“Por Ti”: Resumo dos próximos episódios

“Por Ti”: Resumo dos próximos episódios

Episódio 41 (9 a 13 de maio)

Isabel desilude-se com Giuseppe.

Mia candidata-se a Presidente da Junta de Freguesia de Rio Meandro.

Neca ouve perplexo o relato de Dulce sobre o assalto no posto. Zé ouve tudo à distância, fica ofendido com a maneira que ela fala do assaltante, não consegue disfarçar e começa a dizer que a criminalidade está a aumentar devido a falta de pulso da autoridade e com a barragem e os turistas será pior. Mia vem oferecer ajuda, esteve a fazer um levantamento das questões que preocupam a população.

Renata despede-se da madre e agradece o que fez por ela. A Madre pede-lhe que tenha cuidado com o caminho de mentiras que está a levar. Renata diz que a madre foi a única pessoa que lhe deu a mão depois de Clara falecer, isso também foi ser mãe, logo não é totalmente mentira. A madre Rosália tenta apelar à doce Joana deixando Renata emocionada.

Giuseppe acha engraçado estar a jantar em casa de anónimos. Miguel fica desconfortável com os elogios de Isabel que, extasiada pela presença do ator, senta-se ao lado dele, o que o deixa incomodado, porque ela não tira os olhos dele. Orlando, Lara e Simão vão com Giuseppe à Tasca. Isabel despede-se abraçando Giuseppe, com vontade. Todos reparam. Lara e Simão não evitam rir, trocistas. Miguel pede a Isabel para largar Giuseppe quando este se queixa de estar a sufocar.

Mónica diz a Paulo que não confia nele, nem sabe se vai voltar a confiar, mas a verdade é que se ele quisesse tinha ido atrás de Helena e está ali, quer lutar pelo casamento e não o quer perder. Paulo fica surpreendido, beija-a e vão fazer amor.

Afonso mostra a Renata o estudo que fez para mudar a barragem de sítio, está disposto a voltar a trabalhar com eles se aceitarem a sua proposta. Renata finge-se interessada, mal Afonso sai fica debruçada sobre os documentos e num acesso de fúria, desmancha e atira as folhas para o chão. Com um olhar de ódio, diz a Nuno que aquela proposta nunca irá acontecer.

Afonso conta a Luísa que apresentou a proposta a Renata e vai apresentar mais estudos a sobre a nova localização. Luísa dá-lhe os parabéns e beija-o. Bernardo e Constança vêm dos quartos e interrompem o beijo de Afonso e Luísa. Esta diz que são oficialmente namorados e Bernardo marca um almoço para oficializar o namoro. Constança fica a pensar como vai pagar o almoço.

Já sozinhos, Constança mostra-se furiosa com Bernardo por ter marcado o almoço, é uma situação confrangedora para com Mónica e Paulo. Bernardo vê como oportunidade dar-se bem com Rui. Constança diz que ele continua a tomar decisões sem a consultar. Mónica decide que vai fazer parceria com Giuseppe, Bernardo não quer, mas Constança diz que a opinião dele não lhe interessa.

Mary mente ao dizer que pretende ficar por um mês. Dieter também lhe mente quando ela pergunta se ele tem algo com Lara. Dieter diz que não anda com Lara nem com ninguém, quando tiver algo sério, ela será a primeira a saber. Mary diz que também é livre que nem um passarinho, diz que são dois divorciados encalhados e brindam na brincadeira a isso.

Rui fala com o pai sobre as eleições, diz que a sua campanha vai assentar no desenvolvimento e na prosperidade para a região. Na agricultura, nos pequenos negócios e no investimento que irá surgir potencializado pelas vantagens que a barragem vai trazer. Matias não está certo disso, pois vai perder votos da Aldeia Nova.

Paulo prepara o pequeno-almoço para levar a Mónica, mas esta aparece em modo apaixonado, diz que pode voltar para a cama e fingir que dorme para ele a surpreender com o pequeno-almoço na cama. Mia vem do quarto com pressa para sair, fica feliz ao ver que os pais fizeram as pazes, diz que vai a Vilar de Passos, mas não conta o que vai lá fazer.

Simão arruma o órgão, enquanto Rita olha na direção da porta, confirmando que ninguém os vê. Está cheio de medo de levar o órgão para Tó arranjar. Rita manda-o despachar, ele diz que o padre vai notar, mas ela diz para dar uma desculpa e que ela toca na missa na vez dele.

Orlando grava um podcast com Giuseppe, que está sempre a mexer no telemóvel e a tirar selfies em vários ângulos enquanto fala de forma arrogante e convencida. Orlando fica enfadado com tanta falta conteúdo na conversa de Giuseppe. Constança interrompe e diz que quer fazer um acordo com Giuseppe, fica mais 4 noites em troca de 4 posts nas redes sociais a falar bem do Turismo. Giuseppe não aceita e diz que não quer ficar mais ali hospedado porque o serviço e as acomodações são maus. Orlando pede que negociem depois da gravação. Constança quer saber o que estava a gravar e pede ao padre que apague na edição, não pode ir para o ar o que disse. Orlando tranquiliza-a, diz que o podcast é para ajudar as pessoas de Rio Meandro.

Afonso conta aos pais sobre a nova proposta de localização para a barragem. Rui fica furioso ao perceber que a nova localização já não vai ter vantagens. Afonso diz que todos vão beneficiar ao não serem prejudicados e despede-se para ir almoçar com Luísa e os pais. Helena diz a Rui que quer ir almoçar ao novo mexicano que abriu em Vilar de Passos.

Eugénio diz a Renata que deve ter ajudado muito o orfanato para a madre entrar na mentira de ser mãe dela, diz que nem todos têm culpa das injustiças que ela e a mãe passaram e ela está a fazer todos pagarem por isso. Renata fala-lhe de uma nova localização da barragem. Eugénio ficaria contente se ela o fizesse, pouparia assim muitos inocentes da vingança dela.

Tó faz o preço de 85 euros para arranjar o órgão. Rita e Simão tentam negociar, dizem que não conseguem pagar, mas acabam por aceitar porque não têm outra opção.

Isabel, envergonhada, com a sua caixa de lembranças na mão, aproxima-se de Giuseppe, que está no telemóvel e olha-a com desinteresse, mostra-lhe todas as lembranças que guarda dele. Ele diz que é natural aquele amor dela por ele. Isabel vai mostrando e ele exclama que chegou aos 700 mil seguidores enquanto tira mais selfies a si mesmo, nem a ouve e mostra-lhe o ecrã do telemóvel. Isabel percebe, fica incomodada, mas mantém o tom de bajulação. Isabel fica magoada e muda de expressão, diz-lhe que ele é uma desilusão.

Mónica e Paulo estão intrigados com a caixa que Mia trouxe de Vilar de Passos, tentam adivinhar, mas Mia não quer contar-lhes para já, diz à mãe que vai precisar da ajuda dela.

Na tasca, Dulce conta a Orlando que tem a certeza que foi Zé com a ajuda de Xana que tentaram assaltar o posto. Sentados noutra mesa, estão Afonso, Luísa, Bernardo e Constança. Bernardo fica desesperado com a possibilidade de a barragem mudar de sítio e não receber indeminização, diz que esse dinheiro ia salvá-los. Constança pede que ele pare de se fazer coitadinho frente a Afonso que se ri. Luísa olha para Afonso com ar de quem pede desculpa pela família.