“Por Ti”: Resumo dos próximos episódios

“Por Ti”: Resumo dos próximos episódios

Episódio 181 (9 a 15 de janeiro)

Renata conta a Rui que é oficial que é filha de Matias.

Renata coage Dr. Paiva a atestar que Matias tem demência ou alzheimer.

Nuno vai ao turismo e confronta Renata.

Rui está de regresso à Junta.

Rui está na Junta, orgulhoso, a escrever o discurso que vai marcar o seu regresso. É interrompido por Renata, que lhe conta que é oficialmente filha de Matias. Rui fica incrédulo enquanto Renata lhe conta que foi Matias quem insistiu para que fossem à conservatória e que lhe disse que queria que ela tivesse os mesmos direitos que Rui. Rui apressa-se a interromper o discurso e avisa a irmã de que vai impugnar a decisão do pai mas Renata diz-lhe que não será fácil.

Mia está a pesquisar por casos antigos na tentativa de arranjar forma de ajudar Nuno, Afonso traz-lhe um café. De repente, batem à porta, e Afonso vai abrir. Qual não é o seu espanto quando vê que é Alice. Esta diz que trouxe uns pastéis para oferecer a Mia, por causa do acidente. Ficamos no ambiente constrangedor entre os três, enquanto comem os pastéis.

Em casa, Rui discute com Matias, não consegue perceber como o pai se deixa enganar por Renata. Matias esperava que, agora com o regresso à Junta, Rui estivesse mais calmo, mas Rui ferve só de pensar que o pai está a dar tudo a Renata, de mão beijada. Matias diz-lhe que já marcou uma consulta com um especialista, para avaliar as falhas de memória, e que também já pediu a Afonso que o leve.

Alice entra na cozinha, com a loiça suja, e começa a revistar tudo o que pode. Dá a volta aos armários e calca o chão ouvindo um barulho estranho. Afonso entra, nesse momento, e diz a Alice que têm de falar. Alice, mais uma vez, e sem lhe dar qualquer hipótese, sai antes que Afonso consiga proferir uma única palavra.

Eugénio abre a porta a Orlando, que está encharcado. Orlando explica que se atirou ao rio pois julgou ter visto a sereia. Eugénio aconselha o padre a reaproximar-se de Deus e a cuidar dois fiéis. Orlando cai em si, dá razão a Eugénio e diz que aquele comportamento tem de terminar.

Isabel está sentada no sofá, rodeada dos seus materiais do crochet, a tentar fazer a camisola para Simão pela que Neca lhe trouxe do turismo. Zé, sentado à mesa, tenta escrever uma carta ao filho, mas não se consegue concentrar, amarrota o papel e atira-o para o chão. Neca, vem de dentro, com o seu cesto de crochet e senta-se ao lado de Isabel. Esta repara na sua ansiedade e Neca diz-lhe que tem a certeza que Paulo não teve nada a ver com aquele beijo, Xana é que não olha a meios para atingir os fins.

Miguel anda preocupado com Orlando, diz que antes o padre era um homem ativo e preocupado com a comunidade, e que agora é o que se vê. Xana reclama, pois, Orlando tinha prometido fazer o jantar e nada. Quando Simão percebe que, afinal, ninguém vai cozinhar, decide ir ele fazer uns ovos.

Luísa chega, apressada, a casa de Mia, onde encontra Nuno. Nuno está irritado e mostra-lhe o vídeo do assalto, que Renata andou a espalhar nas redes sociais. Mia convida-os a ficarem em sua casa e diz-lhe que só têm de se manter unidos e atentos em relação a Renata e às suas jogadas.

Afonso acompanha o avô na consulta. Matias conta ao médico dos seus esquecimentos recentes e Afonso reforça que o avô descobriu que tinha uma filha e que isso veio trazer alguns conflitos no seio familiar. O médico decide que devem fazer mais exames.

Constança está aliviada por ver a filha e Nuno, que acabam de entrar no turismo, e diz a Nuno que já viu o vídeo que anda a circular na internet. Bernardo está confuso, não faz ideia do que a mulher está a falar. Constança diz que depois lhe explica enquanto Nuno se vai encaminhando em direção ao quarto de Renata.

