“Por Ti”: Resumo dos próximos episódios

“Por Ti”: Resumo dos próximos episódios

Episódio 189 (23 a 29 de janeiro)

Renata diz a Matias que devia ponderar a sua presidência na cooperativa.

Sara vai ter com Renata e diz que veio a Portugal para fazer as pazes com o passado.

Zé decide que vai ser investigador ou detetive privado.

Xana não sabe como foi capaz de se envolver com Miguel.

Matias e Renata bebem café na tasca e Renata pergunta-lhe como tem estado o ambiente em casa e se Rui lhe tem dado tréguas. Matias confessa que a questão da doença até acabou por aproximá-los e Renata diz-lhe que esteve a pensar e que se calhar está na altura de ponderar a presidência da cooperativa pois com a evolução da doença pode comprometer o trabalho.

Sara está com Mia e Luísa que lhe perguntam se percebeu tudo o que tem de fazer e se está pronta para iniciar o plano para destruir Renata. Sara está apreensiva, diz-lhe que não é tão coragem ou destemida como elas. Mia diz-lhe que se abandonou a sua vida na Suíça para ir até ali, agora não pode nem deve voltar atrás. Alice aparece, com o detetor de metais, mas Mia despacha-a e quase lhe fecha a porta na cara.

Na cozinha dos Guerreiro, Alice fala com Afonso, furiosa com a atitude de Mia. Afonso aconselha-a a voltar a estudar ou a arranjar outro trabalho em vez de andar focada em tesouros e fantasmas. Alice corta a conversa e diz que tem de arrumar a cozinha.

Isabel está sentada no sofá, muito atenta, a trabalhar numa nova camisola de crochet. Zé bebe uma cerveja e lamenta-se acerca da vida. Isabel não percebe que Zé está a tentar falar com ela, e tenta evitar a conversa, mas Zé começa a dizer que está a passar uma fase complicada, que o filho não quer saber dele, a mulher que ama gosta de outro e que agora nem trabalho tem. A conversa é interrompida por Xana, que vem à procura de Neca. Isabel diz-lhe que ele não está e, ao vê-la tão nervosa, convida-a para entrar e beberem um chá. Xana descai-se a propósito da terapeuta (Mary) e sai para o exterior, atrapalhada. Isabel fecha a porta, bastante confusa, a tentar decifrar aquela conversa.

Luísa está a trabalhar quando, de repente, levanta os olhos do computador e sorri a alguém que entra. De seguida, liga a Renata e diz-lhe que tem uma visita a aguardá-la na receção.

Luísa agarra na mão de Sara e diz-lhe que não está sozinha. As duas afastam-se quando Renata chega e fica em choque ao ver Sara, quer saber o que está ali a fazer em Rio Meandro.

Mia fala ao telemóvel com Luísa, Nuno está ao seu lado e também ouve a conversa. Luísa conta que Sara e Renata já estão a conversar e Mia pede-lhe que esteja atenta a qualquer movimentação. Nuno comenta com Mia que não sabe se Sara vai ser capaz de lidar com Renata, mas que era mesmo muito bom que ela conseguisse voltar a integrar o grupo Jones para tentar impedir a construção da barragem. Mia, determinada, diz que no que depender dela, o plano não vai falhar.

Renata e Sara conversam e esta quer perceber os reais motivos que a trouxeram a Portugal. Sara diz que quer mostrar-lhe que os erros do passado podem ser ultrapassados e que agora, mais madura e mais séria, está disponível para ter outro tipo de relação com a madrasta. Sara avança que pretende ficar, por 15 dias, em Rio Meandro pois quer conhecer as aldeias, mas Renata diz-lhe que, para isso, basta uma tarde. Luísa vem avisar que o quarto está pronto e finge-se surpreendida quando Renata lhe apresenta Sara, como sua enteada.

Afonso, Matias e Rui jantam quando este conta que Bernardo e Constança vão ser pais. Aproveitando o embalo, Matias diz que quer fazer algumas partilhas, antes de perder a noção das coisas. Rui começa a ficar irritado e diz que só vai ter essa conversa se Renata estiver fora da equação. Matias, sem que nada previsse, tira-lhe uma fotografia e diz que quer recordar a sua cara quando se fala em dinheiro. Rui diz-lhe que a questão não é o dinheiro, mas sim Renata. Matias sai irritado, Rui levanta-se também e Afonso acaba a jantar sozinho.

