“Por Ti”: Resumo dos próximos episódios

“Por Ti”: Resumo dos próximos episódios

Episódio 185 (16 a 20 de janeiro)

Matias é diagnosticado com alzheimer.

Mia descobre que foi Constança quem escreveu no espelho do quarto de Renata.

Renata descobre que Mónica está em Zurique.

Matias prepara um chá de camomila a ver se consegue acalmar-se, está nervoso por ir saber o resultado dos exames. Afonso tenta tranquilizar o avô, já que a primeira avaliação foi bastante positiva. Alice deixa um bilhete e uma raspadinha a Afonso que, impaciente com as suas recentes atitudes, o amachuca e deita fora.

No turismo, Bernardo e Alice estão sentados na cama, colocam os dedos em cima do copo e invocam as avós. A princípio nada acontece mas, de repente, o copo mexe-se para as letras Y, O e U e, de seguida, para as N, S, e F. Os dois ficam confusos com a mensagem e Alice decide perguntar se algum dia vai ter sorte ao amor. Bernardo começa a discutir com ela, não é esse o propósito da tentativa de comunicação com as avós. Sem que esperassem, o copo parte-se e Bernardo fica irritado, diz que para ela a sessão terminou.

No seu quarto, Mia vai até ao aparador onde tem os seus produtos de beleza e tira de lá um batom igual ao que Dulce lhe mostrou. Mia fixa o batom, pensativa, e de seguida enrola-o num pano e guarda-o na mala.

Dulce abre a cela a Renta, sob o seu olhar furioso. Renata diz-lhe que vai cintar ao seu superior o que se passou e que a sargente, e todos os guardas da esquadra, vão prestar declarações a tribunal pelo que lhe fizeram. Dulce diz-lhe que fica a aguardar e recomenda-lhe que descanse.

Mary está no salão e conta a Amélia e Armanda o que se passou com Renata, no turismo. Armanda fica apavorada, mas Amélia acha que não passou de uma brincadeira de mau gosto.

Rita está com a mãe, enquanto faz o teste de gravidez ainda que continue a nega que está grávida. Constança fica aliviada quando o teste dá negativo, mas isso só reforça que é Luísa quem está grávida. Rita fica espantada quando percebe a quantidade de likes e comentários à sua foto, com a camisola de crochet, que Isabel fez para Simão.

Helena e Paulo tomam o pequeno almoço, no turismo, mas o ambiente fica tenso quando Isabel fala de Dulce e de Rui. Paulo está farto do assunto e Helena, irritada, pergunta-lhe se prefere falar do beijo com Xana. A discussão é interrompida quando telemóvel de Helena toca. Nesse momento, Paulo vê Mia a entrar no turismo e repreender a filha por andar a fazer esforços que não deve. Helena, ao telemóvel, fica em choque com o que ouve, do outro lado.

Afonso termina a chamada perante o olhar desolado de Matias que diz que não quer esquecer-se de quem é nem quer esquecer-se da sua família. Rui diz ao pai, carinhoso, que vão procurar uma segunda opinião e que vão lutar contra a doença. Ficamos no abraço dos três.

Miguel prepara-se para sair de casa, enquanto comenta com Xana que vai começar a dar formação a um estagiário, nos correios. Orlando aparece fardado e Miguel fica incrédulo quando percebe que o novo estagiário é ele. Migue reclama e sai irritado dizendo a Orlando que está farto que este lhe tente roubar a vida, tanto nos correios, como na igreja.

Renata vai a casa de Mia confrontar Luísa e Nuno, por causa da mensagem no espelho. Nuno nega que tenham sido eles e avisa Renata que a sua lista de inimigos é bem mais extensa do que esta imagina. Renata fica pensativa.

Mia vai ter com Constança e pergunta-lhe onde está o batom que Mónica lhe trouxe, numa das suas viagens a Londres. Constança fica nervosa, mas tenta disfarçar. Mia avisa-a que o batom está a caminho do laboratório forense e que sabe que foi ela quem escreveu a mensagem no espelho de Renata. Ficamos na tensão de Constança.

No escritório, Matias observa uma fotografia sua com Afonso e Rui e começa a chorar. Está desorientado e perdido com o diagnóstico de alzheimer.

