“Por Ti”: Resumo dos próximos episódios

“Por Ti”: Resumo dos próximos episódios

Episódio 190 (23 a 29 de janeiro)

Renata contrata Zeca para seguir Sara.

Matias estraga almoço surpresa organizada por Afonso.

Afonso e Mia percebem que Dr. Paiva é o médico de Matias.

Xana e Miguel tomam o pequeno almoço sem falar, os olhares cruzam-se e percebem que têm de falar sobre o que aconteceu. Começam a tentar recordar-se do que se passou, da quantidade de vinho que beberam e do que fizeram. Miguel e Xana chegam à conclusão que nunca se deviam ter envolvido e fazem um pacto, não contar a ninguém o que se passou.

Mary vai ter com Eugénio a sua casa e falam, enquanto esta bebe um café. Mary fala do que aconteceu no hotel a Renata e pergunta a Eugénio se não sente que o turismo tem demasiadas energias negativas. Eugénio diz-lhe que todos os sítios têm energia, não precisam de ser necessariamente más. Mary pede-lhe que vá inspecionar o seu quarto a ver se sente algo negativo, mas Eugénio diz-lhe que não deve preocupar-se com isso.

Na capela, Renata encontra-se com Zeca, dá-lhe um envelope com dinheiro e uma fotografia de Sara e pede-lhe que a siga para todo o lado. Renata olha-o, séria, e diz que não irá tolerar erros.

Mónica oferece um chá a Sara, que está visivelmente nervosa. Sara acha que Renata a quer apanhar em falso, mas Mónica diz-lhe que vão ser mais espertas que ela. Dá-lhe um dossier com toda a informação recolhida aquando da chegada do grupo Jones a Rio Meandro. Sara recorda a chantagem que Renata fazia com o pai para a construção daquela barragem.

Luísa e Nuno contam a Constança como correu no tribunal. Constança não acha assim tão boa notícia terem de pagar 600 euros de multa, cada um. Luísa está incrédula com o comentário da mãe, diz-lhe que podia ter ido presa e que ficar com uma pena suspensa e uma multa é mesmo uma boa noticia. Constança pede um chá de menta, está novamente com azia por causa da gravidez. Bernardo acede e tenta aclamar os ânimos.

Mia está de saída, vai tentar encontrar os relatórios meios que atestam que Sara é incapaz. Mónica quer fazer-lhe companhia, mas Mia diz-lhe que não precisa, quer mesmo ajudar Sara e a única forma é conseguir aceder aos relatórios médicos. Alice chega para a sua #caça ao tesouro” e Mónica fica bastante interessada em saber mais sobre a sua avó e sobre a história das joias.

Matias entra com Afonso em casa a reclamar da quantidade de medicamentos prescritos pelo médico. Tosso, Rui, Amélia e Tó Calhau estão escondidos, vieram fazer-lhe uma surpresa. Matias, bastante irritado, comenta com Afonso que não vai tomar medicação nenhuma e que também não quer saber de nada nem de ninguém. Afonso tenta travar a conversa, mas em vão, e pede aos convidados que saiam. Matias fica constrangido pelo que disse quando todos lhe dizem que estão ali para lhe fazer uma surpresa e para almoçar com ele.

Matias está no escritório, fugiu da sua surpresa, e Afonso vem no seu enlace. Matias pergunta ao neto qual foi a ideia de trazer aquelas pessoas para ali e que, por causa dele, passou uma vergonha. Afonso diz-lhe que todos gostam dele, que basta pedir desculpa e ir usufruir do almoço com a família e amigos. Matias está contrariado e recusa-se a ir almoçar.

Mia entra no consultório de Dr. Paiva, disfarçada, e diz que se chama Margarida Pereira.

Afonso desculpa-se pela atitude do avô, achou mesmo que ele ia gostar da surpresa, mas foi exatamente o contrário. Amélia ainda pergunta se vale a pena ir falar com ele, mas Afonso diz que Matias não está disponível para conversas. Tó Calhau é compreensivo mas Tosso fica ofendido, diz que devia estar em casa a descansar depois da operação e que foi até ali para ser mal recebido. Afonso fica com pena de ter falhado e pede, mais uma vez, desculpa a todos.

