“Por Ti”: Resumo dos próximos episódios

“Por Ti”: Resumo dos próximos episódios

Episódio 186 (16 a 20 de janeiro)

Constança descobre que está grávida.

Mia deixa Alice e Bernardo procurarem as joias em sua casa.

Mónica não consegue convencer Sara a ajudá-la.

Isabel cria uma página para divulgar os seus trabalhos.

Matias fotografa Amélia e diz-lhe que quer ficar com uma recordação sua e que espera que seja a última coisa a ir-se da sua memória. Matias beija Amélia e esta recua, muito atrapalhada. Alice aparece com um bolo para os dois e aproveita para perguntar a Amélia quem eram os proprietários da casa onde Mia vive. Amélia e Matias tentam recordar-se e lembram-se do nome da família. Alice tenta disfarçar quando estes a questionam sobre o súbito interesse na casa.

Constança está no salão e comenta com Armanda que não se tem sentido bem, tem tido dores de cabeça e até parece que foi atropelada por um camião. Armanda diz-lhe que está desejosa de se sentir assim pois quererá dizer que já está um bebé no forno. Dulce entra, para usufruir do vale que Rui lhe ofereceu. Armanda diz-lhe que faz bem em apostar num homem com Rui, que será certamente um bom partido.

Bernardo comenta com Alice que têm de voltar a fazer a sessão espírita em casa de Mia, pode ser que assim as avós se situem e saibam dizer onde esconderam as joias. Alice acha que Bernardo está a brincar, mas este apressa-se a ir buscar o tabuleiro e a dizer que vai arranjar forma de entrar em casa de Mia, à socapa.

Renata tenta ligar a Sara, sem sucesso. Irritada, atira com o telemóvel, quando recebe uma nova chamada. Renata fica contente ao perceber que é o Dr. Paiva e diz-lhe que tem de continuar a correr tudo sem percalços com Matias.

Sara, vê a chamada de Renata e fica tensa. Não atende e lembra-se do que Mónica lhe disse “Eu ando a investigar o passado da tua madrasta, a Renata Jones e quando descobri que ela tinha uma enteada… quis saber como é que é a vossa relação”.

Afonso e Mia já estão com Eugénio, que nega ter escrito fosse o que fosse no espelho de Renata. Afonso pergunta-lhe quem é que poderia saber que a mãe de Renata a tratava por Nana e Eugénio diz-lhe que toda a gente que lidou com elas, sabe disso. Afonso e Mia não estão convencidos e continuam a fazer perguntas, mas Eugénio sente que não lhe estão a contar tudo o que sabem. Mia decide dar por terminada a conversa e diz a Afonso para irem embora pois não vão estar a incomodar mais Eugénio.

No salão, enquanto trata do cabelo de Dulce, Armanda pergunta-lhe há quanto tempo namora com Rui. Dulce diz-lhe que são apenas bons amigos, mas Armanda replica que os amigos não costumam dar presentes daquele género. Tó chega e pergunta a Armanda se já se inscreveu no concurso do peixe, mas Armanda diz-lhe que ponha antes os olhos em Rui, que ofereceu a Dulce um vale do salão, com direito a tudo.

Alice e Bernardo chegam a casa de Mia, cheios de material de limpezas. Nuno estranha a sua presença, mas Bernardo diz-lhe que Luísa está à espera dele no turismo e que é melhor que se apresse, pois, ela não estava com boa cara. Nuno sai, para ir ter com Luísa, deixando Bernardo e Alice sozinhos em casa de Mia.

Constança, com um saco da farmácia na mão, pergunta a Rita pelo pai. Rita diz-lhe que Bernardo saiu e Constança pede-lhe que aguente mais um pouco, que tem de ir fazer uma coisa rápida, e quando voltar Rita já pode sair.

Matias acaba de contar a Renata do seu diagnóstico. Renata, dissimulada, reage com surpresa e finge-se bastante abalada com a notícia. Matias, muito emocionado, pede-lhe que tire uma fotografia com ela. Renata promete ao pai que estará sempre a seu lado.

Na Junta, Rui desabafa com Helena sobre a doença de Matias, tem medo e teme que se aproximem tempos duros. Tó chega e pede a Rui que pare de arruinar a reputação dos homens da terra, falando do presente que Rui deu a Dulce. Helena diz que a ela nunca lhe ofereceu nada do género. Tó, depois de reclamar, diz a Rui que veio inscrever Armanda no concurso do peixe.

Alice e Bernardo já iniciaram a sessão espírita e perguntam às avós se as joias estão ali, a resposta é sim. Os primos começam a tentar perceber onde as joias podem estar escondidas, mas as respostas obtidas são confusas e estes ficam sem perceber nada.

Mia e Afonso comentam a conversa que tiveram com Eugénio, Mia diz que fica sempre desconcertada e não consegue perceber como é que Eugénio percebeu que lhe estavam a esconder alguma coisa. Mia fica a pensar na conversa de Eugénio e na possibilidade de ter sido o espírito de Clara a escrever aquilo no espelho.

