“Por Ti”: Resumo dos próximos episódios

“Por Ti”: Resumo dos próximos episódios

Episódio 182 (9 a 15 de janeiro)

Orlando desiste de ser Padre.

Renata paga a Dr. Paiva e agradece a sua lealdade.

Afonso termina com Alice e confessa que ainda gosta de Mia.

Mary faz uma massagem relaxante a Miguel, que está apenas com um robe, sem nada por baixo. Miguel fala de Orlando e do pouco que tem gostado das suas atitudes ultimamente. Mary diz-lhe que devia relaxar, que não devia levar a vida tão a sério e que, se calhar, até lhe fazia bem conhecer outras mulheres e fazer sexo sem compromisso. Miguel não recupera do choque quando tocam à campainha e aparece Isabel. Esta fica constrangida com a situação, mas Mary avisa logo que só está ali a fazer para fazer uma massagem a Miguel. A situação torna-se ainda mais constrangedora quando Mary lhe começa a propor que façam terapia ou que façam sexo de reconciliação. Isabel vai-se embora, envergonhado, dando como desculpa que deixou os bicos do fogão ligados.

Na capela, de semblante sereno, Orlando coloca o telemóvel a gravar e começa a falar para a população de Rio Meandro.

Bernardo falo sério com Constança, acha que devem arranjar forma de afastá-la de Rui, mas Constança desabafa que está convencida que o teste de gravidez pertence a Luísa. Eugénio chega para almoçar e pergunta-lhes se já resolveram o problema dos ratos na arrecadação. Bernardo diz-lhe que não eram ratos, eram duas velhorras. Eugénio fica confuso com a conversa mas conta que, quando lá esteve, sentiu uma energia pesada.

Renata foi ver de Matias, que lhe agradece a consulta, dizendo que gostou muito do Dr. Paiva. Renata tenta perceber se Matias disse a Afonso que tinha sido ela a marcar a consulta, mas perceber que Matias cumpriu com o combinado para evitar problemas com o neto e com o filho.

Mia e Mónica falam ao telefone e Mia conta à mãe que Nuno se entregou à guarda e que está a rever casos antigos para ver se o consegue ajudar, de alguma forma. Mónica conta que não conseguiu descobrir mais e que foi quase apanhada por Sara mas, como ela à noite tem um jantar, vai aproveitar para procurar mais pistas.

Nuno e Luísa estão sentados a rever os emails enviados e as SMS na esperança de encontrar alguma prova que implique o envolvimento de Renata nos esquemas em que Nuno participou, a seu mando.

No bar, Alice conta a Bernardo que esteve em casa de Mia e que não encontrou nada suspeito. Bernardo sugere verem a planta da casa para perceberem como era há 30 ou 40 anos atrás. Noutra ponta, vemos Tó e Armanda a conversar. Armanda fica curiosa quando recebe uma notificação acerca do novo episódio do podcast de Orlando.

No salão, Afonso conta à mãe e à avó como correu a consulta com Matias quando Helena se apressa a procurar informações sobre Dr. Paiva e lhe pergunta como é que chegaram até ele. Amélia recebe a notificação do podcast de Orlando e Afonso liga o telemóvel à coluna para ouvirem.

Orlando continua na capela, com o telemóvel a filmar, enquanto vai falando para os Meandrenses.

Isabel ouve o episódio, enquanto tricota a camisola para simão. Está ansiosa.

Miguel e os filhos ouvem atentos o discurso de Orlando e ficam boquiabertos quando o ouvem a dizer que vai deixar de ser padre. Miguel dá um pulo de alegria, vai poder voltar a celebrar a missa. Simão, sem paciência, sai dizendo que vai ter com Rita e Lara tenta falar com o pai e dizer-lhe que o jantar de anos do Simão é no dia seguinte, no bar. Miguel não ouve nada nem ninguém, está a rebentar de felicidade e serve-se de mais um copo.

Alice e Bernardo já estão na Junta e Tosso pergunta-lhes, intrigado, para que querem as plantas. Eles desculpam-se, mas Tosso manda-os falar com Rui, ou com a secretária, pois está cheio de trabalho e não ter tempo para tratar do assunto.

Renata vai ao consultório de Dr. Paiva e entrega-lhe um envelope com dinheiro. Dr. Paiva garante que se vai manter fiel ao combinado. Renata sai, vitoriosa.

Dulce aparece, em casa dos Guerreiro, com uma garrafa de vinho para brindar ao regresso de Rui à Junta. Rui já não contava que ela viesse e beija-a. Dulce não se retrai e deixa-se levar pelo beijo, apaixonada.

Constança entra em casa de Mia com sacos das compras e alguma roupa para Luísa. Quando fica com Nuno, comenta a questão do teste de gravidez positivo, mas Nuno garante que, caso Luísa estivesse grávida, nunca lhe esconderia a verdade.

No seu quarto, Alice analisa as plantas quando é interrompida por Afonso, que lhe diz que a conversa que têm de ter não pode ser adiada.

Mia recebe uma chamada de um número não identificado. Quando atende, perguntam por Mónica, mas desligam quando Mia diz que é a filha e que Mónica está de viagem. Ficamos na estranheza de Mia.

Na Suíça, Mónica queixa-se do trânsito a Sara, diz que nunca mais ia chegando a casa. Sara confronta-a, chama-a de Eva e pergunta-lhe o que está ali a fazer. No pânico de Mónica.

Mia está preocupada, tenta ligar a Mónica, mas a mãe não lhe atende o telemóvel.

Sara confronta Mónica, quer saber porque lhe mentiu e se veio atrás dela a mando de Renata. Mónica tenta explicar-se, mas Sara não acredita nela e expulsa-a de casa, sob a ameaça de chamar a polícia.

Afonso termina tudo com Alice, que se faz de forte para não quebrar. O jovem diz-lhe que percebeu, depois do acidente de Mia, que ainda gosta dela. Quando Afonso sai, Alice quebra num choro descontrolado.

Zé está sentado no sofá, deprimido, enquanto Tó faz de tudo para o animar e lhe diz que lhe vai dar uma mãozinha com Dulce. Zé agradece, mas sabe que não vale a pena, ela gosta de Rui, viu-os a darem um beijo. Neca diz-lhe que nunca se devia ter despedido e que o melhor a fazer era pedir a carta de demissão de volta.

Tosso vai até ao bar e pede a Dieter que fique a tomar conta da tasca enquanto ele vai ser operado às cataratas. Dieter está reticente, mas caba por aceitar. Lara está junto a Isabel e prepara-se para começar a encher os balões, enquanto comenta com a mãe que o irmão vai ficar mesmo muito surpreso. Isabel mal pode esperar por abraçar o filho, mas fica ansiosa quando percebe que nem ele nem Miguel sabem que ela ali está.