“Por Ti”: Resumo dos próximos episódios

“Por Ti”: Resumo dos próximos episódios

Episódio 36 (25 de abril a 1 de maio)

Mia desmascara Gabriel e fica a saber que Renata a recomendou para o escritório de advogados.

Helena conta ao marido que ela e a mãe viram Covas a limpar e a trocar as flores da campa de Clara. Rui fica confuso, não percebe porque ele lhe mentiu.

Miguel vem com a caixa e diz a Isabel que têm de confrontar Lara. Isabel vai para contar a verdade, mas Lara entra nesse momento e Miguel abre a caixa, passa as fotografias uma por uma, à frente dos olhos de Lara que percebe que a mãe está atrapalhada e assume que a caixa é dela, diz que a escondeu na cozinha para Simão não a encontrar e gozar com ela por causa de gostar de um ator. Miguel diz que vai procurar um psicólogo para ela e guarda a caixa para provar que o padre é o ator. Já sozinhas, Isabel agradece à filha, entre alívio e atrapalhação que sente.

Gabriel acaba de chegar para jantar em casa dos Amado, pousa o telemóvel em cima da mesa. Mia fixa o telemóvel e olha para Mónica que estão combinadas para afastar Gabriel da zona do telemóvel, Mia vai até à mesa para apanhar o telemóvel e segue para o quarto. Muito nervosa, põe o código no telemóvel, enquanto vai olhando para a porta a ver se ninguém entra. Confirma as chamadas entre Gabriel e o pai e as transferências de dinheiro. Vai ao whatsapp e ainda ouve o áudio de António a dizer que transferiu o dinheiro para o arranjo do carro que serviu para chamar a atenção de Mia e a perguntar quando volta para assumir o lugar dele no escritório. Mia fica chocada e com raiva dele.

Matias percebe que Afonso está triste. Ele confessa que lhe custa que Mia se vá embora, mesmo não estando juntos, ela estava ali ao lado e agora pode nunca mais vê-la. Matias diz que na idade dele não era dado a sentimentos, mas com o tempo o coração vai amolecendo, diz que a dor do coração acontece aos melhores.

Mia está nervosa e apreensiva a percorrer as mensagens de áudio que encontra nas conversas entre Gabriel e António, enquanto olha para a porta. Ouve outra mensagem áudio em que Gabriel diz que vai voltar para Lisboa em breve e leva Mia. Diz não ser o único a querer vê-la fora de Rio Meandro e a perguntar ao pai se consegue que a Teles & Veiga faça uma proposta de trabalho à Mia. Percebe que tudo não passou de um esquema para afastá-la dali, sente-se enganada.

Gabriel avança para a mesa da sala onde tinha pousado o telemóvel. Mónica acompanha-o e Paulo está a mexer no forno. Mónica começa a ficar tensa com a demora de Mia e ajuda-o a procurar o telemóvel para disfarçar. Mia entra na sala e pergunta se ele procura o telemóvel, chama-lhe aldrabão, diz que é uma fraude porque nunca se zangou com o pai, nunca deixou o escritório, nem nunca pensou em viver em Rio Meandro e coloca as mensagens de voz, desmascarando-o em frente aos pais. Gabriel desculpa-se que ama Mia e que o fez para a ter perto de si, mas esta diz que mentiras não são amor e só esperava esta resposta para o expulsar de vez da vida dela. Mia pergunta se foi Renata que arranjou a cunha para ela, Mia acusa-o de estar feito com Renata e esteve este tempo todo a fingir que era contra a construção da barragem. Mia sai para o pátio, desnorteada. Gabriel vai atrás dela, mas Mónica detém-no, quer saber se Renata é a responsável pela fraude, ele esquiva-se à pergunta para ir atrás de Mia. Gabriel tenta explicar-se, diz que só estava perto de Renata para saber mais informações sobre os passos dela, mas Mia não acredita nele e só quer que ele se vá embora. Paulo manda-o sair e Mia diz para ele sair da aldeia e nunca mais aparecer. Gabriel sai desolado.

Rui manda Helena largar o trabalho e juntar-se a ele. Ela diz que estava a adiantar trabalho porque amanhã precisa ir com a mãe ao cemitério. Rui fala da paixão de Matias por Amélia.

