“Por Ti”: Resumo dos próximos episódios

“Por Ti”: Resumo dos próximos episódios

Episódio 204 (27 de fevereiro a 5 de março)

Sara dá entrevista a Mónica sobre Renata e o grupo Jones.

Mary está grávida.

Mónica e Mia recebem envelope com documentação sobre o grupo Jones.

Lara conta a Dieter que se envolveu com outro homem.

Em casa dos Guerreiro, Mia e Afonso falam com Sara e dizem-lhe que ela não precisa de seguir o plano, se não estiver confortável. Sara tem medo de ser, novamente, apanhada por Renata, mas Afonso e Mia acham que, apesar de ser arriscado, seguir a ideia de Paulo é a única forma de Sara se ver livre de Renata, de vez.

Amélia está a arrumar o salão enquanto conversa com Helena e Rui, que também ali estão. Helena diz que Sara, uma vez que é acionista do grupo Jones, poderá reverter algumas decisões de Renata, mas tem de recuperar a sua vida e a sua situações financeira primeiro. Amélia pergunta-lhes se acham que Sara conseguirá fazer isso a tempo de impedir a construção da barragem, mas os dois remetem-se ao silêncio. Rui, mudando de assunto, conta a Helena que vai viver com Dulce e que queria que ela soubesse por ele. Helena fica sentida, mas disfarça.

Xana está em casa, bastante atarefada, limpa os vidros e quer tirar os cortinados para os lavar. Neca, já farto daquela atitude, faz-se ouvir e diz que quer a Xana antiga de volta, que não aguenta mais esta versão de mulher perfeita. Xana agarra nele e empurra-o para o quarto.

Tó acaba de fechar o computador e diz a Armanda que está marcada a sessão na segurança social. Armanda queixa-se, não percebe porque é que a situação deles tem de ser tão complicada. Tó é carinhoso e pede-lhe que não perca a esperança pois vão conseguir ser pais.

Mary está no bar e pede a Dieter que carregue no álcool, diz-lhe que vai ser a sua despedida. Dieter pergunta-lhe se está grávida, mas ela diz que vai entrar em abstinência pois vai fazer uma série de exames de rotina. Mary pergunta-lhe se ele e Lara não pensam em ter filhos, mas Dieter diz que a mulher agora anda focada na faculdade.

No seu escritório, Rui olha, saudosista, para uma fotografia da sua família e pensar se terá tomado a decisão mais acertada em ir morar com Dulce.

Helena, por seu lado, ouve a mesma música que Rui estava a ouvir na cena anterior e fica pensativa.

Paulo vem de dentro e aproxima-se de Mónica, que olha concentrada para o seu tablet. Conseguimos ver um operador de câmara a passar para o pátio e alguns fios espalhados pela casa. Mónica desabafa com Paulo e diz-lhe que espera que o plano resulte e que não acabe por prejudicar, ainda mais, Sara. Paulo está confiante, ela é a pessoa indicada para ajudar Sara. Olham-se intensamente, Paulo tem vontade de beijar Mónica, mas esta afasta-se.

No quarto, Mia acaba de maquilhar Sara e pergunta-lhe se quer recapitular alguma coisa. Sara nega, com a cabeça.

Lara está em casa dos pais e coloca alguma roupa na máquina de lavar. De repente, ouve-se a porta da rua a abrir e a fechar.

Orlando e Isabel entram na sala, aos beijos. Lara fica em choque quando apanha a mãe e diz-lhe que tem uma grande lata pois andou a condená-la, por causa de Dieter, quando no fundo está a fazer o mesmo. Isabel admite à filha que está com Orlando e tenta justificar-se, mas Lara sai, não quer ouvir mais nada. Isabel olha séria para Orlando e diz-lhe que vão tem de admitir a sua relação, a toda a gente.

Mónica tranquiliza Sara, sob o olhar de Mia e de Afonso. A jornalista diz-lhe que a única coisa que tem de fazer é ser sincera e contar toda a verdade.

No seu escritório em Lisboa, Renata avisa a secretária que já tinha dito que não podia ser interrompida. A secretária diz-lhe que é por um motivo de força maior.

A entrevista entre Mónica e Sara decorre e esta faz acusações gravíssima a Renata expondo tudo o que a madrasta lhe fez, ao longo dos anos, bem como a forma retorcida com que conduz os seus negócios, com chantagens e pagamentos avultados. Ficamos no ar determinado de Sara em contar toda a verdade.

Numa esplanada, Peres repara que Sara está a dar uma entrevista e pede à empregada do café que aumente o volume. Sara diz ter provas que uma pessoa próxima do governo usou a sua conta para fazer chegar dinheiro a quem tem poder decisão.

Renata está atónita com as acusações de Sara.

A entrevista terminou e Sara está nervosa, sente-se insegura em relação à forma como falou e se comportou. Mia e Mónica acham que ela foi incrível e que agora só lhes resta esperar pelas reações. Afonso recebe uma chamada de um dos administradores do grupo Jones, a pedir para se encontrarem.