Dr. Paiva diz a Afonso que o avô se saiu muito bem nos testes realizados na consulta e Afonso agrade-lhe que tenha marcado os exames com tanta rapidez. Quando fica sozinha, o médico liga a Renata e conta como correu a consulta.

Renata, no seu quarto, ouve o que Dr. Paiva tem para lhe dizer, mas avisa-o que, apesar do pai não ter qualquer doença ou problema cognitivo, vai ter de ter. O médico não entende bem a conversa, mas Renata é explicita, quer o pai com um diagnóstico de demência ou alzheimer, o mais rápido possível.

Rita fica surpresa quando Luísa entra no quarto. Rita pergunta à irmã se voltou por causa da gravidez mas Luísa, já exasperada com a conversa, diz-lhe que o teste não é seu e que tem mais com que se preocupar.

Renata termina a chamada com Dr. Paiva, quando Nuno lhe bate à porta. Renata fica espantada ao vê-lo, mas nuno apressa-se a passar a mensagem, está ai para a avisar que a guarda já sabe da sua implicação no assalto, sabe que os dois tiveram um caso amoroso e que, caso Renata esteja a pensar fazer mal a Luísa, para pensar duas vezes pois Nuno sabe de muita coisa que a pode comprometer. Renata fica abalada com a visita, mas não demonstra.

Helena vai ao encontro de Paulo, à loja, e pede-lhe desculpa por não ter atendido as suas chamadas, mas precisava de tempo para pensar. Helena tenta falar com Paulo sobre o que aconteceu em casa de Mia quando Paulo a interrompe e lhe conta sobre o beijo de Xana. Helena sai, chateada. Lara pede a Dieter para fazer o jantar de anos de Simão ali no restaurante e ele, a muito custo, acaba por aceder.

Xana vai tirar satisfações a Neca por não lhe ter ligado depois de ver Paulo a beijá-la. Neca ignora a conversa de Xana e diz-lhe que pode fazer o que quiser com a sua vida. Num ataque de ciúmes, Xana acaba por mentir a Isabel dizendo que Miguel tem perguntado por ela e que acha que a amiga devia tentar falar com ele novamente. Isabel fica cheia de esperanças a pensar que Xana lhe conta a verdade.

Dulce e Zé estão os dois na esquadra e a sargento estranha que Zé não esteja fardado. Zé apresenta-lhe a carta de demissão e diz que, a partir daquele momento, não trabalha mais ali. Dulce não percebe o que se está a passar, mas Zé explica-lhe que está disposto a reconquistá-la, que quer passar a vida a seu lado, e que se o que os impede é serem colegas, então que ele se demite, de bom grado. Dulce não quer esse peso nem essa responsabilidade, mas Zé beija-a e diz-lhe que agora está tudo nas suas mãos.

Mia liga a Afonso a contar que Nuno foi ter com Renata para a confrontar. Conta ainda que Luísa e Nuno vão ficar em sua casa e pergunta a Afonso se ainda lá passa, mas este diz que não pode pois tem de trabalhar. Afonso desliga e fica arrependido por ter dito a Mia que não ia ter com ela, Tó dá-lhe na cabeça e aconselha o amigo a não perder tempo com o que não interessa.

Nuno conta a Luísa que Renata o ameaçou, mas que ele se manteve firme e lhe disse que a guarda já está ao corrente de toda a situação. Bernardo está incrédulo com tudo o que se está a passar pois achava que a filha estava na Ásia, em viagem. Luísa pede aos pais que tenham cuidado com Renata.

Bernardo serve um café a Renta e diz-lhe que é uma pena que não tenha tido filhos para perceber que é um amor tão grande que se é capaz de tudo para os proteger. Renata avisa-o que a filha namora com um criminoso e pergunta a Bernardo se é mesmo esse o futuro que deseja para Luísa. Bernardo fica incomodado e pensativo.

Na tasca, diante dos moradores, Rui anuncia o seu regresso lendo o discurso que escreveu. Agradece a ajuda de Afonso e o apoio de Tosso e promete ter sempre em vista o bem-estar da população. Rui revela que, para comemorar, vão voltar a fazer o concurso do peixe. Todos brindam, felizes pelo seu regresso.