Isabel está a temperar uma salada com vinagre balsâmico, quando Orlando entra, silencioso e cúmplice e pede para falar com ela sem que Miguel ouça. Isabel ouve enquanto o vinagre continua a escorrer para a salada. Orlando pede ajuda a Isabel para falar com Miguel porque está preocupado com a perseguição que lhe faz, dia que misturar realidade e ficção e dizer que ele é ator não faz sentido. Isabel diz que vai tentar. Percebem que Isabel entornou o vinagre quase todo na sala. Orlando tira as folhas de cima e toca inadvertidamente nas mãos de Isabel, que se afasta deixando que Orlando trate da salada.

Gabriel entra desesperado no quarto de Renata, conta-lhe que Mia descobriu tudo e já sabe que foi Renata que lhe arranjou trabalho na Teles & Veiga. Renata fica furiosa porque agora Mia tem a confirmação que Renata quer afastá-la de Rio Meandro. Humilha-o, chama-o de inútil e diz que tudo o que tem só se deve ao pai.

Constança acha que Mónica devia perdoar Paulo, na verdade ele nunca a traiu. Mónica conta-lhe como Mia ficou depois de descobrir que Gabriel lhe esteve sempre a mentir. Luísa interrompe a conversa e fica a saber que Gabriel vai voltar para Lisboa.

Na tasca, Luísa conta a novidade a Afonso que mente quando Luísa pergunta se tem vontade de ligar a Mia que deve estar arrasada, ele diz que a avisou e não vai ligar porque não têm nada um com o outro. Luísa beija-o e ele fica surpreso, ela diz que lhe apeteceu e Afonso volta a frisar que não a quer magoar, Luísa brinca, diz que foi um beijo rápido, para a próxima dá-lhe um mais demorado para ter motivo de conversa. Afonso fica sem o que dizer. Tó Calhau aparece e diz que quer fazer uma despedida à altura de Gabriel. Só conta se Luísa participar.

Renata toma o pequeno-almoço com Nuno e reclama de Mia ser a sua pedra no sapato. Diz que já tem um plano, mas não vai contar porque neste momento, não pode confiar em ninguém.

Helena e Amélia deixam flores na campa de Manuel. Amélia vê ao longe Covas e percebe que Covas está a limpar a campa de Clara, avança para lá. Amélia já está diante da campa de Clara, com Helena que não está a perceber nada. Amélia diz que Covas mentiu a Rui quando disse que não sabia quem andava a limpar a campa e afinal é ele, só resta saber porque mentiu.

Simão apanha o pai a esmagar comprimidos ansiolíticos e a meter na cafeteira onde está a fazer café. Miguel manda-o ficar calado, diz que só falta Orlando beber café, o que está a fazer é só uma maneira mais eficaz de descobrir provas contra ele. Orlando vem e serve-se do café sob o olhar de Miguel. Orlando fala da confissão que Miguel lhe fez, mas este diz que é inválida porque foi feita a um mentiroso que beija atrizes.

Nuno vai ao salão falar com Armanda, quer saber o que se passa com ela, mas ela não quer falar sobre o que se passou, diz que ele está habituado a mulheres fáceis. Nuno tem a certeza que fez alguma coisa que a deixou chateada no dia que iam jantar.

Renata está no bar quando Mia entra. Aproveita para tentar justificar-se a Mia, diz que foi ela que deu o nome dela ao escritório de advogados, mas mente e diz que até nem falou bem dela, eles é que viram qualidades onde Renata vê defeitos. Mia não acredita nela, diz que essa conversa vem mesmo em jeito de desculpas depois de ter sido apanhada e vira-lhe costas.

Helena conta ao marido que ela e a mãe viram Covas a limpar e a trocar as flores da campa de Clara. Rui fica confuso, não percebe porque ele lhe mentiu.

Dieter fala de Helena, mas Paulo diz que já tem esse assunto resolvido. Dieter não sabe o que fazer, diz que não quer despedir Lara porque gosta de tê-la perto dele.

Orlando está muito sonolento. Isabel vem falar de Giuseppe e conta-lhe sobre a caixa que Miguel apanhou, diz que ele acha que Lara está encantada por Orlando. Este fica confuso, Isabel explica que a caixa tem recortes do ator que ela foi juntando ao longo de novelas que ele participou e Lara para a proteger disse que a caixa era dela. Miguel acha que Lara está encantada com o Giuseppe Casanova que, no fundo, o Miguel acha que é Orlando. Este diz que quer trazer Giuseppe a aldeia para acabar com os equívocos.