Mia entra em casa, a falar ao telemóvel com Mónica, quando Alice olha para Bernardo, em pânico, e diz-lhe que vão ser apanhados.

Mia, já na cozinha, fala com Mónica em alta voz, que lhe diz que vai ter com Sara pois esta acedeu em falar. Afonso e Mia ficam esperançosos, mas pedem a Mónica que tenha cuidado e que de notícias, mal seja possível.

Constança, anda de um lado para o outro, muito nervosa. Quando olha para o resultado do teste, fica em choque ao perceber que está grávida.

Sara tranca a porta, mal Mónica entra. Mónica fica muto assustada e Sara diz-lhe que vai ligar a Renata. Ficamos em Renata, a atender a chamada de Sara.

Mia está ansiosa com o encontro da mãe com Sara. Afonso diz-lhe que fique tranquila, que Mónica sabe fazer as coisas. De repente, quando entram na cozinha, dão com Bernardo e Alice a limpar. Ficam todos estupefactos, com a presença uns dos outros.

Renata faz perguntas a Sara, muito ansiosa. Sara nega que tenha estado com alguém para além da emprega da limpeza, diz que não esteve com nenhuma jornalista e que não sabe do que Renata fala. Quando desliga a chamada, Mónica respira de alívio e Sara diz que precisava de garantir que não estava ali a mando de Renata. Mónica diz-lhe que precisava de saber o mesmo em relação a ela e pergunta-lhe o que se passou entre ela e Renata. Sara explica que, após a morte do pai, abandonou o país e cortou relações, pois já não fazia sentido manter uma relação com a madrasta. Mónica quer saber se Renata a obrigou a abdicar da herança.

Alice decide contar a verdade a Mia, ainda que Bernardo queira manter o segredo. Mia diz-lhes que, se as avós esconderam ali as joias, podem ir procura-las à vontade. Afonso assiste à conversa, estupefacto com a atitude de Mia. Bernardo e Alice seguem para a garagem enquanto Mia pergunta a Afonso se acha mesmo que os espíritos das avós deles andam por ali. Afonso nega e desvaloriza toda a situação.

Renata chega para almoçar, mas Paulo acabou de fechar a cozinha. Renata pergunta-lhe por Mónica, tentando obter mais detalhes da sua súbita ida para a Suíça, mas Paulo corta a conversa e diz-lhe que não sabe detalhes da vida da ex-mulher.

Mónica tenta convencer Sara a regressar a Portugal para os ajudar a impedir a construção da barragem. Sara não está disposta a alterar a sua vida para lutar por uma terra onde não pertence. Mónica insiste, pede que lhe conte tudo o que sabe sobre Renata, para ter mais armas para lutar contra ela, mas Sara diz que já lhe disse tudo o que podia. Mónica olha-a, algo desapontada, e diz que vai regressar a Portugal no dia seguinte mas que, caso mude de ideias, pode sempre ligar-lhe.

No bar, Helena comenta com Paulo o presente que Rui ofereceu à sargento. Paulo, já farto daquele assunto, dá a Lara os cartazes do concurso, para que possa afixar no bar e diz-lhe que vai concorrer pela aldeia nova e que está a pensar pedir a Dieter para fazer parte da sua equipa. Lara diz-lhe que vai torcer pela aldeia velha, que não vai quebrar a tradição e Helena fala do seu arroz de peixe e diz que, uma vez que não vai participar, será difícil ganharem. Paulo olha-a, algo desagradado com o comentário.

Constança vai ter com Rita, bastante transtornada, e diz-lhe que terá de aguentar mais um pouco pois vai ter de voltar a sair. Rita fica contrariada, mas acede e Constança sai, quase a correr. Mary está a olhar em redor e Rita pergunta-lhe se procura alguma coisa. Mary diz que está a ver se o seu sexto sentido lhe dá algum sinal pois têm acontecido tantas coisas estranhas ali, ultimamente. Rita fica ainda mais confusa quando Mary lhe pede sal grosso e outros ingredientes e diz que é para afastar os espíritos e os vampiros pois, numa terra onde há uma sereia, já se espera tudo.

Mia comenta com Afonso o que Mónica acaba de lhe contar, no telefonema. Afonso diz que é normal que Sara não se dê bem com Renata, que acontece muitas vezes entre madrastas e enteadas. Mia diz que Mónica ficou com a sensação de que Sara não lhe contou tudo, mas também não pode obriga-la por isso vai regressar a Portugal. Afonso sai, vai ter com Matias e Mia pede que lhe mande um beijo muito grande.

Isabel, orgulhosa, mostra a Armanda a quantidade de likes e comentários que a fotografia da sua camisola alcançou. Armanda tem a ideia de lhe criar uma página para que possa começar a fazer camisolas por encomenda. Isabel, a princípio, está reticente, mas depois até fica entusiasmada e decide chamar a página de “Isabeleca”, em homenagem a Neca, que é o seu mentor. Os dois tiram uma fotografia e Armanda tratar de por a página online. Tó chega e contam-lhe que criaram uma página para os trabalhos de Isabel. Tó fica louco só de pensar na reação da mãe, quando vir a página e a fotografia de Isabel e Neca juntos.