Constança confessa a Mia que foi ela que escreveu no espelho do quarto de Renata, mas diz que não escreveu a parte toda. Mia fica confusa e Constança explica que escreveu apenas “sai daqui” e que alguém escreveu “Nana” pois era impossível para ela saber como a mãe de Renata a tratava em pequena. Mia está bastante intrigada, não percebe como é possível duas pessoas entrarem no quarto de Renata, sem que esta dê conta. Constança fala de Eugénio, mas Mia não acredita que tenha sido ele pois é amigo de Renata. Constança diz que apenas o fez para proteger Luísa que agora, ainda por cima, está grávida. Mia não acredita que a amiga esteja grávida e a guardar segredo.

Rui desabafa com Dulce por causa da situação de Matias, diz que não está preparado para perder o pai. A sargento oferece-lhe o seu apoio quando Rui diz que ali foi para lhe oferecer um presente, e não para se lamentar. Dulce fica contente com o vale para o salão de beleza e agradece a Rui o seu carinho dizendo que está ali para o que ele necessitar. Ficamos no abraço dos dois.

Adelaide explica a Dieter como é o concurso do peixe de Rio Meandro enquanto Miguel reclama do sumo que o genro lhe fez. Orlando chega e diz a Miguel que a senhora da casa azul não abre a porta. Miguel explica-lhe que ela é surda e que tem de insistir. Dieter deseja boa sorte a Orlando, neste seu novo percurso profissional.

Renata entra, enraivecida, quando se cruza com Mia e Constança e acusa Mia, e os amigos, de terem escrito aquela mensagem no espelho, apenas para a destabilizar. Constança pede-lhe que se acalme e diz que não foram eles. Mia percebe que Constança está prestes a denunciar-se e não permite, diz a Renata que não foi ela, mas que aquela mensagem expressa o que todos sentem, estão fartos de Renata e querem que se vá embora, de uma vez por todas, de Rio Meandro. Renata olha-a com raiva e promete vingança.

Afonso dá com Matias a vasculhar as gavetas e os armários do escritório, quando o avo lhe pede ajuda para procurar a sua polaroid. Afonso encontra a máquina e Matias fica a observá-lo, como que a memorizar a sua imagem. Afonso dá uma festa carinhosa ao avô e diz-lhe que vai estar sempre a seu lado.

Alice mete-se com Afonso e pergunta-lhe se gostou da raspadinha que lhe deu. Afonso nega e diz-lhe que não é um dia bom para brincadeiras. Afonso sai sob o olhar triste de Alice.

Xana liga a Tó, em videochamada, e pergunta-lhe se está sozinho, no momento em que Neca e Isabel entram na sala, a conversar. Tó apressa-se a disfarçar e a por o telemóvel junto ao ouvido, mas Xana ameaça-o dizendo que, caso não vire a câmara para o pai, vai à oficina e parte-lhe aquilo tudo. Tó vira o telemóvel, discretamente, para a mesa onde estão Isabel e Neca, enquanto Xana observa tudo. Neca coloca a mão sobre o ombro de isabel, sem qualquer segunda intenção, e Tó apressa-se a baixar o telemóvel. Ouvimos os gritos de Xana, a pensar que a chamada caiu, e Neca e Isabel olham na direção de Tó. Este desliga logo a chamada sob o olhar de estranheza dos dois.

Rita comenta com Simão o alcance que a camisola teve e diz que vai pedir a Isabel que lhe faça uma com uma manga mais comprida que a outra. A conversa é interrompida pela campainha. Simão vai à porta, mas não vê ninguém, apenas um envelope de Zé. Rita pergunta-lhe se não vai abrir e ele diz que não, vai diretamente para o lixo pois nada do que Zé possa dizer naquela carta lhe interessa.

Mia dá um abraço a Afonso e lamenta a situação de Matias. Conta-lhe que foi Constança quem escreveu a mensagem no espelho de Renata, mas que a parte que dizia “Nana” não foi ela. Afonso fica intrigado e Mia pede-lhe que vá com ela falar com Eugénio e tentar esclarecer este mistério. Afonso acede e pergunta se já falou com Mónica sobre Sara, Mia diz que sim e que Mónica vai tentar falar novamente com ela, o pior que pode acontecer é não conseguir e voltarem à estaca zero.

Helena, ainda transtornada com o que se passa com Matias, cometa com Paulo que está com pena de Rui e de Afonso. Paulo fica aborrecido por Rui vir, mais uma vez, à conversa. Helena não percebe qual é o seu problema com Rui pois ele também está sempre a falar com Mónica, e ainda por cima ela está em Zurique. Renata, que ia a entrar nesse momento, detém-se a ouvir a conversa e regista a informação.

Renata, bastante stressada, está no quarto e tenta ligar a Sara, que não atende. Renata deixa-lhe uma mensagem a pedir que lhe ligue, o mais rápido possível.