Mia conta a Dr. Paiva que está a fazer um trabalho sobre pessoas com doenças mentais que estão dependentes de um tutor. De repente o telefone toca e Dr. Piva afasta-se para atender. Mia tenta vasculhar as suas coisas, na tentativa de encontrar algo, mas não consegue. Dr. Paiva diz a Mia que precisa de tempo para procurar os processos e ver como a pode ajudar e diz que volta a contactá-la por email.

No bar, Dieter, Lara e Helena aguardam por Paulo, que lhes serve um robalo com funcho e arroz selvagem. Dieter e Lara elogiam o prato de Paulo, mas Helena reage com alguma indiferença. Paulo quer saber se ela gostou ou não, Helena diz-lhe que fez o seu arroz de peixe e que vai dar a provar porque num grupo tem de haver democracia. Paulo fica ofendido.

Sara está no seu quarto e consulta o dossier que Mónica lhe entregou. Renata vem vê-la, quer saber se gostou de Rio Meandro, mas fica surpreendida quando Sara lhe pede para ir ver as obras da barragem.

Mónica serve um café a Afonso, que acabou de chegar. Pergunta-lhe por Matias e Afonso comenta que lhe preparou uma surpresa, mas acabou por correr mal. Mia conta da visita ao Dr. Paiva e Afonso fica surpreso pois é o médico do avô. Mia não quer acreditar que o mesmo médico que internou Sara e deu a sua tutela a Renata, é o médico que fez o diagnóstico de alzheimer a Matias, até porque é um psiquiatra. No choque dos dois.

Amélia bate à porta do escritório e Matias, achando que é Afonso, diz que não quer falar. Amélia entra e fá-lo ver que, tanto a sua família como os seus amigos, estão preocupados com ele e só querem o seu bem, por isso não devia ficar chateado com Afonso por lhe ter feito uma surpresa.

Tó conta a Armanda o que se passou, em casa dos Guerreiro, com Matias. Armanda ainda está chateada com ele por ter dito que era velha para ter filhos mas Tó, com o seu charme habitual, desvia o assunto e diz-lhe que ela é a sua mulher de sonho. Zé entra, de boina e cachimbo, e diz-lhes que vem deixar os seus cartões, que agora é detetive privado. Armanda e Tó estão surpreendidos com esta reviravolta na carreira, mas Zé diz que o seu talento estava a ser subaproveitado na guarda.

Mia mostra a Afonso a fotografia de Dr. Paiva, sob o olhar estupefacto de Afonso. Afonso não percebe como é que o avô chegou até ele, mas vai tentar descobrir se Renata não teve influência na marcação da consulta. Afonso diz a Mia que, da próxima vez que for ter com Dr. Paiva, ele irá também.

Mary está a dormir. Zuzu faz barulho, a mando de Eugénio, para a acordar. Mary pede desculpa a Eugénio, diz que estava mesmo a precisar de recarregar baterias. Eugénio diz-lhe que só precisa da sua cama de volta. Mary sai, atrapalhada.

Xana vai até ao posto, ter com Neca, e diz que precisa de apresentar uma queixa. Depois de toda uma conversa sem sentido, Xana acaba por confessar que se envolveu com Miguel. Neca fica em choque, mas diz-lhe que essa sua atitude só lhe prova que está a seguir o caminho certo, estar longe dela foi a melhor escolha que fez. Xana está de cabeça perdida, pede-lhe que a perdoe e que volte. Neca, irredutível, diz-lhe que só há traição, quando há compromisso e como eles não têm nada, não há nada para perdoar. Xana fica em lágrimas com aquelas palavras.

Miguel está a escrever um relatório, quando Orlando entra esbaforido e a queixar-se de dores no corpo todo. Miguel comenta que se calhar ainda não encontrou a sua vocação pois não lhe parece que esteja assim tão contente com o seu trabalho de carteiro. Orlando diz que ainda se perde bastante e anda o triplo do que devia andar porque o GPS não está atualizado, mas quer saber se Miguel está satisfeito com o seu desempenho. Miguel não responde e conta-lhe o que se passou em casa de Matias, dizendo que ninguém almoçou por causa do mau feitio do anfitrião.