio Meandro, não veio para cá aquela terra para ser afrontada por uma miúda.

Rita diz a Simão que fez uma música nova para o concerto de amanhã em Vilar de Passos, Simão não quer arriscar porque não ensaiaram. Adelaide entra na tasca com Armanda, Simão e Rita levantam o olhar e vêm Adelaide maquilhada, com as unhas e o cabelo arranjado.

Tosso aproxima-se, não quer Adelaide assim e manda-a ir tirar a maquilhagem, diz que não tem idade para andar maquilhada e parece uma palhaça. Armanda enfrenta-o, mas Adelaide sai a correr envergonhada e com os olhos cheios de lágrimas. Rita e Simão assistiram a tudo e Armanda diz a Tosso que tem a sensibilidade de um calhau.

Afonso está curioso quanto a mãe pagou a Tó pelo arranjo. Rui reclama que foi uma fortuna e ela queixa-se que também achou e lamenta que Rui não tenha ficado para ajudá-la. Afonso diz que vai falar com Tó porque o valor é absurdo. Helena frustrada, diz para esquecer porque já pagou.

Helena lembra-se do que Mónica disse sobre ir passear a cavalo com Paulo e pesquisa na internet sobre passeios a cavalo na zona. Rui entra e pede desculpa, convida-a para beber um vinho e apreciar a noite de lua cheia, mas ela diz que o momento passou.

Renata quer a ajuda de Eugénio para atrair Mia e dar-lhe uma lição. Eugénio diz que não conte com ele, diz-lhe que está a perder o controlo e se lhe fizer mal não vai ficar do lado de Renata. Esta sai, diz que pessoas com coragem tomam atitudes mesmo que sejam irreversíveis. Eugénio fica apreensivo.

Xana entra em casa às escuras, sorrateira, tentando não fazer barulho. Tem o cabelo molhado, um saco na mão e usa uma t-shirt comprida de homem. Neca acende a luz, vindo do quarto, repara que ela tem o cabelo molhado e tira-lhe o saco que tem as roupas dela molhadas. Xana diz que foi fazer xixi ao rio e caiu. Neca fica desconfiado que ela seja a sereia, pergunta-lhe diretamente, mas ela nega e diz que ele está a imaginar coisas.