Sara desfaz a mala e Renata conversa com ela, quer saber como é que sabia que estava ali em Rio Meandro. Sara diz-lhe que viu umas notícias sobre a barragem. Renata decide deixá-la, diz que tomam o pequeno almoço juntas, no dia seguinte. Quando Renata sai, Sara liga a Mia e conta-lhe que fez tudo como planeado.

Mia e Mónica comentam que o primeiro passo está dado e que agora só falta reunir as provas necessárias para que Renata deixe de ser tutora de Sara. Mia tem a certeza que Renata ficou desconfiada e furiosa por Sara ter aparecido, sem lhe dizer nada. Mónica sabe como acabar com essas desconfianças. Ficamos na expectativa de Mia em relação ao plano da mãe.

Zé vai ao posto e pega numa cadeira e num candeeiro, sob o olhar intrigado de Neca. Zé diz-lhe que vai montar um escritório em casa pois agora vai investir na sua carreira, vai ser investigador ou detetive privado.

Miguel finge que está a dormir e Xana fala alto, a achar que ninguém a ouve. Xana não entende como foi capaz e se envolver com um homem assim, sem qualquer charme, um pão sem sal, está tão arrependida. Simão, que ouvir a última parte da conversa, pergunta-lhe do que é que se arrepende e Xana foge ao assunto e pede-lhe que não faça barulho pois o pai está a dormir. Quando Xana sai, Miguel “acorda” e Simão insiste em saber o que se passa com ele e com Xana, diz que estão esquisitos e a evitar-se. Miguel pigarreia e foge para o quarto.

É de noite, há apenas um candeeiro aceso e Mary vai, até ao quarto, receosa. Constança aparece, de repente, e Mary assusta-se. Constança está mal disposta, segue de olhar perdido e a falar para si. Mary acha que ela está sonâmbula ou possuída, mas Constança diz-lhe que está só grávida.

Nuno e Luísa terminam o pequeno almoço enquanto Mia garante que estão preparados para enfrentar o juiz. Luísa diz que a sua intenção era só proteger a mãe, que ainda por cima estava sonâmbula. Mia diz que é nisso que têm de se focar até porque a agiota morreu sozinha, não foi cometido nenhum crime. Luísa e Nuno estão tensos.

Bernardo serve café a Sara e Renata, que estão a tomar o pequeno almoço. Mónica chega, diz que hoje vai trabalhar dali pois tem saudades do café e dos croissants de Paulo. Bernardo acede, mas pede que não lhe gaste eletricidade a carregar o computador. Renata apresenta Sara a Mónica, que fingem não se conhecer.

Helena examina Constança e diz-lhe que as cólicas se devem ao stress e que é normal ter sintomas de enjoos e indisposição nos primeiros meses de gravidez. Alice aparece e diz a Bernardo que já tem o detetor de metais, mas Bernardo não tem tempo para ir à “caça do tesouro” porque está preocupado com Constança e quer tomar conta dela. Constança fica admira com aquele comportamento e comenta que até parece que trocaram de lugares, que Bernardo está a agir como Constança e vice-versa. Bernardo sorri, satisfeito e diz que até é uma boa sensação.

Armanda consulta a sua app e diz a Tó que está a ovular e que é hora de fazer bebés. O clima cria-se, mas Tó interrompe o momento e conta-lhe que Constança está grávida. Armanda comenta que ela já é velha para ter filhos e Tó diz-lhe que ela também não vai para nova. Armanda fica ofendida, afasta-o e diz que perdeu a vontade. Tó fica desolado.

Na tasca, Afonso e Isabel reúnem por causa do concurso do peixe, falam de Matias enquanto Armanda não chega. Dieter tenta ouvir a conversa, mas em vão, e decide propor a Adelaide que vá lá ouvir a troco de 15 euros. Adelaide acede e vai até à mesa contar a Afonso e Isabel que Dieter acabou de lhe pagar para espiar a concorrência. Isabel e Afonso decidem brincar com Dieter e dizer que vão fazer salada russa com atum. Adelaide ri-se perante Dieter, que fica chateado, quando percebe que foi enganado.