“Por Ti”: Resumo dos próximos episódios

“Por Ti”: Resumo dos próximos episódios

Episódio 188 (16 a 20 de janeiro)

Xana confessa a Mary que se envolveu com Miguel.

Sara conta a Mia e Mónica a sua história com Renata.

Dulce pede a Zé que volte para o posto mas este não cede.

Miguel, no confessionário, admite ter-se envolvido com Xana e dá penitência a si próprio. 

Renata, está ao telemóvel bastante tensa, fala com a polícia de Zurique e diz que não consegue contactar a enteada há dias e que precisa que a procurem.

Sara olha tensa para Mónica e Mia, enquanto diz que Renata lhe está a ligar novamente. Sara tem medo que Renata a tenha visto e diz que ela não vai parar de a procurar. Mia diz-lhe que vá tomar banho e descansar um pouco, mais tarde traçam o plano de como vão enfrentar Renata.

Luísa entra no quarto de Renata e apercebe-se que ela não está e que não dormiu no turismo. Luísa liga a Mia a avisá-la.

Constança está mal disposta, tem dores de estômago, e pergunta a Bernardo como é que está tão calmo, depois de uma notícia daquelas. Bernardo diz-lhe que está mesmo muito tranquilo, Rita já não está assim tão agradada com a ideia de ir ter um irmão ou irmã. Luísa aparece e pergunta se viram Renata, pois não está no seu quarto. Ninguém a viu e não estão preocupados com Renata, de momento, estão preocupados com a gravidez e como vão gerir a situação.

Armanda e Tó estão sentados à mesa é Isabel serve-lhes a lasanha que fez. Armanda mostra a fotografia de Xana e Miguel e Isabel fica algo incomodada e confusa com a intimidade dos dois. Afonso aparece e acaba por convencer Isabel a fazer parte da sua equipa para o concurso do peixe.

O ambiente entre Xana e Miguel é tenso e os dois evitam cruzar olhares. Simão fala com Miguel e pergunta-lhe o que se passa e se ele e Xana estão chateados. Ambos negam e dizem coisas sem sentido. Rita chega, traz uma carta de Zé que Simão se recusa a ler. Aproveita e conta a Simão a bomba do momento, que vai ter um irmão ou irmã.

Bernardo vai até à Junta e pergunta a Rui se a iniciativa do cheque bebé sempre vai avançar pois ele e Constança estão à espera de bebé. Rui fica surpreso com a novidade, mas Bernardo pede-lhe segredo pois ainda é muito recente e insiste que considere fazer o concurso do peixe no turismo pois era uma forma de atrair mais clientes. Rui fica de pensar no assunto.

Sara conta a Mónica e Mia o que Renata lhe fez, depois da morte do seu pai. Mia e Mónica estão chocadas, nunca pensaram que Renata pudesse descer tão baixo. Entra um flashback em que vemos que Renata obriga Sara a assinar uma procuração por forma a conseguir tornar-se tutora dos seus bens. Renata tem documentos que atestam que Sara é incapaz e faz-lhe uma proposta, paga-lhe para ter uma vida longe dali, caso ela não queira interna-a numa clínica. Mia e Mónica estão determinadas, vão proteger Sara e derrubar Renata, de uma vez por todas.

Mia vai até à loja e conta a Afonso a história toda de Sara e Renata. Decidem ligar à secretária de Renata, disfarçando a voz, e percebem que Renata está em Lisboa, nas instalações da empresa.

Matias entra no salão, de fato de treino e ténis. Armanda vem com Amélia, de dentro, que traz um equipamento bastante justo, em lycra. Matias fica espanto ao vê-la e admira o visual, escolhido por Armanda. Amélia diz que esteve a pesquisar que o alzheimer afeta as capacidades motoras e que não vai deixar que isso lhe aconteça por isso vão começar a fazer caminhadas.

Xana, desesperada, vai ao turismo ter com Mary e pedir a sua ajuda. Mary não consegue perceber de que tipo de ajuda Xana precisa até que esta lhe confessa que dormiu com Miguel. Mary aconselha-a a libertar esse peso e a melhor forma de o fazer é ser honesta e contar tudo a Neca. Ficamos no nervosismo de Xana.

Alice vai ter com Tó à oficina e pede-lhe ajuda, diz que precisa de arranjar um detetor de metais, não é para comprar, é só para alugar ou pedir emprestado. Tó diz que é capaz de ter uns contactos e fica pensativo.

Constança está deitada na cama, mas recebe o abraço de Mónica, com muita alegria. Fala-lhe da gravidez e diz que ainda não percebe como é que deixou aquilo acontecer. Mónica diz-lhe que ainda está em choque, mas que logo se vai acostumar à ideia, mas Constança está reticente até porque Rita não reagiu nada bem e Bernardo, apesar de ser um querido, é um bebé grande.

Mónica está de saída, cruza-se com Paulo, e quando se cumprimentam quase se beijam. Os dois ficam atrapalhados e algo constrangidos com a situação, mas acabam por se rir. Mónica pede-lhe que, da próxima vez que se passar algo com a filha, que a avise. A conversa é interrompida por Renata, que vem a chegar, e pergunta a Mónica se a viagem correu bem e se esteve em Zurique. Mónica desvia o assunto, diz que não esteve lá muito tempo, que passou as últimas semanas em Paris. Renata fica desconfiada.

Nuno, Mia e Sara estão juntos enquanto Nuno conta o que passou com Renata e o que ela lhe fez, a ele e aos seus, quando deixou de colaborar com ela. Sara sabe do que ela é capaz, mas Mia diz-lhe que vai ter de ganhar coragem para a enfrentar, que eles a vão proteger e a vão livrar daquela mulher, para sempre.

Helena e Rui estão sentados quando Afonso pousa o tacho com cataplana, o prato que está a pensar apresentar no concurso do peixe. Helena faz algumas notas ao prato e Afonso e Rui dizem-lhe que ela devia concorrer pela aldeia velha, não pela nova. Falam de Matias, Rui diz que quase discutiu com ele quando lhe pediu para tirar uma fotografia com Renata, para guardar uma recordação dos filhos no álbum. Rui sente-se culpado, de certa forma, pelas discussões recentes com o pai, mas Helena e Afonso tranquilizam-no dizendo que Matias não está doente por sua culpa.

No posto, Zé comenta com Neca a fotografia de Xana e Miguel, mas Neca não está interessado, diz que não vai permitir que Xana lhe polua o dia com as suas maluqueiras. Zé acaba por lhe mostrar a foto, mas Neca não reage. Dulce, que chega entretanto, pede a Zé para falar com ele e diz-lhe que as coisas com Rui estão a avançar e que não faz sentido ele despedir-se. Zé diz que não é homem de voltar com a palavra atrás e pede a Dulce que não se preocupe com ele, pois vai seguir com a sua vida.

Miguel está no confessionário, ainda com a farda cos correios, e vai-se confessando, para si próprio. Conta, finalmente, que perdeu a noção e se envolveu com Xana, uma mulher casada. Miguel, move-se para o lugar do padre e dá, a si próprio, a penitência. Orlando entra, ainda meio apressado, e Miguel pergunta-lhe se está ali há muito tempo e se ouviu alguma coisa. Orlando olha-o com estranheza, mas nega.