Na tasca, Tosso comenta a entrevista de Sara enquanto Rui e Helena elogiam a forma como Mónica conduziu a entrevista. A conversa torna-se constrangedora quando Rui fala de Paulo e Helena lhe diz que já não tem nada a ver com ele. Os dois trocam olhares, mas são interrompidos por Dulce, que observa a sua cumplicidade. Helena conta que está a pensar mudar-se para Vila dos Passos e Rui fica espantado com a decisão. Dulce nota o desconforto do namorado.

Miguel agradece a Orlando por lhe ter traduzido a carta para enviar ao Vaticano. De fundo, ouvimos a entrevista de Sara a passar na televisão e Orlando fica em choque com as acusações que esta faz a Renata. Miguel não dá importância à entrevista e agradece a Orlando por ter cuidado de Isabel e dos filhos quando Miguel partiu em missão. Orlando fica comprometido. Isabel chega, nesse momento, e pede a Miguel para falarem. Este não quer adiar mais o envio da carta para o Papa e sai para ir aos correios. Orlando quer esperar, mas Isabel está irredutível, têm de contar a verdade.

Peres está com Renata, estão os dois transtornados pela entrevista que Sara deu. Renata garante a Peres que vai resolver, mas ele diz-lhe que não vai esperar que a polícia lhe apareça em casa e sai, bastante enervado.

Em casa dos Amado, Mia, Afonso e Sara estão reunidos com o administrador do grupo Jones. Mia acha que ainda vai demorar algum tempo até Sara conseguir ocupar um lugar na empresa. O administrador diz-lhes que está do lado deles e que já falou com alguns colegas que também não gostaram nada de ouvir o que Sara tinha a dizer sobre Renata. Vão tenta derrubar Renata antes que ela caia e leve toda a gente consigo.

Renata está furiosa e fala ao telemóvel, muito exaltada, enquanto anda pelo seu gabinete desmentindo tudo o que Sara disse e afirmando que a enteada está a ser manipulada. Renata deixa um aviso, a tutela de Sara tem de continuar consigo, caso contrário pode ir tudo por água abaixo.

Peres coloca uma mala na bagageira do carro e um envelope no lugar do pendura e arranca, a toda a velocidade.

Mia está crente de que não vai demorar muito tempo até que o juiz ateste as capacidades de Sara. Afonso cala-a com um beijo e o clima de paixão aumenta, mas Mónica interrompe-os mostrando um envelope, que acabou de chegar, e diz a Mia para ler os documentos que estão lá dentro.

Eugénio entra em casa, com Zuzu, e ligar o rádio enquanto prepara um café. Ouve-se o locutor a falar sobre o escândalo que envolve o grupo Jones. Eugénio fica pensativo.

Mia analisa a documentação que estava dentro do envelope e percebe que se trata do processo da construção da barragem, juntamente com a escritura de uma casa. Mia desconfia que só pode ter sido Peres a deixar aquilo ali.

No salão, Amélia faz as unhas a Mary e conversam. Armanda chega com Tó, já atrasada pois a ida à segurança social demorou mais tempo que o previsto. Mary pergunta o que foram lá fazer, Tó e Armanda contam que estão a pensar adotar um bebé, que também já consideraram gestação de substituição, mas que não é fácil encontrar alguém disposto a fazê-lo. Tó olha fixamente para Mary, que fica atrapalhada e deixa escapar que ela não é uma solução pois está grávida. Instala-se o choque geral. Amélia pergunta quem é o pai, mas Mary esquiva-se à pergunta e sai. Armanda fica louca e começa a pensar que Tó poderá ser o pai do bebé de Mary.

Mia, Mónica e Afonso continuam à conversa enquanto. Mónica acha que deviam contar a Sara pois ela ia ficar satisfeita por ter mais um trunfo na maga, contra Renata. Mia liga a Peres e, quando este não atende, ela diz a Afonso que têm de ir rapidamente para Lisboa.

Lara vai ter com Dieter ao bar, já não há clientes. A jovem ganha coragem e conta ao marido que se envolveu com outro homem. Dieter olha-a, contendo a raiva, e pede-lhe que saia, pois, precisa de digerir o que acabou de ouvir.

Luísa desliga a chamada de Mia e descansa a amiga dizendo que Sara está bem, está com Rui e com Matias em casa. Luísa pergunta à irmã se gosta do vestido que está a pensar levar no dia seguinte, quando visitar Nuno na prisão. Rita interrompe a irmã pois recebe um email da Music School de Londres a dizer que não foi selecionada, mas que a escola lhe fez um pedido.

Rita vai ao encontro de Simão e diz-lhe que a escola de música pediu o contanto dele, estão interessados e vão ligar-lhe. Simão não quer acreditar, mas Rita diz-lhe, muito contrariada, que parece que foi ele a estrela do vídeo e não ela. Simão apercebe-se que Rita está triste, mas esta vai-se embora sem que ele consiga dizer alguma coisa.